como-fazer-gestão-financeira-reorganizando-as-contas-no-novo-cenario
como-fazer-gestão-financeira

Como fazer gestão financeira: reorganizando as contas no novo cenário contemporâneo

Saber como fazer gestão financeira é o princípio básico para toda loja se manter em pé, independentemente do contexto econômico vivido. Afinal, as boas práticas de acompanhamento são fundamentais para a sua loja ser ativa e lucrativa. 

Mas quando nos deparamos com crises, a necessidade de ter um olhar mais detalhado para a gestão financeira se multiplica. Dessa forma, é preciso traçar um plano para ter o menor impacto possível, encontrar caminhos alternativos e estar preparado para diversas possibilidades, inclusive as negativas. 

Empreender é desafiador, ainda mais nessas circunstâncias. Estamos nos deparando com um novo cenário no varejo e o momento de reorganizar as contas é agora, por isso preparamos um checklist de como fazer gestão financeira da melhor forma e garantir a saúde do seu negócio. 

A seguir você encontra uma lista de tarefas para ter um acompanhamento financeiro no dia a dia e em fases de crise. Verifique ponto a ponto, revise as contas e aproveite o momento para reavaliar o seu modelo de gestão. É sempre importante questionar, por exemplo, se os dados recolhidos estão fornecendo visões micro e macro, se os aspectos burocráticos estão em ordem, e se é possível otimizar recursos. Confira: 

Como fazer gestão financeira no dia a dia 

[ ] Montar uma planilha básica de entradas e saídas:

Estude o balanço financeiro da sua loja, encontre padrões e faça projeções. As planilhas são ótimas aliadas para manter a organização e também para preparar metas de faturamento.  

[ ] Separar gastos pessoais e empresariais 

Parece óbvio, mas a mistura entre pessoa física e jurídica é um dos pontos que mais gera problemas financeiros no varejo. Seja rigoroso com essa separação e evite irregularidades fiscais. 

[ ] Unificar as informações sobre o negócio em uma plataforma

Perder dados é sinônimo de dor de cabeça. Se em algum momento você documentou, é porque será importante mais para frente. Guarde de forma sistematizada todas as informações financeiras e burocráticas da sua loja.

[ ] Somar o estoque ao patrimônio 

Os produtos que você já adquiriu fazem parte do patrimônio do seu negócio, então não esqueça que a gestão financeira está diretamente ligada à gestão de estoque.  

[ ] Definir orçamento para todas as áreas

Marketing, vendas, pessoal, patrimonial. Cada uma das áreas do seu negócio possui potencial de crescimento, então defina verbas para trabalhá-las da melhor forma. Fazer essa distribuição evita que você invista muito em um único aspecto  e acabe deixando outro de lado. 

Como fazer gestão financeira em tempos de crise

[ ] Reavaliar o modelo de vendas

Esteja pronto para os movimentos do mercado e diversifique a sua presença através de canais digitais como marketplace, loja online, ou ainda venda via mídias sociais e whatsapp

[ ] Renegociar dívidas

E também recorrer aos fornecedores para avaliar a possibilidade de pagamentos parcelados ou até mesmo descontos. 

[ ] Prospectar recursos de investimento 

Com o devido planejamento e consciência financeira, momentos de retração de mercado podem ser gatilhos para investir e ocupar o espaço de concorrentes. É claro que essa movimentação deve ser estudada e calculada, para não trazer gastos maiores que retornos. 

[ ] Reduzir custos desnecessários

Do custo por transferências bancárias, ao uso de energia elétrica, repasse por todos os seus gastos e otimize onde for possível sem perder a qualidade e o compromisso com os seus clientes e colaboradores. 

Checklist completo? Agora que você sabe como fazer gestão financeira do seu negócio, explore a gestão de vendas e de pessoas para melhorar ainda mais o desempenho da sua loja. Conte com a Uatt? para desenvolver o seu negócio. 

Boas vendas e até breve!