O que é marketplace e como vender nesse canal?

Se você pensa que vender na internet só é possível em um e-commerce próprio, chegou a hora de descobrir o que é marketplace. O formato é o novo queridinho do momento e tem diversas vantagens. 

Embora  a gente esteja vivendo o aquecimento do mercado digital, vender online já deixou de ser um diferencial há algum tempo e hoje em dia é indispensável para quem quer se tornar referência no seu setor. Mas, para se destacar de verdade, você pode e deve ir além da loja virtual. E é nesse momento que o marketplace entra na jogada. 

Com o intuito de abrir as portas para esse novo universo dos negócios da internet, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre marketplace. Espia só: 

O que é marketplace?

Marketplace é uma proposta colaborativa que reúne diversos vendedores ou prestadores de serviços em um único ambiente digital, ou seja, um ecossistema que permite a oferta de produtos online a partir de uma plataforma já estruturada. 

Por analogia, imagine um shopping 100% digital. Esse centro comercial pode ser todo focado em um segmento único, ou ser diverso e aberto para diferentes produtos. 

Podemos citar Amazon, Americanas e Magazine Luiza para exemplificar. Temos certeza que você já ouviu falar, comprou ou até mesmo almejou vender em alguns desses players. Pois bem, é possível. 

Quais são os benefícios dos marketplaces?

Certamente você deve estar se perguntando o que faz do marketplace uma boa opção, então vamos direto ao ponto: 

  • Marketing e visibilidade: 

Vendendo os seus produtos em um renomado marketplace você ganha em publicidade, já que a própria plataforma possui investimentos de marketing e visibilidade nacional. 

  • Diversificação de público

Justamente essa visibilidade nacional é outro ótimo destaque dos marketplaces, afinal a verba de marketing é direcionada para todas as regiões, permitindo a ampliação do seu público. Uma loja de bairro que antes venderia apenas para a população local, por exemplo, pode passar a enviar produtos para o outro lado do país. 

  • SEO: 

Como os portais de marketplace possuem bom indexamento e trabalho impecável de SEO, da mesma forma o seu produto aparecerá com bom rankeamento para buscas, contribuindo para o aumento de acessos e, por consequência, das vendas. 

Como vender em marketplaces?

Para colocar tudo isso em prática e começar a vender em marketplaces, você deve primeiramente estudar as diferentes plataformas e encontrar a oportunidade ideal para o seu perfil. Com a decisão feita, siga o passo a passo: 

  • Providencie a documentação, analise as propostas e leia atentamente os contratos;
  • Faça o cadastro e integre os produtos inserindo imagens, boas descrições e condições vantajosas para os clientes;
  • Fique de olho na concorrência constantemente e faça melhorias nas suas ofertas;
  • Providencie um atendimento de excelência;

Entender o que é marketplace é, definitivamente, ir para outro patamar das vendas online, então aproveite mais esse formato para gerar oportunidades e aumentar a sua lucratividade. Para se preparar para o novo momento, continue acompanhando os conteúdos não apenas no blog Boas Vendas, mas também recebendo dicas diretamente em seu e-mail. Cadastre-se aqui

Até a próxima!