Gestão de pessoas: como motivar a equipe de vendas no novo contexto do varejo

As pessoas são o ativo mais importante de uma empresa, e saber como motivar a equipe de vendas é fundamental não somente para reduzir as taxas de turnover, mas também para tornar os colaboradores verdadeiros embaixadores da sua marca. O novo cenário no varejo reforçou ainda mais a necessidade de uma boa gestão de recursos humanos e é sobre isso que vamos conversar hoje. 

Liderar times é uma atividade complexa e que demanda conhecimento, sensibilidade e empatia, principalmente no momento que estamos vivendo. As transformações que estão ocorrendo na vida pessoal dos funcionários impactam diretamente no trabalho e por isso é válido buscar como motivar a equipe de vendas através de um olhar para as pessoas como um todo. Afinal, do home office com crianças em casa à solidão de quem vive sozinho, todos estão enfrentando desafios únicos. 

O contexto atual reflete um ponto de virada no varejo. Surgem novos modelos de venda, de relacionamento e até mesmo de pagamento, e precisamos nos adaptar. É provável que tudo isso gere insegurança e angústia nos colaboradores, então a sua empresa pode assumir um papel decisivo na manutenção do engajamento, já que a saúde do negócio está diretamente ligada a saúde dos funcionários. 

Confira na lista a seguir dicas de como motivar a equipe de vendas com atitudes práticas na rotina: 

Princípios básicos de como motivar a equipe de vendas 

1. Valorize seu time financeira e profissionalmente, mostrando que você está atento à sua evolução e dedicação. 

2. Crie uma cultura de feedbacks e dê retornos construtivos para todos, fortalecendo uma relação próxima e aberta. 

3. Faça ações de integração com toda a equipe de forma online, proporcionando momentos de descontração e leveza. Em tempos de crise, o amparo emocional é imprescindível! 

Como motivar a equipe de vendas que está trabalhando em casa

1. Permita um horário flexível e acorde com os colaboradores a forma que melhor se adequa à nova rotina de todos, principalmente daqueles que possuem filhos. 

2. Realize treinamentos para as ferramentas e plataformas que serão utilizadas e proporcione a alfabetização digital de toda a equipe. 

3. Estabeleça uma rotina de comunicação constante para que todos se sintam amparados. 

Como motivar a equipe de vendas que está retornando ao ponto de venda

1. Forneça EPIs como máscaras, face shields, álcool gel e, se necessário, luvas. 

2.Intensifique a rotina de higienização e sanitização do ambiente e comunique a ação como um cuidado necessário para a segurança.

3. Esteja presente o máximo de tempo possível, mostrando que você também está encarando o momento e dando apoio ao time.

Além de entender como motivar a equipe de vendas, não esqueça que todo o processo de gestão de pessoas deve ser transparente, refletindo a essência do seu negócio. Atinja melhores resultados a partir de uma gestão integrada, humanizada e verdadeira. 

Boas vendas e até logo!