Como organizar estoque: boas práticas de gestão para o varejo

A boa gestão da sua loja está diretamente ligada à gestão de armazenamento dos seus produtos. Saber como organizar estoque é uma grande vantagem para os varejistas, uma vez que é fundamental para reduzir desperdícios, para ter mais eficiência na reposição e para atingir maior nível de satisfação dos clientes. 

Se o novo momento que estamos vivendo impactou no seu fluxo de vendas, é importante considerar uma etapa de reorganização do seu estoque para a retomada. Uma boa análise dos itens de maior saída é imprescindível, por exemplo. 

Preparamos uma série de dicas de como organizar estoque para você reavaliar o seu fluxo de gestão e garantir um bom armazenamento de produtos. Confira:

Como organizar estoque a partir da estrutura e disposição

Primeiramente, comece planejando a disposição dos produtos no espaço que você tem disponível. Utilize o máximo de ocupação vertical possível, separe por regiões de produtos e marcas, coloque etiquetas detalhadas em todos os produtos e faça indicações para que os seus funcionários saibam o que tem em cada prateleira e corredor. 

Se você possui produtos perecíveis, não esqueça de posicionar os que vencem primeiro na frente. Dessa forma você evita perdas por simples falta de organização.

Como organizar estoque fazendo controle e contagem

Em segundo lugar, mantenha o controle em dia mesmo que o seu volume de produtos não seja alto. Quando você deixa o inventário apenas para o fim do ano, acaba acumulando tarefas e torna a função desgastante. Por outro lado, se você segmentar o acompanhamento por zonas e fazer mensalmente, o processo será mais simples e produtivo. 

Embora planilhas sejam funcionais, outra dica para o controle é usar aplicativos de gestão de estoque que permitam a inclusão dos seus colaboradores como usuários. Assim todos podem participar do processo de contagem.

Como organizar estoque com venda e reposição 

Por último, mas não menos importante, utilize a organização do estoque para movimentar as vendas. Faça promoções de itens que estão com muito volume há muito tempo, analise as melhores saídas e programe a encomenda das reposições. 

O ideal é que você assuma um modelo de reposição:

  • Reposição contínua: compra com maior frequência e estoque menor. Reduz necessidade de espaço de armazenagem. 
  • Reposição periódica: pedidos feitos em intervalos de tempo fixos e maiores. Facilita a negociação com fornecedores. 

Agora que a teoria de como organizar estoque já está entendida, é colocar a mão na massa. Não esqueça que para impulsionar a sua loja é preciso fazer um trabalho completo de gestão. Invista em divulgação, diferentes canais de venda e produtos de qualidade

Boas vendas e até breve!