Entenda o que é Markup e como usá-lo para precificar e aplicar descontos

Bem-vindos aos dilemas que assolam todo e qualquer comerciante: como vender mais sem baixar o preço? Como precificar os produtos? Como dar descontos sem prejudicar o caixa? Como usar os descontos a favor das vendas? Como manter a concorrência de mercado saudável? Relaxa! Respira! Pega um café e continua a leitura, porque hoje nós vamos te ensinar mais sobre o que é markup e como você pode trabalhar descontos em sua loja sem prejudicar o seu negócio. Vamos lá?! 

O que é markup

Sem mais delongas e direto ao ponto, vamos esclarecer o que é markup e simplificar a sua relação com o preço dos seus produtos. Markup nada mais é do que um índice, uma fórmula, usada para calcular quanto você deve cobrar pelo seu produto, baseado no valor de custo. Mas, vale lembrar que: embora seja eficiente para auxiliar na missão de precificar, o markup não deve ser o único jeito de definir o valor final da sua mercadoria. É preciso considerar, também, os valores de mercado e a condição de compra de seus clientes.

Como calcular o markup

A importância do método se deve a necessidade de um política de preços eficientes e sustentáveis, e por ser um método simples e funcional, o markup se tornou popular entre empresas e comércios, o que reafirma ainda mais sua eficiência. Agora, entenda como calcular:

Para chegarmos a fórmula do cálculo, considere os seguintes elementos:
– Utilizar a base percentual 100 para preço unitário total de venda
– Utilizar DV para despesas variáveis
– Utilizar DF para despesas fixas
– Utilizar LP para margem de lucro desejada

A partir daí temos a fórmula:
100/[100-(DV+DF+LP]

Ainda tem dúvidas de como aplicar? Tudo bem, é só clicar aqui para entender o passo a passo, com exemplo, de como utilizar a fórmula no seu dia a dia de maneira prática e ágil, e se ainda ficar com dúvida basta baixar a planilha para calcular. 

Atenção: Na hora de usar a fórmula para definir o valor do produto com desconto, sempre identifique os elementos onde é possível diminuir os custos, para manter uma boa margem de lucro. Por exemplo, desconto com fornecedores, vantagens em compras por atacado, condições de pagamento, etc. 

Relação de Compras vs. Venda

Depois de entender o que é markup e como aplicá-lo na hora de precificar seu produto, já deve ter ficado claro a importância de escolher bem os seus fornecedores, certo? Para definir o seu valor de venda, o valor de custo é um elemento decisivo, por isso separamos algumas dicas extras de como escolher bem os seus fornecedores. Confira! 

1. Variedade
Quanto mais opções de escolha, mais assertiva será sua decisão, considerando preço e público.

2. Preço e prazo
Dê preferência a fornecedores que ofereçam ofertas, preços acessíveis e prazos de pagamento que casem com seu modelo de negócio. 

3. Venda por atacado
Quanto mais você compra, menos você paga. 

4. Vantagens para fidelizados
A longo prazo essa é uma excelente opção. Fidelidade resulta em preços e condições especiais que podem ser repassadas para os seus clientes finais. 

Agora que você entendeu o que é markup e a importância de escolher bem onde comprar os produtos que irá revender, vem dar uma conferida em todas as vantagens que a Uatt? pode te oferecer como seu fornecedor. Focamos sempre em condições especiais que ajudem o seu negócio a alavancar vendas. Entre em contato e boas vendas!