Essa é uma pergunta bem comum para quem está iniciando no segmento: que serviços oferecer em sua loja de produtos naturais?
Então, este processo de conhecimento passa por algumas etapas e constantes pesquisas. Por isso, é importante você ficar sempre atento para blindar seu consumidor do constante assédio da concorrência, como farmácias, atacados e supermercados que já enxergam o segmento de produtos naturais e orgânicos como promissor.
Que serviços oferecer em sua loja de produtos naturais?
Antes de saber que serviços oferecer em sua loja de produtos naturais, você precisa conhecer seu público e seu produto!
Pois, somente a partir daí que você poderá saber o que oferecer em sua loja de produtos naturais.
Conheça seu público e seu produto
Como falamos acima, antes de saber que serviços oferecer em sua loja de produtos naturais, coloque-se no lugar do cliente. Desta forma, você vai conhecer as necessidades deles e os melhores alimentos para cada situação.
Em sua loja você vai receber pessoas procurando alimentos naturais e funcionais por diferentes motivos. Entre eles estão: emagrecer, realizar um tratamento ou prevenir doenças e melhorar o desempenho como atleta. Sabendo isso, você pode oferecer um kit de produtos específico, por exemplo.
Agora, vem conosco conhecer que serviços oferecer em sua loja de produtos naturais para fidelizar seus clientes!
Fidelize seu cliente oferecendo benefícios
A sua marca precisa ser a primeira que vem à mente do seu consumidor, quando este pensar em produtos naturais e orgânicos. Portanto, ao atingir esse estágio de atendimento, o consumidor não só ficará satisfeito e se sentirá valorizado, como também irá divulgar a sua marca para os seus amigos mais próximos.
Mas, como fidelizar os seus clientes? Diante de uma concorrência crescente, como atrair e reter o seu público? Os seus clientes recomendam o seu serviço e produtos? Acompanhe esse post e veja dicas fidelização de clientes que tem alavancado as vendas de vários estabelecimentos!
1. Parcerias
Que tal fazer parcerias com academias, escolas de yoga e pilates, nutricionistas, clínicas de estética e entre outros? Além disso, é importante para a divulgação da loja a participação em eventos ligados a bem estar, saúde e estética.
Sua loja também pode oferecer parceria com empresas próximas ao seu estabelecimento, concedendo descontos para funcionários, por exemplo.
2. Cartão fidelidade
É comum algumas lojas ficarem cheias em determinados dias da semana e vazias em outros. Quantos dos seus concorrentes oferecem serviços iguais ou parecidos com o seu? Então, está na hora de você se diferenciar e estimular o consumo em dias que as vendas precisam aumentar.
Já pensou em um cartão fidelidade?
Este formato é bem simples de aplicar: desde a primeira compra, o cliente que realiza seu cadastro começa a acumular pontos que são atualizados e contabilizados a cada nova compra. Desta forma, ao atingir um número x de pontos, ele pode trocar por produtos ou serviços da sua loja. O que achou da ideia? Temos muitas outras ainda!
3. Delivery
A mobilidade nas cidades brasileiras, sejam elas grandes ou médias, é cada vez mais complicada. Muitos carros, pouco estacionamento e ruas estreitas em municípios que crescem sem nenhum planejamento são fatores que deixam o trânsito bastante estressante.
E o que dizer do tempo das pessoas? A correria das jornadas de trabalho, o cansaço da rotina e tantas outras atividades e pronto: temos um diagnóstico para o crescimento de serviços de entrega de todos os tipos.
Sendo assim, mesmo que você tenha um pequeno comércio, é interessante avaliar se um delivery em sua loja de produtos naturais traria aumento de vendas ao seu negócio. Há vários segmentos que se beneficiam de um serviço de delivery, como: lancherias, restaurantes, mercados, pet shops e farmácias, principalmente se você agregar diferenciais a esse serviço.
Porém, o serviço de entrega em casa tem que facilitar a rotina do cliente em vez de complicar. Então, é importante criar mecanismos que permitam aos consumidores fazer as suas escolhas sem medo de levar para casa o produto errado ou algum que não atenda às suas necessidades. Disponibilize as fotos dos produtos no seu site e redes sociais e treine atendentes para orientar os clientes adequadamente.
Pense na possibilidade de entregar em horários diferenciados e em que os seus clientes possam receber o produto. Assim, eles não vão precisar dar uma fugidinha para receber a entrega.
Outra vantagem que o segmento pode ter dar são as entregas “ecologicamente corretas” com a opção de entrega de bike. Como seu público tem um estilo de vida saudável, esta opção vai ser bem recebida por ele e ainda sua loja terá uma economia com a frota ou terceirização do serviço.
4. Self service
Self service é uma expressão em inglês que significa “autosserviço”. Ou seja o próprio cliente pode se servir.
O self service é um sistema de atendimento, adotado principalmente em restaurantes, onde o cliente tem a possibilidade de servir o seu próprio prato, de acordo com as opções disponibilizadas pelo estabelecimento.
Mas ,como utilizar em sua loja de produtos naturais?
Com certeza você já entrou em uma loja e logo veio o vendedor todo sorridente (ou não) e fez aquela famosa pergunta “oi, posso ajudar?”. E você imediatamente replicou com “não, estou só dando uma olhada, obrigado!”.
Quantas vezes por dia essa situação é repetida em lojas no mundo todo? Muitas, com certeza.
Contudo, a solução para isso é bem simples e poupa o vendedor e o cliente: usar as cestinhas para indicar se o consumidor quer ajuda do vendedor ou não. E o melhor, o custo é baixíssimo!
E como funciona?
- Indique no local das cestinhas que ao escolher determinada cesta o cliente opta por ser atendido por um vendedor ou não.
- Coloque cestas verdes para o cliente que gostaria de ser atendido, e cestas azuis para o cliente que não quer ser atendido pelo vendedor, por exemplo.
- Coloque placas explicando como funciona e deixe seu cliente bem à vontade para transitar pela loja, deixando assim o seu vendedor disponível para aquele cliente que precisa de ajuda.
Bem simples, não é mesmo?
Então, veja mais dicas como essa no post boas ideias para o atendimento ao cliente.
5. Receitas ou marmitas fitness
Outra opção de serviços é disponibilizar receitas ou marmitas fitness na sua loja. No caso das receitas você pode utilizar suas redes sociais ou criar um blog com dicas de pratos e práticas saudáveis. Além disso, ter um blog e redes sociais ativas é uma das principais estratégias de marketing digital.
Já para marmitas, existem várias empresas deste segmento para fazer parcerias. Portanto, você pode firmar a parceria com algum restaurante ou nutricionista local, e, quem sabe até mesmo fazer suas próprias marmitas!
6. Condições de pagamento
Existem várias soluções no mercado, mas nem todas as maquininhas oferecem todas as bandeiras de cartão. Por isso, conhecer seu público-alvo e levantar quais bandeiras os seus clientes mais usam vai ser um fator importante para tomar a decisão. Então, verifique se a maquininha que você quer usar aceita estas bandeiras. Todas as maquininhas, sem exceção, aceitam Visa e Mastercard. Sendo assim, verifique se a maquininha atende bandeiras alternativas como Elo, Hiper, Sorocred, Banrisul, Alelo, cartões de vale-alimentação, cartões de benefícios e etc.
Veja neste post algumas alternativas à máquina de cartão para sua loja!
Já sabe que serviços oferecer em sua loja de produtos naturais? Então, é hora de fazer o planejamento do seu negócio e voar rumo ao sucesso. Boas Vendas!