O que vender e que serviços oferecer em sua papelaria?

Vender o ano todo é o sonho de todo o lojista de papelaria e de qualquer outro segmento. Por isso, saber exatamente o que vender e que serviços oferecer em sua papelaria será o diferencial para o sucesso do seu negócio.

O que vender e que serviços oferecer em sua papelaria?

Por muito tempo  o segmento de papelarias foi atrelado a um estabelecimento onde se vende papel, material escolar, acessórios de informática e artigos de escritório. Porém, os lojistas estão atentos às mudanças do comportamento do consumidor e às novas tendências, ampliando ainda mais suas possibilidades.

Apesar das sazonalidades de períodos específicos que são mais lucrativos para os donos de papelarias, como o volta às aulas, se você souber o que vender e que serviços oferecer na sua papelaria, e seguir as dicas que mostraremos aqui hoje, você não precisará se preocupar, pois terá uma bom retorno financeiro ao longo de todos os meses e períodos.

Há muito o que pensar ao se preparar para abrir uma papelaria. Começa desde a fachada da loja e seus componentes (vitrine, iluminação, prateleiras), que deve ser mudada várias vezes ao longo do ano, de acordo com as datas comemorativas, assim como em cada produto obrigatório e não obrigatórios que você pode oferecer em sua loja.

Então, para saber o que vender e que serviços oferecer em sua papelaria e como vender seus produtos, continue lendo!

Saiba o que vender em uma papelaria de acordo com a época do ano

Como já citamos anteriormente, o “pico de vendas” das papelarias está nos períodos de volta às aulas. Só que tem o que vender em uma papelaria em qualquer época. Porém, isto vai depender do seu mix de produtos!

1 – Período de volta às aulas

De dezembro a março, o ideal é que você aumente significativamente a quantidade de produtos de material escolar em estoque, assim como suas variedades.

Porém, é importante, sempre que esse período se aproximar, pesquisar as tendências e o que está em alta, pois os temas de material escolar variam muito de acordo com essas tendências, assim como a procura por eles.

Os principais itens para vender em uma papelaria no período de volta às aulas são: Cadernos, Agendas, Canetas, Canetas coloridas, Lápis, Borrachas, Lapiseiras e grafites, Apontador, Corretivo, Hidrocores, Lápis de cor, Estojos, Colas, Tesouras, Grampeadores, Grampos.

Mas, você pode oferecer os itens como Mochilas, Lancheiras, Squeezes e Marmitas, por exemplo. Muitas crianças e até mesmo os pais gostam de comprar tudo de um mesmo tema e no mesmo lugar, é bastante interessante que você os venda na loja.

O que vender e que serviços oferecer em sua papelaria

Não esqueça que a maioria das escolas exigem que os alunos comprem materiais específicos que serão usados durante o ano. Normalmente, o que se pede são: Cartolinas (de diversas cores), Folhas de isopor (de diversas espessuras), Emborrachados (de variados tamanhos e cores), Blocos de papel A4, Réguas e esquadros, Compassos, Copos descartáveis, Tinta guache, Pincéis.

Capriche na Vitrine

Vitrine volta Às aulas

Além de ser o principal evento de vendas de papelarias, neste período não temos datas sazonais para movimentar as vendas. Por isso, é muito importante dar uma bom destaque para sua vitrine de volta às aulas e atrair clientes para sua loja.

2 – Datas comemorativas importantes

Aposte em diferentes decorações e no mix de produtos da sua papelaria ao longo do ano, de acordo com grandes datas comemorativas. Sendo assim, o que vender e que serviços oferecer em sua papelaria também estão ligados a cada data comemorativa que você vai evidenciar em seu negócio.

Para que você já fique por dentro de quais períodos são esses, listamos algumas datas comemorativas importantes para o varejo:

Apostar na decoração da sua papelaria de acordo com cada um desses períodos. Assim como, procurar adquirir papéis de presente equivalentes ao público-alvo de cada uma delas, ajudará nas vendas da sua papelaria.

Outro período importante para sua papelaria vender muito é o de formaturas. Apostar em presentes criativos para formandos pode ser uma ótima estratégia para sua loja.

Serviços para oferecer em uma papelaria

Além de todos os produtos que você deve ter no seu mix, os serviços que sua papelaria pode oferecer também devem entrar em pauta. Existem alguns serviços básicos de papelaria que muitos clientes entrarão na sua loja procurando por eles:

  • Cópias – Esse é provavelmente o serviço mais procurado pelos clientes ao entrar em uma papelaria, então vale a pena investir em uma impressora com scanner (Xerox). Isso certamente influenciará muito no lucro da sua papelaria.
  • Impressão – Juntamente com a Xerox, cada vez mais as pessoas procuram as papelarias para imprimir documentos, textos e trabalhos. A vantagem é que normalmente a mesma máquina que realiza a xérox pode realizar a impressão. Mas é importante lembrar que você vai precisar investir em um computador para a sua loja!
  • Encadernação – Esse serviço normalmente vem junto com um dos anteriores: os clientes imprimem ou copiam, e pedem para encadernar. A verdade é que é crucial que você faça encadernação na sua papelaria.

E a lista de serviços não para por aí!

Ofereça em sua papelaria outros serviços como delivery, lista de presentes para festas, compras online (loja virtual e redes sociais) e etc.

Enfim, sua papelaria pode e deve apostar em um mix de produtos diversificado para vender bem o ano todo.

Já sabe o que vender e que serviços oferecer em sua papelaria? Continue acompanhando o blog Boas Vendas e fique por dentro das melhores dicas sobre o varejo!