Alternativas à máquina de cartão para sua loja

Quantas vendas você já perdeu por não ter uma máquina de cartão devido às taxas e aluguéis, e tampouco ter pensando em alternativas à máquina de cartão para facilitar a venda?

Então, se este é o seu problema, este post foi feito para você!

As alternativas à máquina de cartão

Os serviços de pagamento online vêm se tornando cada dia mais comuns. E isso não acontece apenas no mercado formal. Autônomos e profissionais liberais também sentem a necessidade de aderir a novos meios de cobrança. E você nem precisa ter cadastro de pessoa jurídica para contar com estes serviços, é possível operar como pessoa física.

Os pagamentos feitos com cartão já não precisam necessariamente das famosas máquinas. Ou seja, já podem ser feitos e recebidos por bancos digitais. Então, veja algumas alternativas à máquina de cartão:

1. Leitor de cartão para celular

Ele depende de um celular ou tablet e precisa de conexão à internet e um aplicativo para realizar a transmissão dos dados da operação.

Tem um custo menor que as máquinas convencionais e cabe no seu bolso. Contudo, depende da compatibilidade e só funciona em determinados celulares.

2. Ferramentas online

Existem algumas plataformas que permitem a criação de uma conta associada aos seus dados bancários. Por meio delas, é possível fazer pagamentos e recebimentos de forma prática e segura.

Um bom exemplo de serviços de pagamento online é o PagSeguro, que aceita cartões de crédito e débito, além de boletos e depósito em conta. Outra opção é o PayPal, que aceita somente cartões de algumas bandeiras, mas permite a realização de transações, até mesmo, internacionais.

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas como alternativas à máquina de cartão. E ainda, você pode acessá-las por meio de um computador ou smartphone.

3. Máquinas com chip

Atualmente, existem algumas alternativas às máquinas de cartão convencionais. Embora tenham a mesma aparência dos aparelhos que estamos acostumados a ver, sua conexão funciona por meio de wi-fi ou internet de dados. Isso é possível graças a um chip de uma operadora que é inserido no aparelho.

E a vantagem sobre as máquinas convencionais é que as taxas por transações serão cobradas somente se as mesmas forem efetivadas. Normalmente, aceitam a maior parte das bandeiras e não têm taxas mensais de aluguel. Existe um custo para adquirir o equipamento, mas geralmente pode ser parcelado.

4. Bitcoin

Bitcoin: Alternativas à máquina de cartão

Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar. Ou seja, você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro.

Com bitcoin é possível enviar e receber qualquer quantia de dinheiro no menor tempo possível, não importa onde você esteja. Não existem fronteiras, feriados ou limites. O bitcoin te permite fazer transferências e até remessas internacionais com rapidez, segurança e sem burocracia, além disso, você sempre terá pleno controle de seu dinheiro

Pagamentos realizados com bitcoin são processados com taxas extremamente mínimas, visto que as transações bitcoin são realizadas diretamente de pessoa para pessoa, não havendo necessidade de bancos ou intermediários.

Em média, uma transação entre dois usuários de bitcoin tem taxa menor a 0.01%, mas caso seja necessário usar um intermediário para realizar a conversão, a taxa pode chegar a cerca de 1.5%, diferente das moedas convencionais, que podem variar de 3% a 30% em um pagamento ou remessa internacional.

Apesar de ser relativamente nova (cerca de 10 anos), milhares de pessoas e lojas por todo o mundo já aceitam Bitcoins como forma de pagamento barata, rápida e segura.

Empresas que oferecem alternativas à máquina de cartão

Listamos algumas empresas que oferecem alternativas à máquina de cartão:

  • Pagseguro – Oferece maquininhas conectadas ao celular via bluetooth ou com chip de internet sem mensalidade. Permite também o envio de cobranças por e-mail e utilização em lojas virtuais.
  • Payleven – Oferece maquininhas conectadas ao celular via bluetooth sem mensalidade.
  • Pagpop – Oferece maquininhas conectadas ao celular ou tablet via bluetooth. Pode ou não ter mensalidade dependendo do plano. Permite passar vendas no crédito pelo computador (vendas digitadas).
  • Elavon – Oferece maquininhas tradicionais, semelhantes à da Cielo e Rede.
  • Bin – Oferece maquininhas tradicionais, semelhantes à da Cielo e Rede.
  • Stone – Oferece maquininhas tradicionais, semelhantes à da Cielo e Rede, mas também maquininhas conectadas ao celular via bluetooth. Permite também a utilização em lojas virtuais.

No caso de empresas que oferecem maquininhas sem mensalidade, você deve adquirir o equipamento e ele será seu. Note que nem todas as maquininhas oferecem impressão de recibos, e neste caso o recibo pode ser enviado por e-mail ou SMS.

Como escolher o serviço ideal?

Ao escolher a empresa que irá lhe fornecer a maquininha de cartões, leve em consideração o seguinte:

  • O custo mensal do equipamento;
  • O período de carência do contrato;
  • A taxa da venda;
  • A taxa de adiantamento de parcelas;
  • As bandeiras oferecidas.

Nem todas as maquininhas oferecem todas as bandeiras de cartão. Por isso, conhecer seu público-alvo e levantar quais bandeiras os seus clientes mais usam vai ser um fator importante para tomar a decisão. Então, verifique se a maquininha que você quer usar aceita estas bandeiras.Todas as maquininhas, sem exceção, aceitam Visa e Mastercard. Sendo assim, verifique se a maquininha atende bandeiras alternativas como Elo, Hiper, Sorocred, Banrisul, Alelo, cartões de vale-alimentação, cartões de benefícios e etc.

Achou este conteúdo útil? Então, temos muito mais conteúdo para sua loja arrasar nas vendas!