Como monitorar o impacto do marketing digital nas lojas físicas
Como monitorar o impacto do marketing digital nas lojas físicas

Como monitorar o impacto do marketing digital nas lojas físicas?

Quando um empreendedor pensa em aumentar sua base de clientes, fortalecer sua marca e aumentar as vendas, logo associa-se que para realizar todos esses objetivos o marketing digital é um dos caminhos. Afinal, o seu conjunto de ferramentas é uma importante estratégia para alcançá-los.

Além disso, para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações. Ou seja, o marketing digital possui os melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas e, é simples de medir.

Portanto, uma coisa é clara: mensurar os resultados obtidos online é, de certa forma, fácil. Afinal, todas as ferramentas dão um relatório preciso de cada investimento realizado. Mas, aí vem uma questão: como monitorar o impacto do marketing digital nas lojas físicas?

Vem com a gente que vamos mostrar! Então, bora!

Impacto do marketing digital nas lojas físicas

Quando você entra em uma loja e compra um produto, concluí um processo de conversão que começou muito antes. Pode até ter sido uma “compra por impulso”, mas provavelmente esta decisão teve alguns estímulos, que o motivaram a comprar um produto ou o deixaram mais propícios a aceitar um incentivo de uma vitrine atrativa, por exemplo.

Porém, é difícil saber quais ações de marketing digital realmente ajudaram nesta jornada de compra. Você investiu em uma campanha nas Redes Sociais, um anúncio do Google e uma série de outros canais, mas quais realmente contribuíram? Se a compra é fechada no próprio ambiente digital (e-commerce), fica um pouco mais fácil mensurá-la.

Já na loja física, a história é outra. Mas, como monitorar o impacto do marketing digital nas lojas físicas? Então, vamos aos fatos!

Da mensagem à captação da compra no ponto de venda

Isso já é possível quando se está lidando com os canais diretos de marketing digital das empresas com seus consumidores. Por exemplo, e-mail marketing, SMS e push notification em apps mobile.

Portanto, se está trabalhando com ações de comunicação com pessoas identificadas na base de clientes, pode-se identificar o impacto no digital em uma conversão na loja física. Para isso, basta estar interligado nessas duas pontas: do disparo da mensagem à captação da compra no ponto de venda.

Porém, não esqueça na hora de mensurar seus resultados que esta compra pode ter sido influenciada por outros elementos como preço, praça e produto. No entanto, se o cliente recebeu um email hoje de sua loja, abriu esta mensagem, foi até a loja física dois dias depois e fez uma compra, não há dúvida de que esta ação contribuiu de alguma forma para a compra, não é mesmo?

Mas, é muito importante aqui definir o período de tempo para este monitoramento, que é a janela de conversão. Ou seja, se o cliente, que abriu o email ou SMS, foi à loja 30 dias depois e fez uma compra, talvez aquela mensagem não tenha sido tão impactante a ponto de influenciar na compra.

E como saber qual foi o impacto do marketing digital nas lojas físicas?

impacto do marketing digital nas lojas físicas

Para que uma campanha de marketing seja bem sucedida é essencial que o online e o offline trabalhem juntos para alcançar resultados. Ou seja, sua vitrine, ambiente, atendimento, produto e serviço, têm que transformar o interesse gerado pelo marketing digital em venda.

Para saber como seu cliente chegou até a loja, é importante seguir alguns passos:

1. Pesquisa

Se a sua loja é um negócio local, com volume pequeno ou médio de clientes por dia, uma boa forma de começar a ter uma visão melhor dos resultados das suas campanhas é fazer uma simples pesquisa com os seus clientes. Defina um período para análise (de duas semanas a um mês) e pergunte como eles conheceram a sua loja. Registre e depois é só cruzar os dados obtidos com o orçamento investido para medir o seu custo de aquisição. É um método simples e talvez o menos preciso, mas se você ainda não faz esse tipo de análise pode ser um bom começo.

2. Extensões de Chamada

Como o nome já diz, essa extensão coloca o telefone da sua empresa do lado do seu anúncio. Com ela é possível medir o número de clientes que ligaram na sua loja através de um anúncio. Assim fica fácil ter um número de referência para saber quantas das pessoas impactadas de fato chegaram até você.

3. Cupons Promocionais

Faça campanhas com cupons de desconto exclusivos para as suas campanhas online. Terminada a ação é só registrar a quantidade de cupons utilizados e você terá um número bem confiável da quantidade de conversões da sua campanha.

4. Testes

Leve o mundo dos testes A/B para o seu negócio. Experimente ficar duas semanas sem anunciar online e compare o movimento nesse período com um outro equivalente em que você estava anunciando. Você conseguirá ter uma ideia do impacto que as suas campanhas representam no seu negócio. Faça o teste com diferentes mídias, com diferentes abordagens. Se você deseja obter bons resultados, é importante pensar a longo prazo e nos aprendizados que você vai obter com essa prática.

Talvez alguns sacrifícios serão necessários para a realização dos testes, mas no longo prazo o retorno valerá muito a pena. Afinal, se você estiver investindo o seu orçamento de marketing corretamente, seu negócio tem tudo para dar certo!

Então, agora que você sabe como monitorar o impacto do marketing digital nas lojas físicas, veja algumas dicas para melhorar a experiência do consumidor no seu ponto de venda!

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