Como usar tecnologia para sua loja vender mais - blog Boas Vendas

Como usar tecnologia para sua loja vender mais

Na era da informação, usar a tecnologia para sua loja vender mais é muito mais do que obrigação, é questão de sobrevivência.

Pois, além de facilitar a gestão do seu negócio e apresentar métricas mais assertivas sobre suas ações, otimizar a experiência do cliente é um dos principais motivos para utilizar a tecnologia para sua loja vender mais, independente do porte e segmento em que atua.

Principais ferramentas de tecnologia para sua loja vender mais

Resumindo: tecnologia é uma extensão do corpo humano que auxilia nas tarefas do cotidiano, diminuindo e otimizando os esforços.

Por isso, listamos neste post algumas ferramentas que são essenciais para a gestão do seu negócio e satisfação do seu cliente:

1. Inteligência artificial

Como usar tecnologia para sua loja vender mais

Muitas empresas esperam que seu sucesso futuro esteja ligado a inovações na inteligência artificial e na experiência do cliente. Ou seja,  isso significa uma relação de trabalho melhor entre máquinas e humanos.

Com a evolução dos aplicativos de inteligência artificial, já conseguimos visualizar as máquinas e os humanos trabalhando em conjunto.

Desta forma, todo mundo sai ganhando com a otimização do tempo e evitando aquelas horas de ligações indesejadas para centrais de atendimento.

Hoje estes serviços de inteligência artificial estão cada vez mais humanizados. Afinal, com uma série de perguntas e respostas para dúvidas frequentes, os bots conseguem resolver em apenas alguns minutos um problema que levaria horas de atendimento ao telefone.

Provavelmente você já vivenciou esta experiência em algum chat ou rede social de uma marca. Sendo assim, as redes sociais também são ferramentas importantes para o seu negócio.

2. Redes sociais

Como usar tecnologia para sua loja vender mais

Além de serem as ferramentas que seus clientes em potencial mais utilizam, há uma sinergia enorme entre Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.

Sem contar que ao unir o Facebook com o Instagram, Messenger e WhatsApp, você tem à sua disposição, as mais poderosas ferramentas de marketing para uma pequena empresa.

a) Facebook e Instagram

O Facebook e o Instagram são excelentes canais de comunicação direta com o seu público, e você pode ter retornos positivos nessa estratégia. Porém, o ideal é que você faça páginas corporativas, ou seja, diferentes das suas pessoais e exclusivas para a sua loja. Como as redes sociais são canais bastante visuais, tome cuidado com as fotos e o conteúdo que vai publicar. Afinal, ambos devem ser de boa qualidade, e, por isso, não é má ideia contar com um profissional de social media para lhe ajudar nessa tarefa.

Veja o conteúdo completo sobre Facebook e Instagram no guia rápido redes sociais para lojistas!

b) Whatsapp

O WhatsApp também é uma excelente forma de se aproximar dos seus clientes. Porém, se você optar por usar essa ferramenta, deve tomar alguns cuidados. Por exemplo, antes de mandar mensagens pelo aplicativo, é preciso verificar se o cliente em questão aceitou receber ofertas por esse canal no momento em que fez o cadastro na sua loja, e quais as preferências de compra dele. Afinal, se você não fizer essa segmentação de perfis, vai acabar enviando mensagens de produtos que não lhe interessam, e você pode acabar passando uma imagem negativa para o cliente.

Um exemplo do uso do whatsapp para vender mais são as lojas de roupas utilizando grupos para divulgar novas coleções.

3. Google Ads

Como usar tecnologia para sua loja vender mais

Através dela, anúncios são exibidos para o público como links patrocinados quando alguém realiza uma busca em computadores ou smartphones.

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques (CPC)

É uma estratégia incrível e muito  utilizada pelas grandes marcas do varejo. Afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio relevante e que “entregue” o que as pessoas estão buscando, no momento exato em que elas estão pesquisando por algum produto ou serviço.

Mas, não se engane achando que este recurso é apenas para grandes marcas! Se você já assistiu ao filme Estagiários (do Google) deve ter notado que a principal estratégia do Google Ads é fazer com que as pequenas marcas tenham visibilidade na internet e ajudá-las a vender mais.

4. CRM – Customer Relationship Management

CRM – Customer Relationship Management, um termo em inglês que significa Gerenciador de Relacionamento com o Cliente, em livre tradução. Ou seja, é uma ferramenta muito utilizada para as gestões de vendas, relacionamento e fidelização, através do cadastro de clientes.

Quando usado como uma das estratégias de vendas da sua loja, seja ela virtual ou física, o CRM ajuda não só a  vender mais, como a gerenciar as rotinas da sua equipe comercial. Portanto, essa é uma das principais maneiras de focar sua atenção nos desejos e necessidades do consumidor, e não somente na saída de produtos.

Existem muitos CRM´s gratuítos para pequenas empresas para que você não precise recorrer a planilhas de Excel. Portanto, pesquise um pouco sobre estas ferramentas e comece a organizar o processo comercial de sua loja.

Saiba um pouco mais no post como o cadastro de clientes pode aumentar suas vendas.

5. ERP – Enterprise Resource Planning

O Sistema Integrado de Gestão ou ERP ( Enterprise Resource Planning ) é um software que melhora a gestão das empresas. Com ele você automatiza os processos e integra as atividades de Vendas e Finanças. Além disso, também pode automatizar a Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística.

O ERP cria uma base de dados operacional e gerencial confiável. Com isso, facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

Então, como escolher o melhor ERP?

O processo de implementação de um ERP passa por uma revisão dos processos. Isto porque, precisa-se identificar as necessidades da empresa e a compatibilidade com o software selecionado. Porém, é importante buscar um software que atenda as suas prioridades no ritmo do seu negócio.

Então, agora que você sabe porquê e como usar tecnologia para sua loja vender mais, é hora de agir! Enfim, busque informações sobre os principais sistemas para gerenciar sua loja. Existem muitos sistemas gratuitos para pequenos negócios, ou, com planos bem baratinhos. Portanto, é só pesquisar bem e escolher o que mais se adequar a sua realidade.

Continue acompanhando nossas dicas e veja sua loja vendendo mais em 2019!