Fachada de loja atrativa: 7 passos para causar amor à primeira vista!

Para causar “amor à primeira vista” é preciso ter uma fachada de loja atrativa. Concorda?

Aquela primeira olhada é que vai atrair o seu cliente e será o primeiro vínculo criado entre os clientes e seus produtos. Então “mãos a massa”, observe seu estabelecimento e veja os pontos que merecem mudanças.

Como fazer uma Fachada de loja atrativa

Para começar a planejar a sua fachada de loja, é importante você avaliar alguns aspectos. Por isso, listamos neste post, 7 passos para você arrasar na sua fachada!

1. Crie as personas do seu negócio

Este é o primeiro passo para traçar as estratégias de comunicação com seus clientes potenciais. Portanto, antes de definir o visual da sua fachada é importante você entender as diferentes personas.  Isto é, os perfis de consumidores mais comuns, que frequentam e passam pela sua loja. E, assim, identificar quem você deseja atingir com a disposição, as cores e o design da fachada de sua loja.

De forma resumida, persona é um perfil, cheio de informações, sobre as pessoas que consomem seus produtos. Você pode levantar os dados dos seus clientes através de pesquisas de satisfação e conversas informais. Ou, também, pelas Redes Sociais e até mesmo o seu cadastro de clientes. Desta forma, é possível  saber como atingir de forma amigável o universo do cliente e entender melhor quais são os seus desejos e sonhos de consumo.

2. Pesquise referências

A pesquisa faz parte do processo de preparação. Por isso, observe o que os outras lojas da região já fazem, ou, busque na internet algumas referências. É importante analisar o que o mercado está fazendo antes de montar a própria fachada.

Além disso, a pesquisa nos locais servirá também como uma forma de benchmark. Ou seja, você retira ideias da concorrência que podem ser adotadas a seu estabelecimento e alinhar as estratégias para se diferenciar.

3. Busque ajuda de um profissional especializado

Esta é a melhor maneira de evitar os principais erros de composição na fachada. Pois, exageros de informação visual, uso de cores que não combinam e até fontes tipográficas que não ajudam na leitura são erros comuns cometidos por quem não está familiarizado com o assunto.

Portanto, procure um profissional que entenda de layout de lojas e identidade visual. Converse com ele sobre seus objetivos e desejos como proprietário de uma loja. Assim, o profissional vai conseguir te auxiliar a montar a melhor fachada para seu estilo de negócio.

4. Qual a identidade visual da sua loja?

Aqui, voltamos a olhar para as personas. Que tendências elas seguem? O que faria elas entrarem na sua loja?

Escolha a que mais tem relação com sua proposta de negócio e público-alvo e explore todas as alternativas dentro dela. Porém, se você deixou a fachada da loja para ser montada no final, atente se ela está em sintonia com o design interno de sua loja.

5. A vitrine também faz parte da fachada de loja

Lembre-se que a fachada da sua loja não se resume a apenas a uma placa com o nome do negócio. Afinal, a fachada é a composição de todos os elementos de primeiro contato do lado externo da loja.

E a vitrine é parte fundamental da sua fachada de loja. Portanto, leve em conta a quantidade de informações visuais que você coloca na vitrine e se todos os itens conversam com a identidade visual.

Atrair seu público-alvo para dentro da loja começa a partir da exposição dos seus produtos. Ou seja, uma vitrine e prateleiras organizadas vai facilitar e muito nesse primeiro e importante passo para conquistar o cliente. Além disso, para 60% dos consumidores brasileiros, a boa disposição dos produtos é o fator mais importante em uma loja.

Então, para ajudá-lo a fazer a exposição de forma correta, criamos o infográfico venda mais com técnicas de exposição.

6. Iluminação

Uma fachada bonita precisa ser vista. Com isso a iluminação ganha maior importância por reforçar a imagem e a presença da marca, além disso, deixar a fachada e as vitrines iluminadas à noite pode ser uma boa estratégia.

Portanto, a iluminação não deve causar reflexos nas vitrines, deve iluminar as paredes e contornos do prédio e contrastar com a iluminação pública.

Assim como é importante você mudar com frequência os produtos expostos na vitrine, ter cuidado com a manutenção das lâmpadas queimadas faz todo diferença para continuar atraindo olhares.

7. Crie um ambiente dinâmico

Não é porque você montou a fachada da loja que, necessariamente, ela deve se manter intocável. Em meio a tanta opção de consumo, lembre-se que seu objetivo como negócio é cativar o cliente já no primeiro olhar. Portanto, deixar a vitrine sempre igual diminui a chance de chamar a atenção de quem passa com frequência em frente a sua loja.

Aproveite as datas sazonais como Dia dos Pais e das Crianças para fazer vitrines temáticas e chamar a atenção para produtos específicos. Fora das datas comemorativas escolha temas que chamem a atenção e mais clientes para a sua loja.

A Uatt? desenvolve várias temáticas para te ajudar nessa parte, entre elas as linhas Happy Hour, loucos por futebol, Viagem, todas elas com uma identidade visual própria.

Falando em dia dos Pais: já organizou sua loja para vender muito nesta que é uma das principais datas do comércio?

Está aí uma grande oportunidade para iniciar uma parceria de sucesso com a Uatt?! Faça seu cadastro clicando aqui e receba todos os benefícios de trabalhar com a marca líder do segmento de presentes criativos!

Lembre-se

Ser criativo é diferente de exagerar em cores e informações visuais na  sua fachada de loja. Por isso, é importante antes de tomar qualquer decisão efetiva fazer uma pesquisa e desenhar a fachada ideal para seu tipo de negócio.

Então, reúna informações e planeje-se. Afinal, sua fachada de loja é a primeira impressão do seu cliente sobre o estabelecimento. Portanto, execute-a com perfeição!

Projeto Uatt?+

Este projeto abrange um grupo seleto de parceiros, que recebem, além de benefícios comerciais, um projeto de excelência de exposição de PDV, desenvolvido através de um estudo da Uatt? acumulados em mais de 15 anos de atuação no segmento de presentes criativos!

O Projeto leva até a loja dos nossos clientes da marca Uatt?, presentes criativos com uma margem de lucro de até 60%, um modelo de exposição diferenciado e todas as técnicas e procedimentos do varejo, através de consultores especializados. Com esta proposta, a Uatt? desenvolve um espaço sinalizado e exclusivo dentro do seu ponto de venda.

O Projeto Uatt+ é um benefício para os lojista que já tem um tempo de casa e para quem ainda não é parceiro da Uatt?, é necessário iniciar como uma revenda multimarcas. Quer saber mais? Então, clique aqui.

Ainda não é um parceiro da Uatt?? Faça seu cadastro clicando aqui e receba todos os benefícios de trabalhar com a marca líder do segmento de presentes criativos!