Fachada de loja atrativa: 7 passos para causar amor à primeira vista!
Fachada de loja atrativa: 7 passos para causar amor à primeira vista!

Fachada de loja atrativa: 7 passos para causar amor à primeira vista!

Para causar “amor à primeira vista” é preciso ter uma fachada de loja atrativa. Concorda?

Aquela primeira olhada é que vai atrair o seu cliente e será o primeiro vínculo criado entre os clientes e seus produtos. Então “mãos a massa”, observe seu estabelecimento e veja os pontos que merecem mudanças.

Como fazer uma Fachada de loja atrativa

Para começar a planejar a sua fachada de loja, é importante você avaliar alguns aspectos. Por isso, listamos neste post, 7 passos para você arrasar na sua fachada!

1. Crie as personas do seu negócio

Este é o primeiro passo para traçar as estratégias de comunicação com seus clientes potenciais. Portanto, antes de definir o visual da sua fachada é importante você entender as diferentes personas.  Isto é, os perfis de consumidores mais comuns, que frequentam e passam pela sua loja. E, assim, identificar quem você deseja atingir com a disposição, as cores e o design da fachada de sua loja.

De forma resumida, persona é um perfil, cheio de informações, sobre as pessoas que consomem seus produtos. Você pode levantar os dados dos seus clientes através de pesquisas de satisfação e conversas informais. Ou, também, pelas Redes Sociais e até mesmo o seu cadastro de clientes. Desta forma, é possível  saber como atingir de forma amigável o universo do cliente e entender melhor quais são os seus desejos e sonhos de consumo.

2. Pesquise referências

A pesquisa faz parte do processo de preparação. Por isso, observe o que os outras lojas da região já fazem, ou, busque na internet algumas referências. É importante analisar o que o mercado está fazendo antes de montar a própria fachada.

Além disso, a pesquisa nos locais servirá também como uma forma de benchmark. Ou seja, você retira ideias da concorrência que podem ser adotadas a seu estabelecimento e alinhar as estratégias para se diferenciar.

3. Busque ajuda de um profissional especializado

Esta é a melhor maneira de evitar os principais erros de composição na fachada. Pois, exageros de informação visual, uso de cores que não combinam e até fontes tipográficas que não ajudam na leitura são erros comuns cometidos por quem não está familiarizado com o assunto.

Portanto, procure um profissional que entenda de layout de lojas e identidade visual. Converse com ele sobre seus objetivos e desejos como proprietário de uma loja. Assim, o profissional vai conseguir te auxiliar a montar a melhor fachada para seu estilo de negócio.

4. Qual a identidade visual da sua loja?

Aqui, voltamos a olhar para as personas. Que tendências elas seguem? O que faria elas entrarem na sua loja?

Escolha a que mais tem relação com sua proposta de negócio e público-alvo e explore todas as alternativas dentro dela. Porém, se você deixou a fachada da loja para ser montada no final, atente se ela está em sintonia com o design interno de sua loja.

5. A vitrine também faz parte da fachada de loja

Lembre-se que a fachada da sua loja não se resume a apenas a uma placa com o nome do negócio. Afinal, a fachada é a composição de todos os elementos de primeiro contato do lado externo da loja.

E a vitrine é parte fundamental da sua fachada de loja. Portanto, leve em conta a quantidade de informações visuais que você coloca na vitrine e se todos os itens conversam com a identidade visual.

Atrair seu público-alvo para dentro da loja começa a partir da exposição dos seus produtos. Ou seja, uma vitrine e prateleiras organizadas vai facilitar e muito nesse primeiro e importante passo para conquistar o cliente. Além disso, para 60% dos consumidores brasileiros, a boa disposição dos produtos é o fator mais importante em uma loja.

Então, para ajudá-lo a fazer a exposição de forma correta, criamos o infográfico venda mais com técnicas de exposição.

6. Iluminação

Uma fachada bonita precisa ser vista. Com isso a iluminação ganha maior importância por reforçar a imagem e a presença da marca, além disso, deixar a fachada e as vitrines iluminadas à noite pode ser uma boa estratégia.

Portanto, a iluminação não deve causar reflexos nas vitrines, deve iluminar as paredes e contornos do prédio e contrastar com a iluminação pública.

Assim como é importante você mudar com frequência os produtos expostos na vitrine, ter cuidado com a manutenção das lâmpadas queimadas faz todo diferença para continuar atraindo olhares.

7. Crie um ambiente dinâmico

Não é porque você montou a fachada da loja que, necessariamente, ela deve se manter intocável. Em meio a tanta opção de consumo, lembre-se que seu objetivo como negócio é cativar o cliente já no primeiro olhar. Portanto, deixar a vitrine sempre igual diminui a chance de chamar a atenção de quem passa com frequência em frente a sua loja.

Aproveite as datas sazonais como Dia dos Pais e das Crianças para fazer vitrines temáticas e chamar a atenção para produtos específicos. Fora das datas comemorativas escolha temas que chamem a atenção e mais clientes para a sua loja.

A Uatt? desenvolve várias temáticas para te ajudar nessa parte, entre elas as linhas Happy Hour, loucos por futebol, Viagem, todas elas com uma identidade visual própria.

Falando em dia dos Pais: já organizou sua loja para vender muito nesta que é uma das principais datas do comércio?

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Lembre-se

Ser criativo é diferente de exagerar em cores e informações visuais na  sua fachada de loja. Por isso, é importante antes de tomar qualquer decisão efetiva fazer uma pesquisa e desenhar a fachada ideal para seu tipo de negócio.

Então, reúna informações e planeje-se. Afinal, sua fachada de loja é a primeira impressão do seu cliente sobre o estabelecimento. Portanto, execute-a com perfeição!

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