A cada estação do ano vem uma nova coleção, e com ela aquela dúvida: como organizar uma loja de roupas na troca de coleção?
A troca de coleção é algo que impacta profundamente a rotina de uma loja de roupas, sejam elas femininas ou masculinas, infantis, surf wear, roupas casuais e etc. Isso acontece por que as exigências do consumidor e os principais tipos de peças comercializadas mudam de acordo com a estação.
Como organizar uma loja de roupas
Se você já lida diariamente com a rotina de uma loja de roupas, sabe que a desorganização não combina com a produtividade desejada. Por isso, nunca deve-se esquecer do planejamento! Afinal, sem ele não tem como organizar uma loja de roupas na troca de coleção!
Então, vamos lá….
1. Treinamento da equipe
Ao pensar na troca de coleção, treine antecipadamente a sua equipe de vendas. Esse período exige muito tempo de planejamento e execução, sendo um dos momentos mais atribulados do varejo. Portanto, nada de surpresas!
Com planejamento, você identifica os diferenciais deste ano e conta com o auxílio dos vendedores para traçar as melhores estratégias. Sem falar na possibilidade de capacitar a todos para que entendam quais serão as principais mudanças nesta troca de coleção.
Então, entre as principais, podemos citar:
- Organização de toda a loja, como vitrines, prateleiras e manequins;
- Cuidar do estoque e trabalhar com a separação de peças novas e as antigas.
Contudo, ainda outras funções do vendedor da sua loja. Veja aqui.
2. Mix de produtos
Conhecer o mix de produtos é fundamental para um bom vendedor. Aliados com técnicas de vendas eficazes, sua equipe vai arrasar nesta troca de coleção!
Porém, é importante que, ao decidir o mix de produtos e como organizar uma loja de roupas na troca de coleção, sua equipe esteja por dentro nos primeiros instantes.
Isso permite um planejamento mais assertivo, focado em um estudo do seu público-alvo e as peças que estão chamando a atenção do mercado. Consequentemente, sua vitrine e seu atendimento vão estar bem alinhados com a proposta da sua loja.
Portanto, sua loja também pode apostar em um mix de produtos diferenciado, com itens que complementam a venda. Você já entrou em uma loja de departamento de fast-fashion, e ao se dirigir ao caixa passou por diversas prateleiras com copos canudo, almofadas de pescoço, nécessaires e outros itens? Então, isto é uma estratégia que grandes lojas de moda e acessórios estão fazendo para vender mais e aumentar o ticket médio!
3. Faça uma separação dos produtos da troca de coleção com os antigos
Com a chegada dos novos produtos, já mantenha espaços dedicados exclusivamente para a divulgação deles. Então, não misture-os com as peças que já estavam nas prateleiras e araras, pois isso minimiza o encanto que o seu consumidor pode ter ao se deparar com as peças novas.
Essa exposição dos novos produtos, da troca de coleção, deve demonstrar sua diferenciação.
Portanto, faça uso das vitrines, modifique a disposição do ambiente e atraia o consumidor com a sua criatividade para criar um cenário tentador.
4. De olho na comunicação visual da loja
Decorar a loja de forma temática na troca de coleção é uma estratégia para atrair clientes e destacar peças específicas.
Mas, cuide para não criar um cenário tão rico em detalhes, que tiram o foco do cliente nas peças de roupa. Lembre-se que a composição deve ser harmônica, equilibrada entre as novidades e a demanda que faz o consumidor preferir a sua loja.
É interessante também você levar esta nova campanha para todos os seus canais, mas não esqueça de manter a unidade (mesmas cores e fontes) na sua comunicação. Em uma era digital, não há desculpas para não realizar uma boa divulgação. Então, basta ter criatividade e força de vontade para colocar suas ideias em prática e utilizar as redes sociais para vender mais.
Criando um evento no Facebook, por exemplo, você pode explicar toda a ação promocional e suas vantagens, e convidar todos os seus seguidores para conhecer a nova coleção. Compartilhar as postagens na fanpage oficial de sua loja também vai instigar seu público a conhecer seus novos produtos.
Já no Instagram você deve focar em um conteúdo visualmente atrativo, já que é uma rede social mais visual, publicando fotos das melhores peças e incentivando os seguidores a usarem sua hashtag para ajudarem a promover a loja. O stories também é uma ótima ferramenta para você destacar seus produto e fazer promoções.
5. Faça promoção com a coleção antiga
Tem como organizar uma loja de roupas na troca de coleção com algumas ações promocionais. Estas ações podem ajudar muito ao longo das trocas de coleção, com campanhas para que as peças não fiquem acumuladas no estoque.
Cupons de desconto e liquidações são estratégias para estimular o consumidor que estava esperando uma oportunidade para realizar suas compras.
A promoção funciona melhor para um período mais flexível, e podem seguir durante a troca de coleção.
Já na queima de estoque é preciso promover uma boa queda nos valores de todos os produtos da loja, para liquidar o estoque.
Além de liquidar as peças que estão em estoque, a medida ajuda o consumidor a ficar por dentro das novidades.
Para isso, basta pensar numa comunicação visual que destaque o que virá, usando os canais de comunicação da empresa.
Assim, você aponta um caminho pra clientela ficar de olho nas promoções de coleções passadas e nas novidades da loja.
Saiba mais no post Como Fazer Promoções Eficientes em uma Loja de Roupas.
6. Ofereça serviços complementares
Muito se fala que hoje o varejo não vende mais produtos e sim, serviços! Portanto, tudo começa pelo bom atendimento.
Sendo assim, existem algumas opções de serviços bem simples e práticas para aplicar em sua loja:
- Delivery;
- Cartão fidelidade;
- Degustação dos produtos;
- Eventos;
- E muito mais.
Enfim, a troca de coleção é um período importantíssimo para aumentar suas vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos. E nunca esqueça: o cliente em primeiro lugar!
Boas Vendas!