Estratégias de marketing para vender mais

Que marketing e vendas andam lado a lado não é nenhuma novidade. Porém, para que essa união dê certo é preciso traçar algumas estratégias de marketing para chegar ao objetivo final que é: vender mais!

Então, se você está lendo este post, é por que ele faz parte das estratégias de marketing do blog Boas Vendas e percebemos que este conteúdo faz sentido para os nossos leitores.

Pode parecer um pouco confuso no começo, mas vamos explicar direitinho como traçar suas estratégias de marketing para vender mais.

Vem com a gente!

Estratégias de marketing

Traçar suas estratégias de marketing requer planejamento e para isso você tem que ter seus objetivos bem claros.

Portanto, suas ações começam com a atração do seu público com bons anúncios e postagens nas redes sociais, e nunca esqueça de uma vitrine arrasadora!

Desperte o interesse e o desejo do consumidor com um layout eficiente e produtos bem selecionados.

E não se esqueça de fazer uma chamada para ação com benefícios para o cliente!

Então, vamos para as dicas de ações para suas estratégias de marketing:

Cross Selling

Você já foi ao mercado ou a alguma loja comprar um produto específico, mas levou para casa mais 1 ou 2 itens complementares?

Se isso já aconteceu antes, significa que você participou de uma ação de cross selling.

Por exemplo: Uma cliente entra numa loja de perfumaria para comprar um kit de maquiagem e a vendedora mostra os produtos de melhor qualidade, e antes de direcionar para o caixa, ela sugere uma linda nécessaire por mais R$20,00 para a cliente guardar o kit.

Na fila do caixa, a cliente vê um chaveiro-pompom que ela acha maravilhoso e também adiciona o produto na compra.

Você deve ter entendido a ideia, né?

Cross selling é a técnica de fazer uma oferta de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar para aumentar o faturamento da loja.

Upselling

Como o próprio nome sugere, a estratégia de Upselling procura “elevar” a venda, levando-o para outro patamar de preço e produto.

Em outras palavras, é oferecer um desconto para o cliente trocar o produto de preço mais baixo, que já foi adicionado à compra, por outro de valor mais alto.

Porém, para fazer boas “conexões” é importante entender o comportamento do consumidor em sua loja, identificando os produtos mais pesquisados e os mais comprados, estabelecendo suas similaridades.

Essa é a chance para incentivar as substituições e vender os de maior retorno financeiro.

Scarcity

Quem nunca comprou impulsivamente ao saber que o produto estava se esgotando na loja ou que a promoção duraria pouco tempo?

Esse é o efeito da técnica Scarcity (ou escassez). Combinada com o senso de urgência, ela pode trazer resultados incríveis para as vendas da sua loja.

Ou seja, a ideia é acelerar a tomada de decisão do consumidor, incentivando-o a comprar o mais rápido possível para não perder uma grande oferta.

Você pode fazer isso definindo prazos para as suas promoções, por exemplo, ou informando quando os produtos estiverem com pouco estoque.

Strip

O strip facilita a exposição e fixação dos produtos e é mais uma estratégia de merchandising para ajudar sua loja a vender mais.

A peça funciona atraindo os clientes para a venda de um determinado produto na gôndola ou próximo ao caixa do estabelecimento.

Strip é ótimo para impulsionar suas vendas e aproveitar todos os espaços no ponto de venda (PDV), foi desenvolvida como material para facilitar a exposição de diversos produtos com maior facilidade e em pontos estratégicos das lojas.

Portanto, categorizar os produtos é uma estratégia incrível para aumentar o seu ticket médio!

Pense sempre nos produtos que se complementam, agrupando segmentos ou linhas.

Desta forma, o cliente que compra uma nécessaire, pode acabar levando um chaveiro para incrementá-la.

Então, posicione produtos próximos uns aos outros e crie composições.

Strip é uma estratégia de marketing para sua loja vender mais

Ofereça brindes

Se você tiver outros produtos na loja, pode oferecê-los como brinde também. Por exemplo, nas compras acima de R$100 em produtos, ganhe um brinde.

É uma maneira de estimular as pessoas a comprarem mais produtos de uma vez só e ainda ganharem um presente!

Lista de presentes

Aniversário se faz o ano todo. Por isso, esta estratégia é garantia de vendas nos meses sem datas comemorativas importantes.

A ideia é o aniversariante visitar a loja e escolher os presentes que deseja ganhar e a quantidade de cada um deles, o que evita itens indesejados e até mesmo repetidos.

O aniversariante vai divulgar entre seus amigos pelas redes sociais e de outras formas que preferir.

Além disso, o lojista também divulga a ação nas redes dos seus negócios. Tudo isso garante um fluxo de vendas para a ocasião.

Veja mais detalhes no post Lista de presentes: sua loja vendendo mais.

Otimize a experiência do cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando se sentirem exclusivos e diferenciados.

Por isso, fazer ações que tornem a visita do consumidor em sua loja uma experiência prazerosa não é mais nem um diferencial, e sim uma obrigação!

Que tal apostar em pipoqueiras? Além de fazer pipoca para expor nas almofadas de pipoca e deixar o PDV mais atraente, você pode receber seus clientes com saquinhos de pipoca e fazê-los ter uma experiência incrível na sua loja.

Além disso tudo, seu PDV vai ficar com cheirinho de pipoca no ar!

Veja como usar a pipoqueira para vender mais:

1 – Fazer pipoca na loja e deixar um cheirinho bem gostoso!

2 – Ofereça como cortesia, quem resiste a uma pipoca quentinha?

3 – Exponha a almofada de pipoca com a guloseima e faça o cliente se apaixonar ainda mais pelo produto!

Ação com a pipoqueira

Além de ações com a pipoqueira, você pode fazer várias outras, como: fondue, deixar joguinhos montados para os clientes brincarem, etc..

Ações de Vendas para promover em sua loja no Natal

Transforme sua loja em um ambiente instagramável

Ter um ambiente instagramável, ou seja, um local que possa proporcionar boas imagens para o Instagram.

Ou seja, com design impecável, ousado, bem iluminado e com cores pensadas para que a foto fique perfeita, faz toda diferença para o sucesso da sua loja. 

Confira o post Como tornar sua loja instagramável? e veja algumas dicas.

E já que estamos falando de redes sociais…

Marketing Digital

O marketing digital é a menina dos olhos dos empreendedores.

E não somente por ser mais barato que o “marketing tradicional”, mas por ser mais fácil mensurar e acertar nas campanhas.

Podemos denominar o marketing digital como o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Independente do tamanho do seu negócio, o marketing digital se encaixa no seu orçamento. 

Porém, o ideal é você contar com uma pessoa especialista na área ou terceirizar o serviço com uma agência.

Mas, para você que está iniciando no meio digital, preparamos o guia redes sociais para lojistas. Este material vai dar uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais.