Como vender mais fora de datas sazonais - Boas Vendas
Como vender mais fora de datas sazonais

Como vender mais fora de datas sazonais

Estamos entrando em Setembro e muitos empreendedores ficam reféns da sazonalidade do varejo e buscam soluções para vender mais em períodos sem datas comemorativas importantes.

A sazonalidade refere-se às vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, de acordo com datas comemorativas atreladas ao ato de presentear. Ou seja, há meses em que um produto ou serviço tem mais vendas e também há períodos em que elas são menores.

Portanto, é importante que você possa identificar a sazonalidade das suas vendas. Isso fará com que seja mais fácil aproveitar as oportunidades nos melhores meses durante o ano e se organizar para enfrentar os piores. E não há como negar o fato de que os períodos que antecedem as datas comemorativas têm grande representação no varejo, e muitas vezes são um fator determinante no que se refere à lucratividade da loja.

Durante o ano todo, a Uatt? prepara coleções especiais para o varejista melhorar o mix de produtos. O momento gatinha é uma temática tendência no mercado, e com sua vitrine rosa e chamativa, que propomos que seja aplicada a partir de 13 de Outubro, atende a todas as faixas etárias femininas.

Veja ações para vender mais fora de datas sazonais

Manter um faturamento constante o ano todo é um desafio que requer planejamento. Portanto, os meses sem datas comemorativas são a oportunidade perfeita para trazer novos clientes e mostrar que sua loja está sempre com novidades. Então, confira algumas dicas para vender mais fora de datas sazonais:

Escolha um tema para trabalhar a venda na sua loja

Definir um tema chama a atenção do cliente e coloca a sua loja em evidência. Por exemplo, o período após o dia das crianças e a Black Friday não tem nenhuma data comemorativa. Então, o que acha de um destaque para o outubro rosa? Com o momento gatinha você terá uma temática tendência no mercado que vai chamar atenção no mês do outubro rosa, com sua vitrine rosa e chamativa.

Decore a loja com a temática escolhida

Prepare um ambiente específico para a linha de produtos, com um ar feminino, no ponto focal da sua loja. Lembrando que os pontos focais são as principais áreas da sua loja para a exposição de produtos. Portanto, devem ser pensados de maneira estratégica, onde os itens com maior margem de lucro, por exemplo, devem ser expostos. Isso atrairá a atenção dos clientes para aquele local despertando a compra por impulso.

 

Saiba mais sobre organização da loja com o nosso guia de visual merchandising.

Prepare a equipe de vendas

Dar destaque para uma linha de produtos, independente da data comemorativa, começa com o treinamento da equipe de vendas.Portanto, saber as características de todos os produtos, como funcionam, para que servem, além dos valores e políticas de venda da sua loja são fundamentais.

Portanto, lembre sua equipe de receber o cliente na porta, ser sempre simpático e ajudá-lo a achar o que procura.

Lista de presentes

Aniversário se faz o ano todo. Por isso, esta estratégia é garantia de vendas nos meses sem datas comemorativas importantes.

A ideia é o aniversariante visitar a loja e escolher os presentes que deseja ganhar e a quantidade de cada um deles, o que evita itens indesejados e até mesmo repetidos, e divulgar entre seus amigos pelas redes sociais e de outras formas que preferir. Além disso, o lojista também divulga a ação nas redes dos seus negócios. Tudo isso garante um fluxo de vendas para a ocasião.

Veja mais detalhes no post Lista de presentes: sua loja vendendo mais.

Cross Selling

Você já foi ao mercado ou a alguma loja comprar um produto específico, mas levou para casa mais 1 ou 2 itens complementares? Se isso já aconteceu antes, significa que você participou de uma ação de cross selling.

Por exemplo,  uma cliente entra numa loja de perfumaria para comprar um kit de maquiagem e a vendedora mostra os produtos de melhor qualidade, e antes de direcionar para o caixa ela sugere uma linda nécessaire por mais R$20,00 para ela guardar o kit.

Na fila do caixa, a cliente vê um chaveiro-pompom que ela acha maravilhoso e também adiciona o produto na compra.

Você deve ter entendido a ideia, né?

Cross selling é a técnica de fazer uma oferta de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar para aumentar o faturamento da loja.

Strip

O strip facilita a exposição e fixação dos produtos e é mais uma estratégia de merchandising que criamos para ajudar sua loja a vender mais. A peça funciona atraindo os clientes para a venda de um determinado produto na gôndola ou próximo ao caixa do estabelecimento.

Strip é ótimo para impulsionar suas vendas e aproveitar todos os espaços no ponto de venda (PDV), foi desenvolvida como material para facilitar a exposição de diversos produtos com maior facilidade e em pontos estratégicos das lojas.

Categorizar os produtos é uma estratégia incrível para aumentar o seu ticket médio! Pense sempre nos produtos que se complementam, agrupando segmentos ou linhas. O cliente que compra uma nécessaire, pode acabar levando um chaveiro para incrementá-la. Posicione produtos próximos uns aos outros e crie composições.

Ofereça brindes

Se você tiver outros produtos na loja, pode oferecê-las como brinde também. Por exemplo, nas compras acima de R$100 em produtos, ganhe um brinde. É uma maneira de estimular as pessoas a comprarem mais produtos de uma vez só e ainda ganharem um presente!

Liquidação

Estamos iniciando um período em que todo o varejo entra em promoção. E por que você também deve seguir essa maré? Porque fazer uma liquidação do jeito certo e na hora certa traz várias vantagens:

  1. Incrementar a venda e o lucro da sua loja;
  2. Manter as finanças saudáveis, afinal estoque parado é dinheiro parado;
  3. Dar um empurrãozinho na venda daqueles produtos que demoram mais para sair;
  4. Sua loja mais movimentada;
  5. Atrair e fidelizar novos clientes;
  6. Limpar, arrumar e decorar as prateleiras para o período mais importante do ano para o varejo: o Natal!

Além destas vantagens para sua loja, uma liquidação bem-sucedida é boa para os consumidores, também. Afinal, o cliente adora adquirir um produto que deseja por um preço mais baixo.

Saiba como fazer uma liquidação no post Por que fazer Liquidação em sua loja?

Ação Pipoqueira

Crie ações com a pipoqueira para o público nas mídias sociais e para o público presente na loja. Ofereça pipoca, monte a almofada pipoca com pipoca dentro para expor o produto completo e ainda deixe um cheirinho delicioso na sua loja! São inúmeras as opções de ações simples e de baixo custo que mantém o cliente estimulado a voltar e compartilhar a sua loja.      

Enfim, são muitas as ações que você pode fazer em sua loja para vender mais. Então, para finalizar, vamos para um ponto-chave para sua loja vender mais durante o ano todo.

Transforme sua loja em um ambiente instagramável

Ter um ambiente instagramável, ou seja, um local que possa proporcionar boas imagens para o Instagram, com design impecável, ousado, bem iluminado e com cores pensadas para que a foto fique perfeita, faz toda diferença para o sucesso da sua loja e tenho certeza que você não vai querer ficar de fora dessa!

Confira o post Como tornar sua loja instagramável? e veja algumas dicas.

Quer uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais? Então, baixe o nosso guia rápido redes sociais para lojistas!