Mapeie e defina seu público-alvo

Entre as principais tarefas de um empreendedor obstinado pelo sucesso estão o mapeamento e definição do público-alvo do seu negócio. Ou seja, Esta definição é que irá orientar as demais etapas, como: posicionamento da loja, localização, layout da loja, mix de produtos, perfil dos colaboradores e a comunicação com o cliente, tanto nos meios offline, quanto online.

Uma loja pode se destacar no mercado em que atua, desde que conheça seu público-alvo. Mas, como saber quais as preferências de um determinado grupo de pessoas? Quais são os bens que consomem? Que benefícios buscam em um produto? Onde vivem? Como se comportam?

Enfim, para entender cada um dos potenciais clientes, é necessário criar as personas do seu negócio.

O que são personas?

Personas são personagens fictícios, criados a partir de dados reais de consumidores que consomem os produtos e serviços da sua loja.Ou seja, este perfil abrange o comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Por exemplo: João tem 26 anos, é estudante de administração e trabalha em um call-center. Conhece muitas pessoas no trabalho e na faculdade e está sempre participando de confraternizações com os amigos, como: aniversários, churrascos no fim de semana e etc. Adora viajar, é solteiro e sempre quer conquistar as pessoas. Está buscando um produto que o ajude a estreitar os laços de amizade.

Conhecendo o João, ficou mais fácil de se comunicar com ele, né? Então, vem com a gente que lá vem mais textão… Mas é textão dos bons!

Como mapear o público-alvo?

Uma forma bem simples e interessante de fazer o mapeamento é através de pesquisa da sua carteira de clientes, se houver.

Portanto, liste tudo que você precisa saber sobre o seu público (sexo, idade, interesses) e envie para que eles respondam. Pode ser algo bem simples, como um formulário do Google, por exemplo. Caso você tenha algum CRM (Customer Relationship Management, um termo em inglês que significa Gerenciador de Relacionamento com o Cliente), ou planilha com esses dados, também pode utilizar para a pesquisa.

Perguntas que podem ajudar você a construir a sua pesquisa:

  • Onde o seu público vive? (bairro, cidade, estado)
  • O que gosta de fazer nas horas vagas?
  • Qual a área de atuação?
  • Qual o nível de instrução?
  • Quais obstáculos vivenciam no dia a dia, dentro e fora do trabalho?
  • Que tipo de produto e serviço prefere consumir
  • Quais redes sociais utiliza

A ideia é obter o máximo de informações possíveis. Quanto mais informação, mais fácil e direta a comunicação. É importante tomar cuidado e não ser invasivo. Afinal, é uma pesquisa, e não uma entrevista presidencial. 😉

Ferramentas de marketing digital para definir seu público-alvo

Além de ótimas ferramentas de marketing e vendas, as mídias digitais disponibilizam dados valiosos sobre o perfil de cada um dos seus consumidores. Então, bora conhecer da uma delas!

Facebook Insights

A ferramenta Audience Insights do Facebook, te dá comportamentos sobre a audiência da sua página ou de uma segmentação fictícia que você pode criar e analisar dados demográficos, como idade, estado civil, escolaridade, região e muito mais.

O interesse ao usar essa ferramenta para definir seu público-alvo é que você pode partir a análise da sua própria página no Facebook ou criar um público fictício. Assim, você pode, por exemplo, selecionar moradores de Florianópolis que usam Iphone e ver pelos dados como eles usam a rede social, que outras páginas eles acompanham, qual a média de idade, estado civil, escolaridade e muitos outros dados ricos para uma boa definição de público alvo.

Instagram Insights

O Instagram Insights é uma funcionalidade dentro do próprio aplicativo da rede social, funciona como o Facebook Insights, e permite que você obtenha dados sobre:

  • o alcance das suas publicações;
  • o engajamento do público com elas;
  • algumas características da sua audiência;
  • e muito mais.

Na aba seguidores, é possível saber:

  • a porcentagem de homens e mulheres;
  • em qual faixa etária está a maioria dos seguidores;
  • as localizações que concentram a maior parte deles (cidades e países); e
  • os horários e os dias da semana em que eles são mais ativos.

Google

Nem só de criação de anúncios vive o Google. Essa ferramenta pode dar informações valiosas sobre como o seu público se comporta e busca por informações do seu produto na internet.

Para pesquisar seu público no Google, é necessário utilizar o Keyword Planner. Essa é a ferramenta que vai te dar mais informações precisas em relação ao comportamento do usuário nos mecanismos de busca.

Ela se baseia no enorme banco de dados do Google e existem algumas formas de filtrar a informação. Uma delas, por exemplo, é usar a opção de “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”.

Nessa opção da ferramenta, você pode incluir algumas palavras-chave (ou um link de site) e pedir ideias e sinônimos relacionados a esses termos. Além de volume de buscas de cada palavra, você consegue observar a tendência de buscas mês a mês (interessante para ver sazonalidade), se é uma palavra concorrida para anunciar e também outras palavras que geralmente são usadas por usuários com o mesmo comportamento.

Então, depois de agrupar todos os dados de diferentes perfis que você conseguiu através das pesquisas, chegou a hora de criar as suas personas.

Como criar uma persona

O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.

Algumas características para definir as personas:

  • Nome da persona (fictício)
  • Sexo
  • Idade
  • Cargo/Ocupação
  • Ramo de atividade
  • Nível de escolaridade
  • Meios de comunicação utilizados
  • Objetivos da persona
  • Desafios da persona

Com essas informações, crie um texto sobre os hábitos da pessoa. Uma ideia é imaginar como seria um dia normal na vida dessa persona e descrevê-lo. Também é interessante definir uma imagem para representar este perfil.

Depois de definir as personas, sua loja está pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes. 

Então, agora é colocar a mão na massa e definir as estratégias para o seu negócio decolar.

Continue acompanhando nossos conteúdos e boas vendas!