Como usar o Google Meu Negócio para sua loja - Boas Vendas
Como usar o Google Meu Negócio para sua loja

Como usar o Google Meu Negócio para sua loja

Ser encontrado pelo seu cliente e ainda de forma gratuita é o sonho de todo empreendedor. Por isso, estar presente no Google Meu Negócio vai ajudar os clientes a descobrirem os produtos que sua loja oferece.

Por exemplo, você já digitou o nome de sua loja no Google e não encontrou as informações principais como endereço, telefone, email, website ou perfis nas redes sociais?

Então, leia este post e saiba como utilizar a ferramenta e ser encontrado pelo seu cliente.

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na pesquisa do Google e do Google Mapas. Ou seja, disponibiliza para o usuário informações como:

  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Produtos;
  • Serviços;
  • Fotos e;
  • Promoções.

Além disso, essa ferramenta possibilita que o cliente avalie o seu negócio. Desta forma, você acaba sendo indicado pelo cliente. Ou seja, é uma espécie de boca a boca online. Veja como criar um link para os clientes escreverem comentários, clicando aqui.

Segundo o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Portanto, quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.

Viu como é importante criar sua conta no Google Meu Negócio? Então, vamos para o passo a passo para criar uma conta.

Como criar sua conta no Google Meu Negócio

Criar sua conta no Google Meu Negócio é simples! Então, siga os passos abaixo:

  1. Em primeiro lugar, vá até a página inicial do Meu Negócio e clique em “comece agora”.
  2. A seguir, preencha o formulário com os dados  da empresa. Informe também se atende os clientes à domicílio ou se somente em seu endereço (última opção do formulário).
  3. Confirme as informações na próxima página. Marque a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Após isso, clique em continuar.
  4. Insira o número do seu celular. O Google enviará um SMS para confirmar a criação da conta.
  5. Digite o código enviado para o celular.
  6. Então, pronto! Você será direcionado para a página recém-criada da sua empresa no Google+.

Como gerenciar e editar seu local no Google Meu Negócio

Após criada a conta, você ter que fazer uma segunda verificação. Ou seja, para confirmar que o endereço está correto, o Google enviará uma carta para seu endereço contendo um link e um código. Siga os passos que estão na carta e confirme seu local no Google Meu Negócio.

Após isso, você estará pronto para editar e gerenciar seu local. Então, basta acessar o endereço https://business.google.com/, encontrar o local desejado no painel e clicar em gerenciar local.

Você será redirecionado para a página de seu local. Lá, poderá adicionar fotos, telefones, websites, horários de funcionamento e acompanhar avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa. Você também pode configurar para receber reports em seu email.

Obtendo informações com o Google Meu Negócio

Outro ponto positivo do Google Meu negócio é que ele possui uma ferramenta de análise de informações de desempenho que oferece diversas métricas sobre a ficha da empresa.

Analisando estes dados, você pode extrair informações bastante valiosas sobre o seu público e o que ele realmente está buscando. Desta forma, fica mais fácil mapear seu público-alvo e fazer suas estratégias de marketing.

Afinal, através destas informações podemos otimizar o Google Meu Negócio para ser visível em buscas e situações que proporcionem mais oportunidades de negócios.

Criando uma estratégia de marketing

Não basta saber o que é Google Meu Negócio. Ou seja, o importante é saber como incorporá-lo às suas estratégias de marketing para vender mais. Por isso, é necessário conhecer muito bem a ferramenta e seus recursos, para poder criar uma estratégia específica para ela.

Aliando as vantagens do Google Meu Negócio à outras estratégias de marketing, potencializamos cada vez mais a exposição da sua loja.

Conclusão

Vale a pena apostar no Google Meu Negócio para melhorar a presença da sua empresa na internet. Afinal, a ferramenta pode ajudar sua loja a ser encontrada mais fácil, além de permitir que se comunique com seus clientes.

Então, bora investir no Google Meu negócio!