Licenciamento de marca: sua empresa lucrando mais!

A relação dos fãs com filmes, séries, animes e desenhos infantis trouxe para o mercado do varejo uma grande oportunidade, o licenciamento de marca.

Por trás do licenciamento de produtos, existe um nicho que permite que os fãs comprem diversos itens com a marca de seus personagens favoritos.

Marcas licenciadas crescem acima da média do varejo. Além disso, personagens do universo infantil são os que mais garantem faturamento extra às empresas. 

De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), as empresas que associam produtos à personagens deverão faturar R$ 18 bilhões no país em 2019.

Potencial de investimento

Este mercado está se profissionalizando e crescendo sua importância como estratégia de marketing. Afinal, o varejo vem apostando nas marcas licenciadas para se diferenciar da concorrência e atrair mais consumidores.

No Brasil existem cerca de 600 empresas licenciadas, 60% delas voltadas ao público infantil. Então, está aí uma ótima oportunidade para você se destacar no mercado.

Esse crescimento se deve a rapidez da transformação digital e dos hábitos de consumo. Por isso, interagir e se relacionar com o cliente por meio das diversas plataformas disponíveis, como lojas físicas, lojas online, apps, celulares, redes sociais e eventos é uma estratégia que precisa ser adotada por qualquer empresa.

Como funciona o licenciamento de marcas

Licenciar uma marca é uma grande oportunidade para fazer o negócio crescer. Afinal, quem utiliza uma marca licenciada, agrega valor ao seu produto ou serviço devido ao uso de uma marca, personagem ou imagem já conhecida no mercado.

O licenciamento de marca é contratual. Ou seja, uma pessoa física ou jurídica arrenda todos os direitos de uma propriedade intelectual já protegida. Seja o nome, o logotipo, a imagem, personagem ou outras composições daquela marca específica, que já possui um dono ou detentor.

Por exemplo, no Brasil, as propriedades mais utilizadas e exploradas estão diretamente ligadas ao entretenimento. Ou seja, filmes, HQs e os desenhos animados, que são direcionados às crianças. Dessa maneira surgem cadernos com personagens, calçados, roupas, produtos de higiene pessoal, alimentação e outros.

O licenciamento de marca deve ser realizado por agências de licenciadores que apresentam as marcas e fazem essa ligação entre a empresa proprietária da marca e a pessoa que quer licenciar. Cada agência de licenciadores pode trabalhar de uma maneira, porém, normalmente são divididas entre categorias como: alimentos, brinquedos, editorial, confecção etc.

Essa é a forma que encontraram de melhorar o atendimento e o fechamento das propostas. Assim fica mais fácil de atender toda a demanda. O investimento para o licenciamento varia de marca para marca e também de acordo com a categoria do produto. Já os contratos de royalties, geralmente ficam de 5 a 15% em cima do preço de venda e acabam gerando os Mínimos Garantidos, também chamados de MG’s. São eles que fornecem a garantia à marca licenciada de que seus produtos serão lançados dentro da escala escolhida.

Para que uma marca possa ser licenciada, ela precisa ter o registro de marca no INPI em sua devida categoria. Caso contrário, não será possível fazer o licenciamento.

Oportunidades para sua empresa lucrar mais!

O grupo Uatt? possui diversas temáticas consagradas no varejo, mas uma delas em especial vem encantando o público infantil.

Bubu e as corujinhas!

Licenciamento de marca:  sua empresa lucrando mais!

O trio de irmãos coruja ‘Bubu e as Corujinhas’ já é sucesso em mais de 30 canais e plataformas ao redor do mundo, além do YouTube. Entre eles estão TV Cultura, Playkids e Disney Junior na América Latina, TV Azteca no México, Discovery Family, Amazon Prime e Qubo nos Estados Unidos, mais de 17 canais e plataformas na China, e marcam  presença também na Europa e no Oriente Médio.

Por isso, a linha ‘Bubu e as Corujinhas’, da Uatt?, está em milhares de lojas em todo o Brasil. 

Para contar com a presença da ‘Bubu e as Corujinhas’ e outras temáticas da Uatt? em sua empresa, entre em contato com a Vertical Licensing, agência que atua na indústria do licenciamento de marcas e personagens.

Licenciamento de marca Uatt?

Licenciamento de marca:  sua empresa lucrando mais!

A Uatt? possui diversas temáticas consagradas no varejo e são excelentes oportunidades para sua empresa abraçar este público. Então, vamos conhecer algumas?

DESEJA

Uma linha cheia de inspiração e frases incríveis para você acreditar em cada detalhe para ter uma vida plena e feliz. Essa coleção é tão importante pra nós, que levou 8 meses para ser desenhada e chegar no resultado final. Nós realmente acreditamos!

DIVA

A pioneira dos best sellers tem mais de 10 anos de sucesso absoluto. A linha Diva foi criada em 2008 e lembra seu lado diva de ser e que você nasceu para se destacar em todas as ocasiões.

UNICÓRNIO

O bebezinho da turma, foi lançado no ano passado, mas chegou mostrando que tudo é possível, basta acreditar! O unicórnio desenhado pelo nosso time criativo é encantador e super brilhante. Nos produtos dessa linha você pode encontrar muitas cores, glitter e fofura!

Caso de sucesso de licenciamento de marca

Em parceria com a Caderno Inteligente, trouxemos para o mercado o encanto das temáticas Coisas Boas, Cor de Rosa e Leve com um produto tendência do segmento de papelarias. Ou seja, aliamos estilo, tendência e funcionalidade para trazer um grande produto para o mercado.

Gostou? Então, venha ver todas as nossas temáticas no nosso site