Dificilmente um consumidor não será atraído por promoções eficientes em uma loja de roupas, não é mesmo? E é por isso que essa ação, quando bem planejada, proporciona bons resultados para os varejistas.
Existem épocas do ano, como as trocas de estações e datas comemorativas, que as promoções invadem as vitrines, e os descontos são um incentivo a mais para os clientes, que acabam saindo das lojas com no mínimo, uma sacola.
Mas será que apenas reduzir o valor das mercadorias é uma boa estratégia para enfrentar a concorrência nesses períodos? Se você também quer ver o seu faturamento aumentar, leia este post! Nele, vamos falar sobre como fazer promoções eficientes em sua loja de roupas e, assim ver os resultados das ações impulsionem ainda mais as vendas. Vamos lá?
Por que fazer promoções?
Toda promoção tem, por trás, uma motivação. E definir esse objetivo é o primeiro passo para planejar os descontos que vão ser oferecidos ao público.
Se sua loja de roupas precisa aumentar as vendas ou o ticket médio das compras, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos ou esvaziar o estoque para dar espaço a novos produtos, é preciso ficar atento na escolha do objetivo e como ele será colocado em prática.
Como Fazer Promoções Eficientes em uma Loja de Roupas?
Depois de definidos os objetivos da promoção, é preciso escolher os peças que vão entrar na liquidação e fazer as contas para definir quais serão os descontos oferecidos.
É importante que você divida esses produtos em dois tipos:
- Os vendáveis e os rentáveis. Ou seja, aqueles que têm mais saída e um custo menor do que a média do seu estoque.
- E os que não são vendidos com frequência, mas representam uma margem de lucro maior.
Se o objetivo da sua loja for o aumento das vendas, aposte nos produtos vendáveis. Mas, se sua ideia for atrair novos clientes, os rentáveis são os mais indicados para entrar na liquidação.
Tipo de Promoções
O tipo de promoção também é outra etapa essencial no planejamento. Existem aquelas que oferecem descontos fixos, progressivos, bônus para uma próxima compra, o famoso compre 1 leve 2, entre outras.
Seja qual for a escolhida para a sua loja de roupas, a ideia é vender mais barato, sim, mas sem ter prejuízo. Então, como definir os descontos? Para isso, você precisa saber o valor de custo dos produtos, e calcular o desconto em cima da sua margem de lucro.
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Identifique o público-alvo das promoções na loja
Como você vai fazer uma promoção sem saber para quem? Definir e analisar o seu público-alvo é a principal garantia de que a sua campanha atingirá os resultados esperados e de que seu orçamento não será desperdiçado.
Descubra quem eles são, quais os seus hábitos de consumo, em quais redes sociais eles estão, como gostam de ser notificados sobre as promoções e que tipo de produtos estão buscando.
Agora o próximo passo é divulgar a sua promoção!
Divulgação é o segredo do sucesso
Se você quer fazer promoções eficientes em uma loja de roupas, precisa planejar a divulgação para que o público tome conhecimento da ação. Afinal, de nada adiantam os descontos se ninguém souber que eles estão sendo oferecidos, certo? Por isso, além de usar a sua vitrine para atrair os consumidores, você pode investir em campanhas de e-mail marketing e usar as redes sociais para divulgar e se aproximar dos consumidores.
Não deixe de ler: guia rápido redes sociais para lojistas.
Valorize os clientes fiéis
Manter um consumidor é muito mais barato do que conquistar novos. E a melhor parte disso é que o cliente que é fiel à sua loja voltará a fazer compras periodicamente, sempre em busca de novos produtos ou para substituir os antigos.
Mas, que tal ir além do simples relacionamento? Que tal fazer com que esses consumidores se sintam exclusivos e tornem-se verdadeiros promotores da sua marca?
Soluções como programas de fidelidade baseados em volume de compras, brindes e promoções exclusivas são uma excelente forma de manter o relacionamento com quem sabe reconhecer o valor da sua marca e contribui para o seu crescimento.
Relembre os clientes antigos sobre a sua loja
Há também aqueles consumidores que se interessam por sua loja, mas não compram nela há algum tempo.
Para reativar a conversa com esse público, vale a pena o envio de um e-mail ou whatsapp (aqui é importante a análise do seu público-alvo) oferecendo um vale-presente ou um cartão de desconto como incentivo, mostrando que a loja sentiu sua falta e que ele é um cliente importante.
Desse modo, ele tem grandes chances de retornar o quanto antes, e de até mesmo aproveitar o benefício para tomar uma decisão de compra que estava levando em consideração, mas ainda não havia se decidido.
Fique atento ao calendário do varejo
Todo mundo espera por promoções em grandes datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, o que impacta em um aumento nas vendas durante esses períodos. Mas, com 365 dias à sua disposição, há muito mais datas a serem exploradas quando o assunto é promoção.
O calendário brasileiro é repleto de datas comemorativas que aquecem o mercado. Mas, também possui algumas sazonalidades que acarretam numa queda nas vendas no setor do varejo. Portanto, existem várias oportunidades para fazer promoções eficientes em uma loja de roupas.
Por isso, é importante que você lojista tenha consciência de que cada ciclo do varejo tem um período de compra e um período de vendas. Isto é que é o conceito de sell in e sell out. Isso vai ajudar você a saber quando seus fornecedores estarão promocionando. Desta forma, vai poder oferecer produtos com preços mais competitivos e fazer promoções eficientes em uma loja de roupas .
Também é necessário ter planejamento e controle do estoque para que não faltem produtos. E também para que não fique com produtos retidos ocupando espaço para novos investimentos.
O conceito de sell in e sell out
A melhor forma de explicar esses conceitos é defini-los separadamente.
O sell in é a venda realizada pelo fornecedor ao lojista, que, por sua vez, disponibilizará os itens aos consumidores finais.
Devido a essa característica, o comprador (lojista) precisa compreender todas as peculiaridades da operação, como preço, manuseio, embalagem e benefícios que o produto trará para o ponto de venda.
Já o sell out é a venda feita diretamente ao cliente final, que é quem vai consumir os produtos.
Nesse caso é preciso fazer uma boa exposição e uma oferta adequada, que permita ao consumidor entender quais são as vantagens que determinado item trará após seu consumo.
Planeje a reposição de estoque
O objetivo, aqui, é planejar a reposição do estoque baseando-se no sell out, ou seja, no consumidor final.
Isso significa que se deve armazenar somente a quantidade adequada de produtos para garantir o aprimoramento da eficiência operacional, a redução de custos e a implantação de promoções para a liberação do espaço.
Defina um prazo para a promoção
A ideia de oferecer descontos deve servir como um atrativo para o público, que acaba comprando mais e, muitas vezes por impulso, já que percebe na promoção uma oportunidade.
Por isso, é preciso definir um prazo para que a promoção acabe. Dessa forma, você evita que a ação perca a característica de temporária. Afinal, é o curto prazo que é um dos maiores responsáveis pelas compras por impulso.
Então, agora que você já sabe como planejar promoções eficientes em uma loja de roupas, mãos à obra. Se você ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários e boas vendas.