Planejamento estratégico: é hora de sua loja pensar em 2019!

O sucesso de um negócio está totalmente ligado ao planejamento estratégico do mesmo. Fazer um bom planejamento é simples e pode ser feito por empresas de qualquer tamanho.

Planejamento Estratégico

Ter uma visão panorâmica sobre o futuro do negócio vai ajudá-lo a crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo! Mas, vale ressaltar que o ideal é você fazê-lo no último trimestre do ano para já começar o ano seguinte “a todo o vapor”.

Então, pense aqui comigo: você passa pela correria da Black Friday e Natal, chega em janeiro e faz uma liquidação com o estoque restante do Natal e começa a “empurrar com a barriga” as ações para o ano todo. Vai virar uma bagunça, não acha?

Portanto, inicie o seu planejamento agora mesmo e faça um 2019 de sucesso no seu negócio.

Então, veja alguns conceitos, ações e formas de comunicar que você precisa saber para executar o planejamento estratégico com sucesso.

Em primeiro lugar conheça o conceito sell in e sell out para planejar o seu calendário.

Sell in e sell out

A melhor forma de explicar esses conceitos é defini-los separadamente.

O sell in é a venda realizada pelo fornecedor ao lojista, que, por sua vez, disponibilizará os itens aos consumidores finais.

Devido a essa característica, o comprador (lojista) precisa compreender todas as peculiaridades da operação. Ou seja, preço, manuseio, embalagem e benefícios que o produto trará para o ponto de venda.

Já o sell out é a venda feita diretamente ao cliente final, que é quem vai consumir os produtos.

Nesse caso é preciso fazer uma boa exposição e uma oferta adequada, que permita ao consumidor entender quais são as vantagens que determinado item trará após seu consumo.

É importante você estar alinhado com seus fornecedores sobre o sell in e sell out para executar as ações de vendas e a comunicação de forma mais assertiva. Então, bora elaborar um calendário e alinhar suas estratégias?

Faça um calendário com as datas sazonais

Mapear as datas comemorativas e alinhá-lo ao conceito sell in e sell out vai facilitar a escolha do mix de produtos e a comunicação de suas campanhas. Ou seja, é esse levantamento inicial que vai dar ideias para as ações que você vai executar mais adiante.

Portanto, procure um calendário de datas comemorativas na internet e selecione aquelas que fazem sentido para o seu negócio. Por exemplo, Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados servem para lojas de qualquer segmento. Porém, existem outras comemorações menos conhecidas que podem dar insumos para ações interessantes, de acordo com o seu público. Considere também feriados locais.

É importante também que você se prepare para as sazonalidades do varejo. Para saber mais sobre o assunto, recomendo o post Como vender mais fora de datas sazonais.

Então, agora que já definiu o calendário com as datas que você vai dar maior destaque na sua loja, é hora de partir para a ação!

Defina suas ações

Selecionadas as datas, chegou a hora de colocá-las em prática. Então, pense em cada dia e defina o que é interessante realizar em cada um deles. Ou seja, o tempo necessário para realizar cada ação, o orçamento necessário e etc.

Essa é a hora de comprar os produtos necessários, treinar os vendedores, decorar a loja e deixá-la com a cara da data comemorativa em questão.

Defina sua comunicação

Não adianta você fazer o planejamento das ações se ninguém saber que elas estão acontecendo, não é mesmo?

Para atrair os seus clientes antigos e chamar a atenção de novos, é preciso entender seu público-alvo e pesquisar em quais meios de divulgação eles estão presentes, seja ele online ou offline.

Aqui é muito importante planejar a verba destinada para ações de marketing durante o ano todo. Crie uma planilha ou utilize algum software para gestão da sua verba. Defina o que será destinado para meios offline ( outdoor, busdoor, rádio, TV, panfletos, jornal) e para meios online ( Google e redes sociais como Facebook e Instagram).

Quer uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais? Baixe o nosso guia rápido redes sociais para lojistas!

Alinhe sua equipe

Definidos o calendário, as ações e a comunicação, é hora de planejar sua equipe. Vai fazer ações sazonais onde vai precisar de vendedores temporários? Ou vai fazer ações o ano todo e contar com uma equipe maior para todo o ano? Sua comunicação será interna, com um profissional para gestão das redes sociais e anúncios ou vai terceirizar o serviço?

Tudo isto precisa ser levado em conta no planejamento para que seu orçamento consiga atender as demandas que irão surgir durante o ano.

Fornecedores parceiros de negócio

Ter os fornecedores como parceiros será um importante passo para o lojista durante o calendário do varejo. Portanto, contar com fornecedores que entregam com eficiência, tenham produtos diferenciados e atendam as demandas do mercado, evitando que o consumidor não tenha acesso aos seus produtos é essencial para que você garanta boas vendas.

Leia nosso post Estreite os laços com seus fornecedores  e veja as vantagens de tornar seus fornecedores parceiros de negócio.

Pronto para colocar em prático o planejamento estratégico em sua loja? Então, Bora voar para o caminho certo!

Antes de me despedir, vou deixar disponível nosso kit de conteúdos para lojistas disponível para download grátis!

Kit de conteúdo para lojistas Boas Vendas Uatt?