Com o aumento nas vendas e no fluxo de consumidores as lojas de shopping ficam abertas até mais tarde, reforçam suas equipes de vendas e suas campanhas de marketing para o Natal, tudo isso com um único objetivo: VENDER MAIS!
Mas, para que esse objetivo de fato seja alcançado, as lojas de shopping precisam estar organizadas e atrativas para que seu público se interesse em entrar no seu PDV e, mais importante, consiga encontrar o que procura. Pois, isso irá otimizar o tempo gasto com uma venda, seu cliente terá um atendimento personalizado e, consequentemente, você irá vender mais!
Neste post damos dicas para manter a organização e deixar sua loja preparada para o Natal o quanto antes.
Dicas para VENDER MUITO no Natal em lojas de shopping
1. Decoração
Por se tratar de um espaço exclusivamente comercial, os Shopping Centers já possuem uma decoração especial para o Natal. Porém, isso não impede de você personalizar sua loja de acordo com as suas características e aproveitando melhor os espaços.
Então, lembre-se: A decoração das lojas deve ser capaz de transmitir a magia do Natal aos consumidores!
2. Exposição dos produtos
Os elementos decorativos são importantes, porém o destaque especial deve se dar principalmente aos produtos. Afinal, o shopping já está decorado e é um ambiente de grande circulação de consumidores. Além do mais, existem concorrentes de variados segmentos que podem chamar estes clientes para suas lojas. Então, vamos lá arrasar e vender mais!
Uma loja bem organizada com uma boa exposição dos produtos, faz com que seus clientes se sintam mais à vontade, acolhido. Desta forma, ele encontra o produto que procura e concretiza a venda!
Para ser mais assertivo em seu ponto de venda é interessante apostar em pontos focais. Ou seja, os melhores locais para a exposição de produtos. Portanto, eles devem ser pensados de maneira estratégica, onde os produtos com maior margem de lucro ou com dificuldade de vendas devem ser expostos. Então, veja algumas dicas de exposição que passamos no post como fazer lojas de rua venderem mais no Natal que podem ser replicadas em lojas de shopping.
3. Ações de vendas
O Natal é o período do ano mais esperado pelos varejistas devido ao aumento nas vendas. Então, é hora de preparar sua equipe e investir na qualidade do seu atendimento!
a) Treine sua equipe de vendas
É comum que as lojas de shopping contratem vendedores e repositores temporários para dar conta da demanda de novos clientes. Mas, para que sua loja tenha um Natal dos sonhos e não um pesadelo, seu time de vendas deve estar alinhado e engajado com o seu público. Também, é necessário que se tenha uma rápida reposição dos produtos que estão em falta na gôndola, assim como a mudança das prateleiras e vitrines para não se tornarem repetitivas e as deixarem mais atrativas para os clientes potenciais.
Portanto, faça treinamentos sobre as características de todos os produtos, como funcionam, para que servem, além dos valores e políticas de venda da sua loja e para o vendedor receber o cliente na porta, ser sempre simpático e ajudá-lo a achar o que procura.
b) Faça um bom atendimento em todos os canais
Com a maior parte das informações disponíveis na internet, os clientes têm recorrido aos lojistas não só para tirar dúvidas sobre produtos, mas também em busca de um atendimento personalizado. Nesse contexto, uma maneira de sua loja se diferenciar neste Natal é oferecendo um atendimento de excelência aos clientes.
Veja no post faça um bom atendimento em todos os canais algumas boas práticas para os canais mais utilizados.
Agora, que tal umas dicas de ações no PDV para sua loja vender muito no Natal?
c) Presentes para amigo secreto
Separe produtos por valores, facilitando a compra pro amigo secreto. Por exemplo: uma prateleira para R$19,90, outra para R$29,90, um display para produtos de R$39,90, e quem sabe um mesão central para produtos de R$49,40.
d) Cross Selling
No Natal é muito comum um cliente entrar em uma loja para comprar um produto específico, e levar para casa mais 1 ou 2 itens complementares.
Por exemplo: Uma cliente entra numa loja de perfumaria para comprar um kit de maquiagem para presentear a irmã, a vendedora mostra os produtos de melhor qualidade e, antes de direcionar para o caixa, sugere uma linda nécessaire por mais R$20,00 para ela complementar o presente. Na fila do caixa, a cliente vê um chaveiro pompom que ela acha maravilhoso e também adiciona o produto na compra.
Você deve ter entendido a ideia, né?
Cross selling é a técnica de fazer uma oferta de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar para aumentar o faturamento da loja. Ou seja, uma excelente aposta para sua loja VENDER MUITO no Natal! 🙂
e) Participe das promoções e sorteios do shopping
Muito comum em shopping centers, as promoções e sorteios acontecem durante o mês todo! Entre os prêmios estãos vale compras, viagens e carros. Por exemplo, a cada R$200,00 em compras o cliente ganha um cupom.
Vale a pena sua loja participar destas ações e usar outras estratégias como o cross selling para o cliente atingir o valor de R$200,00 e ganhar o cupom. E se preferir dar um mimo para seu cliente, ofereça um brinde, além do cupom.
Mas, para que as vendas ocorram bem e seus clientes saiam satisfeitos, é essencial que você tenha um controle de estoque eficiente!
4. Estoque
Esse é um dos primeiros lugares a ficar desorganizado, devido aquela “correria” para atender o cliente o mais rápido possível. E qual o resultado disso? O estoque acaba virando uma eterna bagunça, até que chega o momento que ninguém mais encontra nada. Desta forma, sua loja pode acabar perdendo muitas vendas por não encontra os produtos que estão perdidos por lá!
Dicas para manter o estoque organizado no Natal:
- Coloque identificação nas prateleiras
- Separe seus produtos por categoria, marca ou linhas
- Faça uma organização diária antes da abertura da loja ou depois que fechar
- Tenha um controle efetivo de entradas e saídas de produtos para não ocorrer ruptura de estoque (veja como clicando aqui)
Para ajudar na organização do seu estoque, disponibilizamos gratuitamente nossa Planilha de controle de estoque para sua loja (Curva ABC). Baixe clicando aqui.
Que tal disponibilizar mais espaço no seu estoque para comprar produtos atrativos para seus clientes presentearem no Natal? Então, aposte em datas comemorativas menos conhecidas, entre Black Friday e Natal! Pois, apesar de serem pouco conhecidas, são ótimas chances de faturar mais e encher o caixa para encarar 2019.
Entre elas estão o dia da família, o dia do engenheiro e dia do arquiteto. Veja nossas dicas de ações para estas datas no post 5 datas de novembro e dezembro para vender mais antes do Natal.
Enfim, são muitas as ações para fazer em lojas de shopping durante o Natal e o ano todo! Então, se quer continuar recebendo nossas dicas para melhorar suas vendas, continue acompanhando o blog Boas Vendas!