Motivos para evitar a ruptura de estoque - Boas Vendas
Motivos para evitar a ruptura de estoque

Motivos para evitar a ruptura de estoque

Uma das principais influências na perda de vendas no varejo, a ruptura de estoque pode trazer consequências bem negativas para a loja e levar a perda de clientes.

Mas o que é, de fato, ruptura de estoque?

Resumidamente, é a falta do produto na gôndola e a principal inimiga das vendas.

Para exemplificar, pense nessa situação que com certeza já aconteceu com você diversas vezes: surgiu a necessidade de comprar um produto e você foi a uma loja em que está acostumado a comprá-lo, só que não o encontrou. Pois bem: isso foi uma ruptura de estoque! Provavelmente, o produto acabou na prateleira e não havia mais nenhum item em estoque, e por isso não foi reposto na gôndola. Ou seja, isso muito provavelmente aconteceu por um erro de cálculo na hora de compra do estoque.

Malefícios da ruptura

1 . Perda de receita

Cliente vai desistir do produto e, pior ainda, pode desistir da compra e ir para outra loja.

2. Perda de cliente

O cliente vai para outra loja, encontra o que deseja, cria um relacionamento com o seu concorrente e não volta mais para comprar no seu negócio.

3. Não fidelização de cliente

A ausência de produtos na loja é uma barreira para conquistar a preferência do seu cliente.

4. Desgaste da imagem da loja 

Cliente pode supor que sua loja é desorganizada, ou até mesmo pensar que está em má situação financeira e prestes a fechar.

5. Cliente deixa de comprar por impulso

Pesquisas apontam que mais de 80% das compras são feitas por impulso. Portanto, se não há produto na gôndola, a oportunidade de vender nesse momento de impulso foi perdido.

6. Menos Lucratividade

O cliente substitui o item faltante por um de menor valor, ou pior ainda, deixa de comprar na sua loja.

Dicas para evitar a ruptura de estoque

Compre uma linha de produtos completa, que atenda diferentes perfis de cliente, e compre mais de 1 item por produto, garantindo um estoque recheado, pronto para substituir o produto vendido na gôndola.

Então, para conseguir organizar seu estoque, evitar a ruptura e conseguir atender a necessidades de seus clientes, é importante compreender alguns aspectos:

1. Conhecer o consumidor

Entender sobre os hábitos de compras dos consumidores é fundamental para acertar na perspectiva de compra de mercadoria e realizar ações promocionais corretas. Além disso, observar a tendência de compra é fundamental para realizar o planejamento e preparar a operação da loja.

Para entender cada um dos potenciais clientes, é necessário criar as personas do seu negócio. Quer saber um pouco mais sobre como identificar seus potenciais clientes? Então, leia o post Mapeie e defina seu público-alvo!

2. Controle de estoque

O controle de estoque deve funcionar como uma base de informações seguras sobre a movimentação de produtos na loja, portanto o controle de estoque deve servir como base para a reposição de estoque.

Por meio dos dados do controle de estoque será possível saber quais os produtos possuem giro maior e assim criar ações para evitar a falta desses itens. Em contrapartida, mercadorias que possuem giro menor devem ser reduzidas.

Para ajudar nesta tarefa, desenvolvemos a planilha de controle de estoque e curva ABC. Baixe grátis!

3. Reposição de estoque eficiente

Uma reposição de mercadoria eficiente resulta em segurança das vendas e aumento da lucratividade, evitando prejuízos causados por perdas de produtos e rupturas de estoque. Por isso, o lojista precisa implantar um processo para essa atividade, pois ela deve acontecer de acordo com os dados do controle de estoque e deve fornecer informações para o setor de compras, no momento de falta de produtos. Com a nossa  planilha de controle de estoque e curva ABC você vai conseguir ter eficiência neste processo.

4. Estreite seus laços com seus fornecedores

Fornecedores e lojistas precisam agir juntos para evitar as rupturas, dessa forma as negociações precisam acontecem rapidamente, evitando demora na entrega e falta de produtos nas prateleiras da loja.

Portanto, ter os fornecedores como parceiros será um importante passo para o varejista evitar as rupturas, para a fábrica também é uma boa saída, pois evita que o consumidor não tenha acesso aos seus produtos.

Faça uma parceria de sucesso

A Uatt? tem mais de 16 anos de experiência no mercado de presentes criativos. Hoje estamos presentes em mais de 3 mil lojas multimarcas, levando nossos produtos Brasil a fora.

Criamos muito mais do que presentes. Criamos momentos de alegria e de emoção. Ajudamos a expressar sentimentos. Nossos produtos são inquietos, divertidos, inusitados, eles ajudam a fazer do mundo um lugar mais leve, divertido e colorido.

Você pode levar toda essa magia para o seu ponto de venda e deixar a emoção sempre presente.

Com presentes criativos para todas as ocasiões e datas comemorativas você aumenta não só o seu faturamento, mas também a variedade de oferta. Estamos sempre criando e lançando produtos para espalhar a emoção e a alegria de presentear.

Motivos não faltam para você começar a revender presentes criativos, não é mesmo?

Então, não perca tempo! Torne-se já um revendedor Uatt?!