Como fazer lojas de rua venderem mais no Natal

O Natal é o período do ano mais esperado pelos varejistas devido ao aumento nas vendas. Portanto, este é o momento para as lojas de rua venderem mais no Natal, ficando abertas até mais tarde (muitas abrem todos os dias da semana), reforçando suas equipes de vendas e suas campanhas de marketing.

Mas, para que esse objetivo de fato seja alcançado, sua loja precisa estar organizada e atrativa para que seu público se interesse em entrar no seu PDV e, mais importante, consigam encontrar o que procura. Pois, isso irá otimizar o tempo gasto com uma venda, seu cliente terá um atendimento personalizado e, consequentemente, você irá vender mais!

Neste post damos dicas para manter a organização e deixar sua loja de rua preparada para o Natal o quanto antes. Então, vem com a gente!

Dicas para lojas de rua venderem mais no Natal

1. Decoração

A decoração das lojas de rua deve ser capaz de transmitir a magia do Natal aos consumidores, com acessórios que incluem bolas, guirlandas, estrelas, luzes coloridas, árvores de Natal, laços, bengalas e outros itens que remetem a essa ocasião. Afinal, lojas de ruas não tem o movimento de consumidores como shoppings, mas tem um grande fluxo de pessoas. Então, é hora de chamar atenção!

decoração de natal boas vendas uatt?

Decorações simples, ideais para quem tem um orçamento menor ou tem uma área restrita, por si só já fazem o papel de encantar e atrair o cliente para dentro da sua loja. Você pode aproveitar a área vertical, instalando balões, por exemplo. As luzinhas também são perfeitas para trazer o clima natalino sem precisar gastar muito!

2. Exposição dos produtos

Os elementos decorativos são importantes, porém o destaque especial deve se dar principalmente aos produtos. Então, vamos lá!

Uma loja bem organizada com uma boa exposição dos produtos, faz com que seus clientes se sintam mais à vontade, acolhido e o principal: ele encontra o produto que procura e concretiza a venda!

Para ser mais assertivo em seu ponto de venda é interessante apostar em pontos focais. Ou seja, os melhores locais para a exposição de produtos. Portanto, eles devem ser pensados de maneira estratégica, onde os produtos com maior margem de lucro ou com dificuldade de vendas devem ser expostos. Agora, veja algumas dicas:

Mesão Central

Com os olhos de quem entra na loja, o mesão central é um importante ponto focal, pois fica um pouco afastado da entrada, já dentro da loja. Então, assim como nos demais pontos, deve conter produtos importantes para a loja, comum a comunicação especial desenvolvida para ele e os produtos organizados de maneira harmônica.

mesão central para vender mais no natal - Boas Vendas

Vitrine

É ela o ponto focal principal, onde o cliente tem seu primeiro contato com sua marca e com seus produtos. Por isso, deve ser bastante trabalhada para que chame a atenção do cliente, seduza-o e o faça entrar na loja pedindo pelo produto.

Para escolher os produtos para expor na sua vitrine de Natal, não precisa necessariamente optar pela temática de natal, afinal nesse período as pessoas procuram por produtos para si mesmo e também para presentear amigos, familiares, pessoas queridas e o famoso amigo secreto que ocorre na maioria dos colégios, universidades e empresas. Então, prepare-se!

Vitrine para vender mais no Natal - Boas Vendas

Neste caso tudo vai depender do seu tipo de produto. Então, se você trabalha com presentes, o ideal é que optar separar por coleções ou estilos. Apresentando os produtos de acordo com o perfil de cada cliente, por exemplo, além de deixar sua loja mais organizada, aumenta a probabilidade de venda.

Exemplos da Uatt?:

Linha Happy Hour

Para aqueles amigos ou familiares que não dispensam uma festinha!

Linha Happy Hour da Uatt? - Blog Boas Vendas

Linha Família

Aquele clássico jantar de Natal com a família sempre pede uma troca de presentes. Um presente com significado para o pai, mãe, avós e outros familiares vai bem nessas horas.

Linha familia da Uatt? - Blog Boas Vendas

São muitos os produtos que ajudam lojas de rua venderem mais no Natal, não é mesmo? Porém, para eles saírem das prateleiras, é preciso do incentivo dos seus vendedores!

3.  Treine sua equipe de vendas

Com o aumento do movimento neste período, muitas lojas contratam vendedores temporários para dar conta da demanda de novos clientes. Mas, para que ocorra tudo bem, seu time de vendas deve estar alinhado e engajado com o seu público. Além disso, seu time de vendas é responsável pela rápida reposição dos produtos que estão em falta na gôndola, assim como a mudança das prateleiras e vitrines para não se tornarem repetitivas e as deixarem mais atrativas para os clientes potenciais.

Dar destaque para uma linha de produtos de Natal começa com o treinamento da equipe de vendas. Portanto, saber as características de todos os produtos, como funcionam, para que servem, além dos valores e políticas de venda da sua loja são fundamentais.

Lembre sua equipe de receber o cliente na porta, ser sempre simpático e ajudá-lo a achar o que procura.

4. Faça um bom atendimento em todos os canais

Com a maior parte das informações disponíveis na internet, os clientes têm recorrido aos lojistas não só para tirar dúvidas sobre produtos, mas também em busca de um atendimento personalizado. Nesse contexto, uma maneira de sua loja se diferenciar neste Natal é oferecendo um atendimento de excelência aos clientes.

Veja no post faça um bom atendimento em todos os canais algumas boas práticas para os canais mais utilizados.

Agora, que tal umas dicas de ações no PDV para lojas de rua venderem mais no Natal?

5. Lista de presentes para amigo secreto

A ideia é fazer uma lista de amigo secreto para familiares, grupos de amigos de escolas, faculdades, empresas e divulgar pelas redes sociais e de outras formas que preferir. Tudo isso garante um fluxo de vendas para a ocasião.

Separe produtos por valores, facilitando a compra pro amigo secreto. Por exemplo: uma prateleira para R$19,90, outra para R$29,90, um display para produtos de R$39,90, e quem sabe um mesão central para produtos de R$49,40.

Esta ação é muito utilizada pelos nossos lojistas para aniversários. Porém, pode ser facilmente replicada para o amigo secreto e sua loja vender muito no Natal. Veja mais detalhes no post Lista de presentes: sua loja vendendo mais.

6. Cross Selling

No Natal é muito comum um cliente entrar em uma loja para comprar um produto específico, e levar para casa mais 1 ou 2 itens complementares.

Por exemplo: Uma cliente entra numa loja de perfumaria para comprar um kit de maquiagem para presentear a irmã, a vendedora mostra os produtos de melhor qualidade e, antes de direcionar para o caixa, sugere uma linda nécessaire por mais R$20,00 para ela complementar o presente. Na fila do caixa, a cliente vê um chaveiro pompom que ela acha maravilhoso e também adiciona o produto na compra.

Você deve ter entendido a ideia, né?

Cross selling é a técnica de fazer uma oferta de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar para aumentar o faturamento da loja. Ou seja, uma excelente aposta para lojas de rua venderem mais no Natal! 🙂

7. Estoque

Esse é um dos primeiros lugares a ficar desorganizado, devido aquela “correria” para atender o cliente o mais rápido possível. E qual o resultado disso? O estoque acaba virando uma eterna bagunça, até que chega o momento que ninguém mais encontra nada. Desta forma, sua loja pode acabar perdendo muitas vendas por não encontra os produtos que estão perdidos por lá!

Dicas para manter o estoque organizado no Natal:

  • Coloque identificação nas prateleiras
  • Separe seus produtos por categoria, marca ou linhas
  • Faça uma organização diária antes da abertura da loja ou depois que fechar
  • Tenha um controle efetivo de entradas e saídas de produtos para não ocorrer ruptura de estoque (veja como clicando aqui)

Para ajudar na organização do seu estoque, disponibilizamos gratuitamente nossa Planilha de controle de estoque para sua loja (Curva ABC). Baixe clicando aqui.

Que tal disponibilizar mais espaço no seu estoque para comprar produtos atrativos para seus clientes presentearem no Natal? Então, aposte na Black Friday!

A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo que acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Por isso, é importante você já se preparar para o evento, que é um dos principais de vendas do país. A data é ótima para escoar produtos que estão parados no seu ponto de venda e desafogar o estoque para o lojas de rua venderem mais no Natal.

Veja umas dicas para arrasar nas vendas no post Black Friday: como lojistas podem se preparar para a data.

Enfim, são muitas ações para por em prática para lojas de rua venderem mais no Natal. Então, bora fazer um Natal super vendedor!

Boas vendas!