5 dicas para planejar o Natal em sua loja

Já entramos em Outubro e é importante você começar a planejar o Natal em sua loja!

O Natal é o período do ano mais esperado pelos varejistas devido ao aumento nas vendas. Mas para ter êxito é preciso planejar com antecedência para que detalhes como mix de produtos, estoque, equipe de vendas e comunicação estejam alinhados e sejam eficientes.

Mas, não se preocupe! Preparamos dicas importantes para manter a organização e começar a planejar o Natal em sua loja o quanto antes. Então, vem ver!

Dicas para planejar o Natal em sua loja

A primeira etapa para planejar o Natal em sua loja é saber o que vender. Então, vamos para as dicas!

1. Defina seu mix de produtos

Independente do segmento que sua loja atua, este período é ideal para investir em presentes criativos e aumentar seu ticket médio e, consequentemente, o seu faturamento. Porém, para ser mais assertivo na hora de definir seu mix de produtos, é importante ter em mente quem é seu público-alvo e suas personas. Com isto, sua loja estará pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes. Então, veja como conhecer seu público no post: Mapeie e defina seu público-alvo.

Outra dica é optar em separar por coleções ou estilos. Apresentando os produtos de acordo com o perfil de cada cliente, por exemplo. Além de deixar sua loja mais organizada, aumenta a probabilidade de venda.

Exemplos da Uatt?:

Linha Happy Hour: Para aqueles amigos ou familiares que não dispensam uma festinha!

Linha Família: Aquele clássico jantar de Natal com a família sempre pede uma troca de presentes. Portanto, um presente com significado para o pai, mãe, avós e outros familiares vai bem nessas horas.

2. Estoque

Estoque é uma das maiores “dores de cabeça” para o lojista. Comprar e receber os produtos a tempo, repor o estoque com eficiência para evitar  ruptura de estoque, identificar os produtos que mais vendem, ou os que têm menos giro e fazer uma promoção relâmpago para amigo secreto e etc. Enfim, são muitas coisas para se preocupar com o estoque, não é mesmo?

Para que seu estoque não vire uma bagunça e para sua loja garantir MUITAS VENDAS, preparamos umas dicas para manter o estoque organizado no Natal:

  • Coloque identificação nas prateleiras;
  • Separe seus produtos por categoria, marca ou linhas;
  • Faça uma organização diária antes da abertura da loja ou depois que fechar;
  • Tenha um controle efetivo de entradas e saídas de produtos para não ocorrer ruptura de estoque (veja como evitar clicando aqui).

Para ajudar na organização do seu estoque, disponibilizamos gratuitamente nossa Planilha de controle de estoque para sua loja (Curva ABC). Baixe clicando aqui.

Que tal disponibilizar mais espaço no seu estoque para comprar produtos atrativos para seus clientes presentearem no Natal? Então, aposte na Black Friday!

A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo que acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Então, é importante você já se preparar para o evento, que é um dos principais de vendas do país. A data é ótima para escoar produtos que estão parados no seu ponto de venda e desafogar o estoque para o Natal.

Veja umas dicas para arrasar nas vendas no post Black Friday: como lojistas podem se preparar para a data.

3.  Pense na sua equipe de vendas

Será que sua loja vai conseguir atender a demanda de novos clientes que irão surgir neste período?

Com o aumento do movimento nesta época, muitas lojas contratam vendedores temporários para dar conta desta demanda.

Outro fato importante é que seu time de vendas deve estar alinhado e engajado com o seu público. Portanto, dar destaque para uma linha de produtos de Natal começa com o treinamento da equipe de vendas. Saber as características de todos os produtos, como funcionam, para que servem, além dos valores e políticas de venda da sua loja são fundamentais.

Além disso, seu time de vendas é responsável pela rápida reposição dos produtos que estão em falta na gôndola, assim como a mudança das prateleiras e vitrines para não se tornarem repetitivas e desinteressantes aos olhos do cliente.

4 – Lembre-se das caixas e embalagens para presentes

Se você pretende ter sua loja como uma referência para seus clientes, que tal fazer o serviço completo e literalmente vender o pacote? As caixas e embalagens para presentes são ótimas armas para vender mais no Natal, aumentar o ticket médio e evitar que seu cliente se submeta a ir a outras lojas procurar um embrulho.

Utilizando suas próprias técnicas você pode oferecer um presente, por exemplo, numa embalagem especial para Natal.

Sacolas Personalizadas - Uatt? - Boas Vendas

 

Também não esqueça das sacolas personalizadas da sua loja. Isso irá ajudar a divulgar seu negócio para outras pessoas que participarem de amigos secretos e para os familiares da pessoa que está presenteando.

E falando em divulgação:

5. Planeje sua comunicação

Enquanto o Natal não chega, elabore também as suas estratégias de comunicação. Aproveite para informar a sua base de clientes através de e-mail marketing e whatsapp que a sua loja terá muitos produtos para presentear neste Natal. Desta maneira você fará com que pessoas que já são clientes voltem a comprar com você.

Crie ações de divulgações em redes sociais, como divulgar ítens e coleções diferentes no stories do Instagram, por exemplo.

Com o nosso guia rápido redes sociais para lojistas você vai ter uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais neste Natal. Então, baixe grátis clicando aqui!

Também é preciso pensar na vitrine, que é um ótimo atrativo de clientes e é peça-chave do desempenho de uma loja no Natal, independente se esta é na rua ou no shopping. Por isso, quanto mais decorada com a magia do Natal a vitrine estiver, mais chances de atrair clientes e efetuar vendas.

Enfim, são muitos detalhes para planejar o Natal em sua loja, não é mesmo? Então, se programe com antecedência: agora é hora de começar o planejamento e executar essas ações!

Continue acompanhando o blog Boas Vendas que em breve teremos mais dicas para sua loja ARRASAR NAS VENDAS neste Natal!