Influenciadores digitais: por que apostar em sua loja?
Influenciadores digitais: por que apostar em sua loja?

Influenciadores digitais: por que apostar em sua loja?

Se você acompanha redes sociais, principalmente o Instagram, e está por dentro das tendências, sabe o poder dos influenciadores digitais para gerar autoridade dentro do segmento em que cada um atua. Mas, você já se perguntou por que apostar neles nas campanhas de marketing em sua loja?

Influenciadores digitais estão se tornando mais importantes para os internautas, e consequentemente para as marcas. Afinal, o público do influencer vai querer ouvir o que aquela pessoa que ele confia está falando e querer saber mais sobre os produtos que ela menciona em seus posts.

Então, vamos entender um pouco mais sobre o assunto e começar a utilizar esta estratégia no seu negócio?

1. O que são influenciadores digitais?

Em poucas palavras: são pessoas que têm a capacidade de influenciar outras pessoas a tomarem decisões, seja estilo de vida ou consumo. Ou seja, contam com uma grande visibilidade e influência nas redes sociais.

Na sua grande maioria, influenciadores tem um nicho bem segmentado, como, por exemplo a vida fitness, e usam uma linguagem certeira, seja ela textual, visual ou audiovisual, para comunicar com este público. Dessa forma, conseguem atingi-lo com propagandas de produtos, que supostamente consomem, de forma sútil e certeira.

2. Por que apostar em sua loja?

Influenciadores digitais são uma boa aposta por um motivo muito simples: eles são uma ponte entre sua marca e seus clientes.

Mas é importante que ao buscar um influenciador digital, ele tenha o perfil da sua marca. Ou seja, se identifique com ela para que faça sentido seu produto aparecer para seus milhares de seguidores.

Se sua loja é de produtos naturais, trabalhar com um influencer fitness é uma boa aposta. Para lojas de roupas, um influencer ligado a moda seria interessante. Para lojas de presentes, uma influenciadora teen pode ser o perfil ideal. E por aí vai.

Mais motivos para apostar nos influencers:

  • Eles têm um público fiel e engajado, têm confiança e credibilidade, as pessoas acreditam no que eles falam;
  • São uma referência dizendo que a sua marca é boa;
  • Os influenciadores falam diretamente com o público como se fosse um amigo dando conselhos;
  • Consumidores acreditam muito mais em pessoas do que na publicidade das marcas.

Resumindo: apostar em influenciadores é trazer alguém que consiga se aproximar do seu público de uma forma natural e que desperte nele essa vontade de acompanhar tendências e seguir comportamentos.

3. Como fazer uma parceria com influenciadores

O primeiro passo é olhar para o seu próprio negócio. Quem são as suas personas ( personagens fictícios, criados a partir de dados reais de consumidores que consomem os produtos e serviços da sua loja)?

Se ainda não tem isso definido, leia o post mapeie e defina seu público-alvo e veja dicas sobre como criar uma.

Pois, você precisa conhecer e entender muito bem quais formatos de conteúdos ela costuma consumir (textos, imagens, vídeos) e também identificar quais perfis de pessoas que influenciam a sua decisão de compra.

Em seguida identifique quais são os bloggers, youtubers, instagramers, que fazem parte do dia a dia da sua persona, liste-os e comece a sua pesquisa sobre eles.

Confira os números de acessos do influenciador como:

  • Número de inscritos no canal do youtube;
  • Número de seguidores nas mídias sociais;
  • Média de visualizações por vídeo;
  • Média de engajamento nas postagens e outros que conseguir identificar.

#Dica: é muito importante que as qualidades, valores e interesses dele sejam no mínimo similares ao da sua empresa.

Enfim, existem inúmeras formas de iniciar o contato com influenciadores digitais. Por exemplo, o envio de brindes sem pedir a divulgação, mas com a intenção de que desperte neles a vontade de mencionar seu produto, contratos de publicidade e etc. Mas, vale ressaltar que, atualmente, por ter se tornado uma profissão bem rentável, cada vez mais os influenciadores contam com equipes para ajudarem na organização, finanças e contratos com marcas.

Porém, há também a possibilidade de contratar através de plataformas digitais.

5 plataformas para contratar influenciadores digitais

1. Influency.me: conta com um banco de dados com cerca de 80 mil influenciadores digitais cadastrados na plataforma. Você pode buscá-los de acordo com gênero, alcance nas redes sociais, faixa etária e mídias sociais em específico, entre outros filtros.

2. Airfluencers: assim como o Influency.me, o Airfluencers também conta com um banco de influenciadores próprio, que pode buscar de acordo com diversos critérios.

3. Celebryts: promete atender a nichos específicos, como o de moda ou o segmento geek. Sua base conta com cerca de 40.000 influenciadores e conta com período de testes gratuitos.

4. Digital Influencers: a plataforma foca em atender negócios locais, ao invés de adotar supercelebridades que não necessariamente servirão ao seu propósito.

5. Hubble: é um serviço para quem busca superestrelas para divulgar seu produto, independente da abrangência. Funcionando como uma base para contratar influenciadores digitais, a plataforma também permite a contratação diretamente pelo serviço.

Você não deve ignorar essa estratégia se quer o sucesso do seu negócio. Afinal, apostar no marketing de influência, especificamente em influenciadores digitais, é uma das formas mais poderosas de divulgação da marca.

Então, vamos colocar esta estratégia em prática?