Confira nosso guia completo: como vender pelo Instagram!

Guia completo: como vender pelo Instagram?

As redes sociais como plataforma de vendas já não são mais novidade, mas sim uma necessidade do mercado. Posicionar a sua loja é essencial, e por isso, hoje trouxemos dicas incríveis de como vender pelo Instagram. Prepare-se para dominar a plataforma com conteúdos ricos e converter em resultados efetivos. 

Antes de irmos para as dicas práticas de como vender pelo Instagram, vamos para os passos básicos, então confira o checklist e garanta uma presença na plataforma alinhada aos recursos para marcas.

Como vender pelo Instagram: recursos iniciais

1. Migrando para conta comercial 

Configurar uma conta comercial permite um acompanhamento mais detalhado dos seus dados, ou seja, com acesso a métricas aprofundadas de resultados e públicos. Além disso, as ferramentas de negócio possibilitam o uso de botões de ação para contato e também a criação de anúncios. 

Para migrar, clique em configurações → mudar para conta profissional → empresa. Logo depois, vincule o perfil à sua página do Facebook.

2. Criando uma bio envolvente

Uma boa descrição na bio é fundamental. Resuma a sua loja com frases curtas na linguagem do seu público. Emojis podem ajudar a contextualizar e deixar a descrição mais visual. Por fim, não esqueça de configurar os dados de contato para facilitar a busca dos usuários. 

São detalhes, mas fazem a diferença. Com tudo isso pronto, é hora de se destacar. 

Como vender pelo Instagram: estratégias de conteúdo

O Instagram tem como essência o conteúdo visual, portanto dedique tempo produzindo imagens. Boas fotos e vídeos não precisam, necessariamente, de grandes investimentos. A própria iluminação natural, um fundo organizado e o produto em destaque, por exemplo, já criam um cenário interessante. 

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Para fazer intervenções gráficas diferenciadas ou montar vídeos, aproveite apps de edição como VSCO, VIDEOLEAP e MOJO

[NOVIDADE] O Instagram REELS, recém lançando, também é ótimo para criar conteúdos diferentes em pequenos vídeos mostrando os produtos em uso.

2. Criando textos 

Na hora de criar os textos, busque se conectar com o público utilizando a linguagem adequada juntamente com gatilhos de venda. Fale do produto despertando desejo e ofereça as condições de pagamento, valores e onde encontrar. Também aposte em estímulos de urgência, como “últimas unidades”, “últimos dias” e “desconto exclusivo”. 

3. Utilizando influenciadores

Que tal trabalhar com aqueles que sabem como vender pelo Instagram através de conteúdo autoral? Identifique influenciadores que tenham vínculo com o seu público e firme parcerias. Da mesma forma você pode trabalhar a humanização da marca utilizando os vendedores – e você mesmo – como influencers e modelos. Que tal?

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4. Marcando localização nas postagens

Outra boa dica é buscar clientes através da marcação de localização. Na hora de fazer postagens, adicione como local o bairro, região, cidade ou rua da sua loja, facilitando para que pessoas das redondezas encontrem o seu estabelecimento

Como vender pelo Instagram: estratégias de relacionamento

1. Respondendo da melhor forma

Nutrir um relacionamento atencioso é a base para reter clientes, então lembre de responder a todas as perguntas com mensagens cuidadosas e informações úteis. Ah, responder comentários de elogios é importante, mas nada de fugir das críticas! Mostrar o seu posicionamento e resolver os problemas também é uma forma de cuidar do seu público. 

2. Estimulando uma hashtag

Estimule o compartilhamento de publicações com seus produtos utilizando uma hashtag que represente a marca, e assim também fica fácil de acompanhar as marcações, responder e repostar os clientes. 

3. Link na bio para Whatsapp

Muitos clientes preferem tirar dúvidas pelo Whatsapp e, com os recursos business da plataforma, você pode ser cada vez mais relevante. No seu link da bio, deixe a possibilidade de contato pelo app, desse modo ampliará ainda mais o relacionamento com o público. 

Por fim, é só colocar em prática as dicas de como vender pelo Instagram e, como resultado, destacar a sua loja nas redes sociais. Mantenha-se constantemente inspirado e acompanhe referências diariamente. No Instagram da Uatt?, por exemplo, você encontra ideias para conteúdos genuínos e diferenciados. Acompanhe!

Boas vendas e até breve.