Você deseja aumentar a produtividade e motivar cada vez mais a sua equipe? Então esse artigo é para você! Com a gamificação é possível conseguir atingir esses dois objetivos de forma eficiente e divertida.
Para que você entenda como funciona vamos começar explicando o que é a gamificação e como você pode implementar em sua loja com seu time de vendas e toda equipe. Confira!
O que é gamificação?
É uma prática que utiliza de mecânicas de jogos em negócios e empresas com o objetivo de aumentar o engajamento da equipe, resolver problemas e melhorar o aprendizado, fazendo com que as pessoas se motivem e sejam cada vez mais proativas. Conheça quais os principais benefícios ao aplicar em sua loja essa estratégia:
- ambiente mais descontraído e produtivo;
- aumento do interesse e motivação da sua equipe;
- os membros da equipe conseguem acompanhar o próprio desempenho;
- proporciona resultados efetivos para a empresa.
Para que o sucesso da estratégia de gamificação aconteça é necessário que o time participante sinta que aquilo faz sentido, não adianta implementar se ela não fizer sentido para a equipe da sua loja. Além disso, você precisa criar premiações relevantes, que traduzem o contexto adequado e que tenham um propósito claro para quem vai executá-la.
Como planejar a estratégia de gamificação?
Como qualquer estratégia, para que a gamificação funcione em sua loja ela precisa ser planejada, elaborada e colocada em prática de forma alinhada com os objetivos que você deseja atingir. Você precisa conhecer bem o público-alvo e saber como superar as expectativas dele.
Então, antes de iniciar qualquer ação é necessário que você faça um mapeamento das pessoas da sua equipe e dos objetivos que você quer atingir, crie o planejamento e a estrutura da gamificação. E não esqueça, pense em como você irá recompensar os participantes para mantê-los comprometidos com o ‘jogo’. Confira alguns modelos de gamificação:
1. Crie metas e estabeleça objetivos para a sua equipe de vendas
Como já abordamos anteriormente, a gamificação aumenta a motivação da equipe e, no caso do seu time de vendas, o aumento dessa motivação vai gerar mais vendas. Com bonificações e metas claras você pode fazer com que seu time se dedique cada vez mais para melhorar o número de vendas ao longo dos meses. No fim, o ‘jogo’ proporcionará um resultado que impactará diretamente nas metas da sua loja.
2. Capacitação da equipe
Outra forma de implementar a gamificação dentro da sua loja, é utilizando da estratégia para capacitar o seu time de vendas. Você pode criar um sistema de pontos a cada vídeo, texto ou materiais disponibilizados por fornecedores que os vendedores assistam. E no final, quem tiver a maior pontuação ganha uma bonificação ou ‘prêmio’. O objetivo é sempre motivar a sua equipe a crescer e, com isso, você conseguirá ótimos resultados para a sua loja.
Exemplos de gamificação em grandes empresas
Empresas como a Google, Microsoft e Deloitte utilizam de estratégias de gamificação, veja como!
A Google incentiva os colaboradores a acompanharem as despesas relacionadas às viagens de negócio que realizam. Para motivá-los, eles garantem que cada centavo economizado o funcionário receberá como adicional em seu salário.
Microsoft
A Microsoft usa da gamificação para auxiliar a equipe de testes dos softwares da empresa a encontrarem falhas nas traduções. Confira no vídeo explicativo, acessando o link:
https://www.youtube.com/watch?v=oWFIPRhNAkY
Esses foram alguns exemplos de como a estratégia de gamificação é utilizada em grandes empresas. Além disso, você pode conferir o que é e como implementar em seu negócio.
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