Dicas para atrair clientes durante a baixa temporada

Todo o lojista visa manter um ritmo constante de vendas, não é mesmo? Entretanto, a maioria das lojas/empresas possuem sazonalidade no volume de vendas, ou seja, cada uma possui um período do ano que vende mais ou vende menos. Por isso, resolvemos oferecer algumas dicas para você transformar a sua baixa temporada e atrair clientes durante o período. 

Antes de começar, você precisa ter bem definido quais são os meses que sua loja vende mais e quais ela vende menos. Para realizar esse cálculo você precisa verificar a média de vendas mensal ao longo do ano e determinar os impactos da sazonalidade durante os períodos. Para isso, considere: volume de buscas, histórico de vendas e estoque. 

Após essa avaliação ficará bem mais fácil para você determinar quais ações serão necessárias durante o ano. Continue a leitura e confira como atrair clientes durante a baixa temporada.

1. Crie um planejamento estratégico

Planejamento é tudo! Agora que você já sabe quais são os períodos com baixo número de vendas na sua loja, utilize com inteligência essa informação e se prepare. Monte um planejamento estratégico com antecedência, este é o momento de pensar em ações para solucionar as causas para a baixa nas vendas da sua loja nos próximos meses e atrair clientes. Ele pode ser feito de forma mensal, bimestral, semestral ou anual.

2. Melhore sua presença digital

Em um momento como o de pandemia, as vendas on-line estão se consolidando e cada vez mais os clientes começam a perceber que podem comprar tudo o que precisam com apenas alguns cliques. Segundo pesquisa da Report Neotrust, ao comparar o segundo trimestre de 2020 com o de 2019, foi possível perceber um aumento de 104% no faturamento de e-commerce. 

Esse é apenas um de diversos dados que precisam ser considerados. Então, comece já com pequenas ações, como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Neste momento em que o digital está crescendo mais do que nunca, sua loja precisa marcar presença e investir em ações para atrair clientes e converter cada vez mais vendas através dos canais online. Esteja conectado e utilize das ferramentas digitais para alavancar os seus resultados. 

3. Realize promoções 

Uma boa alternativa para a baixa temporada é a criação de promoções. Sem dúvidas essa é uma forma de impactar diretamente o período e fazer com que o consumidor compre. 

Para que essa estratégia funcione é preciso que você utilize daqueles dados que foram recolhidos quando você levantou a sua média de vendas mensal. Um bom exemplo seria: a queima de estoque de roupas de inverno durante o verão. 

Para que a ação funcione, o planejamento prévio e estratégico é fundamental na hora de atrair clientes interessados. 

Quais ações de venda realizar para atrair clientes: 

1. Compre 1 leve outro

Pense em promoções que façam o cliente comprar mais de um produto, ou seja, trabalhe com descontos progressivos para produtos da mesma linha. 

2. Desconto + uma boa ação

Trabalhe com descontos e alguma ação social. Por exemplo, se o cliente doar um agasalho, alimento ou brinquedo ele ganha o desconto na compra.

Não basta apenas colocar em prática as ações, é preciso divulgá-las! 

Após colocar em prática as ações, chegou o momento de divulgar. Faça seu planejamento de marketing e escolha com sabedoria quais ferramentas utilizar e quais campanhas você pode criar. 

Lembre-se que estamos em um momento crucial e de adaptação, não se prenda ao passado e invista em um futuro de sucesso para sua loja! 

Quer acompanhar mais dicas como essa? Fique ligado aqui em nosso blog e acompanhe nossas novidades!

Boas vendas!