Hora de aquecer os motores para época do ano mais esperada pelos lojistas. Sem dúvidas o Natal é o rei das datas de varejo e o momento ideal para alavancar as vendas e os lucros. Essa data tão esperada – em especial neste ano de 2020 onde a maioria das pessoas passou longos meses longe da família e de pessoas queridas – reacendeu as chamas do otimismo no comércio em geral, o mercado apresenta boas expectativas para esse ano, mas apesar disso é importante reforçar sua comunicação e as estratégias. Você sabe como preparar sua loja para o Natal com eficiência? Listamos dicas importantes para que o seu planejamento seja assertivo e suas vendas mais ainda. Confira!
Planejamento
Planejar é a base de tudo, e quem te disse ao contrário mentiu. Um bom planejamento é essencial para alcançar os resultados que você deseja, então comece a preparar a sua loja para o Natal no papel. Liste o que deu errado e o que deu certo no ano anterior, quais foram seus desafios e quais foram suas conquistas nesse ano, estude as expectativas de especialistas no mercado e defina seu objetivo de vendas. Com isso em mãos comece a traçar tudo que você precisa fazer para alcançar suas metas.
Preparando a vitrine
- Temática
Que tal fugir do óbvio? Busque referências de vitrines dos mais variados ramos. Olhar elementos e exemplos que fujam do seu ramo de negócio e até mesmo da cultura do seu país, te faz pensar fora da caixa e dá insights geniais para você surpreender e chamar a atenção.
2. Visual merchandising
Aplique técnicas de visual merchandising na disposição de produtos na sua loja para o Natal, não só na vitrine mas também na parte interna. Apresente junto produtos que se complementam – ex.: almofada + balde de pipoca + copo grande com canudo – dê destaque aos produtos mais procurados nessa época do ano (lembra do seu planejamento? Ele vai te ajudar aqui.) e invista em opções temáticas, como: namorados, mãe, pai, filho, etc. Banner e adesivos ajudam muito a chamar a atenção também!
3. Variedade
Lembre-se que as pessoas são cada vez mais plurais, então suas ofertas de produto também precisam ser. Ofereça os mais desejados, mas tenha em vista e de fácil acesso produtos dos mais variados gostos e possibilidades.
Preparando a equipe
- Treinamento
Ofereça treinamento de vendas intensivas para o seu time, essa época requer fôlego. Mas também invista em treinamento técnico. Todos devem estar afiados e dominando as informações dos produtos.
2. Reforço no time
A preparação de uma loja para o Natal deve ser completa, este é o seu momento de brilhar nas vendas, então se for preciso invista em contratação temporária, uma prática super comum no comércio e muitas vezes necessária.
3. Metas e bonificação
Defina esquema de metas e bonificação. Mostrar aos funcionários que eles também lucram enquanto a empresa lucra e incentivar o espírito de competição, motiva as pessoas e as torna mais engajadas.
Defina ações estratégicas
- Promoção
Para vender mais, aposte em preços promocionais em produtos que estão parados. Venda casada é uma ótima alternativa também. - Estoque
Confira seu estoque, entre em contato com seus fornecedores, certifique-se de estar abastecido na medida certa – nem demais e nem de menos – para preparar sua loja para o Natal. - Tenha plano B
E se necessário, plano C e D, desde a equipe até aos produtos. Considere todos os cenários possíveis e pense em soluções para eventuais problemas.
Preparando equipamentos e insumos
- Máquina de cartão
Certifique-se de que suas máquinas de cartão estão atualizadas, carregadas e em boas condições de uso. Problemas com esse método de pagamento podem trazer prejuízos imensuráveis. Lembre-se de verificar, também, seu sinal e conexão. - Embalagens
Venda feita? Agora é hora de finalizar. Garanta o reforço no estoque de embalagens, sacolas e papel de presente. Atente-se também às fitas, laços e cartões. Dica extra: aposte em opções sustentáveis e contribua para a preservação do meio ambiente.
Boas vendas!