A boa gestão da sua loja está diretamente ligada à gestão de armazenamento dos seus produtos. Saber como organizar estoque é uma grande vantagem para os varejistas, uma vez que é fundamental para reduzir desperdícios, para ter mais eficiência na reposição e para atingir maior nível de satisfação dos clientes.
Se o novo momento que estamos vivendo impactou no seu fluxo de vendas, é importante considerar uma etapa de reorganização do seu estoque para a retomada. Uma boa análise dos itens de maior saída é imprescindível, por exemplo.
Preparamos uma série de dicas de como organizar estoque para você reavaliar o seu fluxo de gestão e garantir um bom armazenamento de produtos. Confira:
Como organizar estoque a partir da estrutura e disposição
Primeiramente, comece planejando a disposição dos produtos no espaço que você tem disponível. Utilize o máximo de ocupação vertical possível, separe por regiões de produtos e marcas, coloque etiquetas detalhadas em todos os produtos e faça indicações para que os seus funcionários saibam o que tem em cada prateleira e corredor.
Se você possui produtos perecíveis, não esqueça de posicionar os que vencem primeiro na frente. Dessa forma você evita perdas por simples falta de organização.
Como organizar estoque fazendo controle e contagem
Em segundo lugar, mantenha o controle em dia mesmo que o seu volume de produtos não seja alto. Quando você deixa o inventário apenas para o fim do ano, acaba acumulando tarefas e torna a função desgastante. Por outro lado, se você segmentar o acompanhamento por zonas e fazer mensalmente, o processo será mais simples e produtivo.
Embora planilhas sejam funcionais, outra dica para o controle é usar aplicativos de gestão de estoque que permitam a inclusão dos seus colaboradores como usuários. Assim todos podem participar do processo de contagem.
Como organizar estoque com venda e reposição
Por último, mas não menos importante, utilize a organização do estoque para movimentar as vendas. Faça promoções de itens que estão com muito volume há muito tempo, analise as melhores saídas e programe a encomenda das reposições.
O ideal é que você assuma um modelo de reposição:
- Reposição contínua: compra com maior frequência e estoque menor. Reduz necessidade de espaço de armazenagem.
- Reposição periódica: pedidos feitos em intervalos de tempo fixos e maiores. Facilita a negociação com fornecedores.
Agora que a teoria de como organizar estoque já está entendida, é colocar a mão na massa. Não esqueça que para impulsionar a sua loja é preciso fazer um trabalho completo de gestão. Invista em divulgação, diferentes canais de venda e produtos de qualidade.
Boas vendas e até breve!