Como motivar a equipe de vendas da minha Floricultura

A grande dificuldade de motivar a equipe de vendas tem sido cada vez mais comum, com isso a rotatividade de vendedores de floriculturas só vem aumentando.

Mas afinal, como motivar a equipe de vendas?

É sobre isso que vamos falar hoje! Nós do Boas Vendas reunimos aqui algumas dicas sobre como motivar uma equipe de vendas e reduzir a rotatividade, para que consequentemente sua floricultura venda mais.

Vamos às dicas! Lembrando que elas podem ser aplicadas em grandes ou pequenas equipes de vendas de floriculturas!

1 – Tenha uma boa comunicação

Tenha um boa comunicação com seus vendedores, deixe bem claro o que sua floricultura considera um bom atendimento, quais os procedimentos padrões durante uma venda e o que fazer em situações inusitadas, como a recusa do cartão de crédito do cliente, por exemplo. É muito comum que vendedores, com vícios de outras empresas, tragam hábitos que não são saudáveis. Por isso é fundamental treinamento claro e preciso sobre como a empresa age em cada situação.

2 – Estipule metas claras (sim, colocamos esse tópico)

Essa é clássica e clichê, mas necessária. Não adianta cobrar resultados se não há objetivos para serem buscados. Como assim? É simples: o vendedor deve ter um número para perseguir. R$ 1.000, 5.000, 10.000… Qual é o número exato que ele precisa alcançar?

Faça reuniões semanais para avaliar o desempenho e calcular quanto deve ser vendido por dia e por semana para chegar ao resultado. Dividir a meta em dias ou por semana motiva a equipe, por dar a sensação de números mais palpáveis. Além disso, se você fizer balanços diários com o time de vendas, vai conseguir mudar de direção rapidamente se não estiver alcançando seus resultados.

Importante: “vender mais” não é meta. “Aumentar as vendas em 10%”, por exemplo, é uma meta. Se não tem número, é apenas um objetivo.

3 – Seja um mentor e inspire seus vendedores

Sim, a gente sabe que essa é difícil.

Antes de treinar os seus vendedores, é preciso que você como líder tenha total conhecimento do assunto, principalmente quando o assunto é vender mais em sua floricultura.

Uma boa dica, é você fazer alguns cursos de qualificação em vendas, segundo o diretor da Entheusiasmos Consultoria, Eduardo Carmello, pagar um curso especifico de vendas não é um gasto e sim um investimento, pois traz consequências boas para a empresa. Além disso, você pode fazer reuniões semanais e quinzenais para ensinar técnicas de vendas, um assunto que já falamos aqui no Boas Vendas. 😉

4 –  Ofereça comissões

Todo mundo gosta de uma gratificação no salário, não é mesmo? Por isso, dê incentivos claros através de comissões generosas através do desempenho de seus vendedores. Use esse incentivo para aumentar suas vendas e atingir os números esperados. Outra dica é aumentar a bonificação a partir do momento que metas vão sendo atingidas, mas atenção: estipular metas inalcançáveis terá efeito contrário.  Você pode, por exemplo, aumentar em 10% o valor da comissão quando o vendedor chegar a marca de 50 buquês de rosa ou vender uma quantidade considerável de um produto encalhado.

“Se a empresa está realmente empenhada em ensinar, o gestor pode identificar um livro bom do mercado, por exemplo, e oferecer para cada um da equipe”, sugere Carmello, em entrevista à revista Exame. Estimular o aprendizado faz com que o funcionário perceba que está indo além e aprendendo coisas novas.

5 – Dê feedbacks pontuais

É comum ouvir relatos de gente que foi demitida mas não sabe muito bem o motivo. A situação reflete um cenário de pouco diálogo nas floriculturas. É necessário conversar com a equipe e apontar melhorias para cada funcionário – de forma individual e particular. Além disso, você precisa dar feedbacks pontuais, no dia a dia. Esperar uma semana para conversar pode ser muito tempo.

Quando as conversas não surtirem efeitos, o ideal é pontuar as consequências para quem não se adequar à loja. Os feedbacks servem também para elogiar o que está bom e tentar mudar as estratégias para o que está dando errado, e assim motivar o time de vendas.

6 – Seja simpático (a)

Salário é importante, mas fundamental também é ter um clima agradável e animado dentro da empresa. Não deixar transparecer os seus problemas pessoais ou internos da floricultura para a equipe de vendas. Clima bom = boas vendas e time motivado.

7 – Comemore seus resultados

Você estipulou metas, deu feedbacks, aumentou comissão e fez outras ações e o melhor bateu a meta? Ótimo! Depois de tanto trabalho, reúna sua equipe para um happy hour no fim do expediente e brinde aos resultados de todos. Não esqueça de fazer um discurso bonito agradecendo cada um.

8 – Faça algo novo (sempre)

Trabalhar com flores é algo mágico, e fazer algo incrível pode ser muito barato e surpreendente. Que tal motivar sua equipe dando flores em datas especiais para seus funcionários? No dia das mães, por exemplo, você pode dar um buquê de flores para cada filho funcionário entregar a sua mãe. Ações simples como essa podem trazer muito alto astral para a sua floricultura e fazer cada dia de trabalho valer a pena.

 

Tem mais alguma dica que deu certo na sua floricultura? Compartilhe com a gente nos comentários.