As datas comemorativas são super importantes para o comércio de forma geral. O aquecimento das vendas vem, principalmente, das principais datas de varejo. Já se perguntou como sua floricultura pode estar presente com vendas ativas em todos esses momentos? Vamos inverter o jogo, e ao invés das flores serem complemento de presentes, vamos fazer dos objetos um complemento para as cestas de flores. Quer entender mais? Continue lendo.
Definição do público
O primeiro passo para vender mais cestas de flores temáticas, é você conhecer o seu público: aqueles que já compram e o que tem potencial para consumir esse modelo de presente. Na verdade, essa dica é importantíssima para o seu negócio em geral. Comece fazendo um levantamento geral e estudo de quais as datas mais possíveis de venda de cestas. Depois de listá-las, identifique em cada uma delas quem é o público que compra para presentear e quem é o público que é presenteado.
Exemplo:
DIA DAS MÃES
Quem compra cestas de flores para presentear.
Homens e mulheres
Faixa etária: 28 a 40 anos
Classe social: B e A
Quem é presenteado.
Mulheres
Faixa etária: 55 a 75 anos
Classe social: C, B e A
*Exemplo meramente ilustrativo.
Essa etapa é indispensável para que você entenda como montar suas cestas, ofertar seu produto e, principalmente, se comunicar com seu público escolhendo a melhor forma de divulgação.
Mix de produtos para cestas temáticas
Agora vamos falar da melhor parte: a montagem das cestas. Você, florista, entende melhor do que ninguém quais são as opções de flores mais desejadas em cada momento, como por exemplo rosas vermelhas no dia dos namorados. Mas, a cesta pode e deve ser seu grande diferencial e podem, inclusive, ajudar a aumentar o ticket médio da sua floricultura, Para isso entregue um mix que valorize a data especial e incremente o presente. Considere na montagem da cesta a seguinte conta:
FLOR + OBJETO + CARTÃO + DOCE OU BEBIDA
[fixo] [fixo] [fixo] [variável]
A partir daí use sua criatividade considerando o tema de cada data e ocasião.
Aqui na Uatt? contamos com o mais variado mix de produtos, como canecas, almofadas, necessaires, cartões, porta-retratos, bandejas, etc, úteis e muitas vezes temáticos para cestas de aniversário, Dia dos Namorados, aniversário de namoro ou casamento, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa e muito mais.
Conte para os seus clientes
Deixe o seu público saber que pode contar com a sua floricultura quando o assunto for presente completo. A divulgação frequente através das mídias digitais, como redes sociais e whatsapp, é fundamental para fixar na mente dos seus clientes as opções de presente que você pode oferecer. Lembre-se que para ser lembrado é preciso ser visto, dedique-se a divulgação com fotos das cestas e os itens que nela contém para converter mais vendas.
Gostou das dicas? Fique ligado aqui no blog Boas Vendas que temos sempre mais.