O que fazer com os produtos sem giro de estoque - Blog Boas Vendas
O que fazer com os produtos sem giro de estoque em minha loja de foto

O que fazer com os produtos sem giro de estoque em minha loja de foto?

Você já parou para analisar a quantidade de produtos parados em seu estoque? Sabe o que fazer com os produtos sem giro de estoque?

Todo lojista está sujeito a passar por essa situação. Mas, o que vai diferenciar sua loja da concorrência é a decisão sobre o que fazer com produtos sem giro. Nessas situações, você tem duas alternativas. A primeira é reter os produtos na esperança de que eles tenham saída, a segunda, promoções para liberar o estoque.

Parece fácil a decisão, não é mesmo? Afinal, você investiu nas mercadorias e não quer perder dinheiro. Mas vamos com calma! Antes de escolher ficar com os produtos, é importante saber como anda o seu capital de giro.

A importância do capital de giro

O seu capital de giro é o dinheiro em caixa somado com as mercadorias em estoque e as vendas que você fez a prazo, acredite, é essencial para que a sua loja sobreviva.

Mercadoria parada é dinheiro parado. Você já deve ter ouvido essa frase e ela se encaixa perfeitamente para você, que quer ter lucro na sua loja. Para isso, precisa vender, certo? Mas toda venda tem o seu custo, de produção e principalmente de estocagem. Por isso é essencial que você tenha o controle e giro de estoque efetivo. Que nada mais é do que, manter a quantidade certa de mercadorias, nem mais, nem menos.

Como ter um bom giro de estoque

Agora que você já sabe a importância do seu capital de giro, se questione: vale mais a pena fazer o dinheiro girar, mesmo diminuindo a margem de lucro, ou manter mercadoria parada gerando custos no seu estoque? Viu como, de outra perspectiva, fica fácil entender que produto parado deixa de ser um investimento e passa a ser um prejuízo?
Uma boa estratégia para reverter essa situação são as promoções. Quando bem planejadas, elas equilibram as contas, liberam espaço no estoque e aumentam o seu poder de compra. Ou seja, são a solução para os seus problemas. Para ajudar a sua loja de foto e revelação a ficar ainda mais conhecida, sem que você tenha prejuízo, a gente preparou um passo a passo sobre como planejar as promoções de produtos sem giro no seu estoque. Vamos lá?

Defina qual será a promoção

Uma promoção feita para liberar o estoque não pode se limitar apenas a vender os produtos encalhados por um preço menor do que ele é vendido normalmente. Ela precisa ser vista como uma oportunidade da sua loja de foto e revelação para conquistar ainda mais clientes. E por isso, o tipo de ação que você escolher vai influenciar na imagem que será passada ao consumidor. Além dos descontos únicos, os famosos “Leve 3, pague 2” e as porcentagens progressivas são algumas das sugestões para queimas de estoque. Afinal, além de venderem os que estão sem giro, ainda incentivam o consumidor a levar mais produtos. Desta forma, acaba aumentando as suas vendas.

Calcule o desconto

O que fazer com os produtos sem giro de estoque em minha loja de foto

Tão importante quanto fazer o levantamento do que está parado no estoque para entrar em promoção, é definir os descontos que serão oferecidos para os seus clientes. Por isso, você precisa levantar os preços de custo e venda dos produtos, para saber o seu lucro e assim reduzi-lo. Mas, cuidado! Apesar de tentador, definir porcentagens pela atratividade, como 50%, sem fazer uma detalhada avaliação dos custos pode lhe causar prejuízos. E a ideia é sempre ter lucro, mesmo com promoções, certo?

Use a percepção de valor do cliente

Se no seu estoque, um dos produtos sem giro tiver uma grande margem de lucro, acaba sendo automático você pensar que vai poder oferecer um desconto ainda maior, e por isso ele será vendido com mais facilidade. Cuidado de novo, pois você pode provocar exatamente o contrário e afastar o seu público. Dimensionar a porcentagem de acordo com o valor do produto percebido pelo seu cliente é fator essencial para que ele seja atraído sem gerar desconfiança sobre o desconto oferecido.

Defina o início e o fim da promoção

Para definir as datas de início e fim da promoção, você pode explorar o calendário comercial e as datas comemorativas. Final do ano, as atenções estão voltadas para o Natal, por isso pode ser uma boa oportunidade para oferecer descontos nos produtos que estão parados, liberar espaço no estoque, aumentar o capital de giro para adquirir os lançamentos de início de ano e começar um novo ciclo de vendas na sua loja de foto e revelação.

São passos simples, mas que precisam da sua atenção, lembre-se: o segredo do sucesso de uma promoção é o planejamento.

Comece agora e boas vendas!  😉