Se você já atua no varejo há algum tempo e ainda não definiu seu público-alvo, seu negócio pode estar tomando um rumo diferente do que você imaginava. Afinal, tudo que norteia sua loja está ligado a ele.
Todas as informações sobre seu público-alvo são de extrema importância para visualizar o panorama da sua empresa. Porém, nenhum desses resultados é efetivo para traçar um planejamento de médio e longo prazo se você não souber quem é ele. Isso porque, para ter um negócio rentável, é preciso, antes de saber quanto se vende, descobrir para quem se vende.
Por isso vamos falar sobre a importância de você ter ele definido e dar dicas de como traçar esse perfil. Então, vamos lá?
Por que é preciso saber quem é seu público-alvo?
Saber quem é o público-alvo é uma das premissas para quem quer que os negócios prosperem e cresçam. Isso porque, a partir dessa definição, é possível ter mais assertividade nas decisões de gestão de uma Loja de Roupas. Ou seja, desde o momento da negociação com os fornecedores para comprar os produtos que mais dialogam com o público até o planejamento de ações de vendas e promoções. Dentre as principais vantagens dos negócios que têm seus perfis de clientes definidos, destacam-se:
- Maior assertividade no mix de produtos. Sabendo para quem se está vendendo, fica mais fácil selecionar os produtos que vão entrar no mix da sua Loja de Roupas. Por exemplo, se o seu público-alvo for mulheres dos 20 aos 40 anos, oferecer peças de vestuário e acessórios modernos, que seguem as tendências da moda, faz com que as vendas aumentem, já que essas escolhas atendem ao perfil de cliente. Por outro lado, se o público for misto e as mulheres com mais idade também fizerem parte dele, é preciso repensar o posicionamento dos produtos, para que elas também encontrem o que procuram na sua loja de roupas.
- Campanhas de marketing direcionado. Essas campanhas estão, cada vez mais, ganhando força no mercado. Isso porque elas têm um objetivo claro, e chegam ao consumidor de forma direta e personalizada, oferecendo o que ele realmente está procurando. Por isso, conhecer o seu público alvo é essencial para investir em campanhas direcionadas nas redes sociais, por e-mail marketing ou até mesmo pelo WhatsApp.
- Aumento das vendas. Os negócios que têm o seu perfil de cliente definido indiscutivelmente têm mais chances de oferecer o que público procura. Por consequência, colhem os frutos com o aumento das vendas.
3 dicas para identificar o seu público-alvo
Se você não sabe quem são os perfis de clientes da sua loja de roupas, não se preocupe. Apesar de essencial para ter resultados de vendas melhores, essa definição pode ser feita a independentemente do momento do negócio. Portanto, não importa se o seu negócio está no começo ou já tem tempo no mercado, é preciso colher dados e analisá-los para identificar quem é o seu público.
Faça cadastros dos clientes
Uma forma de começar a traçar o perfil do seu público-alvo é colhendo as informações diretamente na fonte. Para isso, os cadastros de clientes são uma boa alternativa. A partir das informações dadas no momento de uma compra, você pode começar a traçar os perfis de clientes da sua loja de roupas.
Dentre os dados básicos de um cadastro estão:
- Gênero
- Idade
- Estado civil
- Endereço
É claro que você pode aprofundar as fichas cadastrais, mas é preciso que esse primeiro momento seja leve, não demande tempo e nem complique a venda para o seu cliente. Portanto, avalie essas questões antes de fazer com que ele perca tempo respondendo ao questionário.
Leia também: Como o cadastro de clientes pode aumentar suas vendas
Analise os produtos com maior saída
Além dos dados que os clientes podem fornecer durante um cadastro, ao fazer uma compra na sua loja, eles deixam outras informações essenciais para que você trace os perfis do seu público. As compras que fazem são uma delas. Portanto, você pode começar a traçá-los analisando as peças que são mais vendidas, aquelas que mais são procuradas, o tamanho que mais tem saída no seu estoque e até mesmo as formas de pagamento que são escolhidas pelos seus clientes.
Invista no relacionamento pós-venda
Se você quer ir ainda mais a fundo na definição dos perfis do seu público-alvo, deve investir nas ações de pós-venda. Isso porque, quando feitas estrategicamente, elas podem revelar informações essenciais para os resultados da sua loja de roupas. Com um canal de comunicação aberto com o seu público, é possível questioná-lo sobre as suas preferências de compra, por exemplo.
E você, já tem traçado o perfil do público-alvo da sua loja de roupas? Ficou com alguma dúvida sobre a importância que essa definição tem para a estratégia do seu negócio? Escreva pra gente pelos comentários.