Como gerar Compras por Impulso em uma Loja de Roupas

Se você já entrou em uma loja e comprou, além do produto que queria, outro de menor valor que estava exposto perto do caixa, seja bem-vindo ao mundo do checkout, conhecido também com um espaço de acessórios. Um espaço colocado estrategicamente próximo ao caixa para gerar compras por impulso. Essa estratégia de vendas pode ser adotada por todas as lojas do varejo e é voltada para incentivar as famosas compras por impulso. Ou seja, aquelas que não estavam previstas. Mas que, por conta da seleção correta dos produtos e da maneira em que eles estão exposto, geraram uma necessidade de consumo para o cliente.

Mas como criar um espaço de checkout para gerar compras por impulso em sua Loja de Roupa?

Neste post, vamos dar dicas arrasadoras para você aplicar em sua loja. Então, confira!

Planeje o seu espaço de produtos para gerar compras por impulso

Assim como a fachada da loja é planejada para atrair consumidores, o espaço de checkout deve receber a mesma atenção. Isso porque ele vai ser o responsável pelo crescimento das vendas por impulso, como falamos. Além de aumentar o ticket médio da sua loja e representar uma variação importante do seu mix de produtos.

Mas existem algumas regras básicas para planejar este espaço em sua loja e garantir a sua eficiência. Então, vamos a elas?

Escolha os produtos certos

Para escolher os produtos que vão compor o checkout, é preciso entender o seu público-alvo e quais produtos iriam atraí-lo.

Esse espaço deve representar oportunidades aos seus clientes, e não gastos além do previsto. Por isso selecionar os produtos que agregam valor à compra principal do cliente é tão importante. O primeiro passo é ficar atento aos preços. O ideal é que eles não pesem no valor total da compra, exatamente para não gerarem essa percepção de impulso.  Separamos alguns exemplos de produtos abaixo que você colocar em sua Loja de Roupa!

– Kit Manicure

Quer mais praticidade no dia a dia? Se sua loja tem como público alvo mulheres, esse é um produto que com certeza terá um grande sucesso em sua loja de roupas. Um kit de manicure completo e que cabe na bolsa, suas clientes vão poder levar ele para qualquer lugar.

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– Lixeira de carro e porta documentos

Independente se o público-alvo da sua loja for homem ou mulher, esses produtos sempre conquistam a atenção dos clientes. São muito uteis no dia a dia, mas que o consumidor nunca lembra de comprar. E para isso, nada melhor do que criar um espaço especial para eles, não é mesmo?

Como gerar Compras por Impulso em uma Loja de Roupas

– Chaveiros

São pequenos, criativos e super úteis!

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– Cartão, caixas e cestas de presentes

Você já parou para analisar quantos dos seus clientes entram na sua loja para comprar um presente para alguém? E quantos deles tiveram que procurar outro comércio só para encontrar uma embalagem de presente? Seja uma solução de presente completa para os seus clientes, onde eles podem comprar a roupa e já sair com ela embalada, pronta para ser presenteada.

Como gerar Compras por Impulso em uma Loja de Roupas

Vale ressaltar que todos esses itens, além de gerarem compras por impulsos em seus clientes, também vão ser responsáveis pelo aumento de peças por atendimento e ticket médio da sua loja.

Organize a exposição dos produtos

Quando falamos em checkout, é preciso ficar atento à exposição dos produtos que foram selecionados. Para isso, você pode usar displays e até pequenos painéis com canaletas, que facilitam a disposição das ofertas.

Lembre-se que espaço deve ser planejado próximo ou junto ao caixa, exatamente onde o seu cliente espera para finalizar a compra. Por isso, a escolha dos expositores deve levar em conta o layout da sua loja de roupas.

O importante é que você esteja atento à organização desse espaço de acessórios para evitar uma poluição visual, que pode atrapalhar a decisão de compra por impulso do cliente. Portanto, mantenha os prontos alinhados e expostos na altura entre as mãos e olhos dos seus clientes. Uma boa dica é escolher os expositores de acrílico, que não pesam e dão um toque de leveza ao mesmo tempo em que proporcionam total destaque ao produto que está sendo exposto.

Trabalhe o esforço de venda da sua equipe

Você pode acertar na escolha dos produtos, bem como na sua exposição. Mas se o seus vendedores não estiverem a par da sua estratégia de compras por impulso, ela pode se tornar ineficiente.

Isso porque, muitas vezes, apesar dos seus esforços, os clientes precisam daquele famoso “empurrãozinho” para fazer uma compra por impulso, e é aí que a sua equipe de vendedores é fundamental no processo.

Por isso, oriente-a sobre a importância na venda dos produtos do checkout, e, se achar necessário, defina metas ou atribua comissões diferenciadas à venda desses produtos. Dessa forma, seus vendedores terão um incentivo a mais para, ao finalizar o atendimento, oferecer aos seus clientes os produtos do checkout enquanto os conduz ao caixa.

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Um pouco de planejamento e escolhendo os produtos certos a área de checkout da sua loja de roupas pode representar um aumento considerável no seu faturamento mensal.

Boas Vendas!