Saber escolher o ponto comercial para sua loja de presentes é um fator crucial para o seu sucesso como empreendedor. Por isso ao escolher ter o seu próprio negócio, é preciso colocar a localização da sua loja em uma das suas principais estratégias, além disso é necessário muita atenção e pesquisas para analisar se o seu público alvo realmente irá até sua loja de presente.
Enfim, esse é apenas um dos pontos importantes na hora de escolher a localização da sua loja de presentes.
Neste post detalhamos todos os passos para você escolher um ponto comercial incrível. Então, confira!
Ponto Comercial – Como escolher para uma Loja de Presentes
1 – Tenha o seu público-alvo definido
Antes de escolher o seu ponto comercial, você deve primeiro definir o posicionamento de sua loja e qual o público que pretende atingir. Para não errar, você precisa ter uma visão clara sobre como quer que sua marca seja reconhecida e por quem. Então, vale lembrar que os produtos influenciam diretamente o ponto comercial, assim como os hábitos do seu público.
Coloque no papel como seu público será:
- homem ou mulher (ou os dois);
- qual faixa de idade será o foco;
- qual renda familiar tem (importante para definir os preços dos produtos);
- com o que gosta de presentear e etc.
Enfim, essas perguntas básicas, quando respondidas, vão te ajudar a traçar o perfil do público-alvo da sua loja de presentes e indicar o mapa da localização ideal para o seu ponto comercial.
2 – Meu produto é popular ou conceitual?
Você provavelmente vai se deparar com uma pergunta comum na hora que for pesquisar pontos de venda: vale a pena apostar em um local movimentado, mas caro, ou um lugar barato mas com pouca movimentação de pessoas? Então, veja nossas dicas para responder a essa dúvida:
Loja de presentes com produtos populares: não hesite em escolher um ponto de venda movimentado. Se o seu produto não é diferenciado, provavelmente existem mais lojas vendendo itens parecidos. O seu cliente estaria disposto a ir mais longe para comprar algo que está ao seu alcance? Provavelmente não, a não ser que a diferença de preço seja significativa.
Loja de presentes criativos ou diferenciados: para quem trabalha com presentes criativos ou com concessão exclusiva de marca para revenda, estar em um ponto de venda com grande aglomeração de pessoas é de se analisar com muito cuidado, pois as vezes o seu público alvo prefere um lugar mais tranquilo. Por se tratar de itens exclusivos, as pessoas estarão mais propensas a se locomoverem para adquirir presentes que são ‘únicos’. Mas isso não é uma regra. Vale a pena analisar também se os seus produtos terão todo esse poder de alterar a rotina de compras das pessoas.
3 – Onde a concorrência está?
Um quesito fundamental para escolher a localização ideal da sua loja de presentes é identificar onde os seus concorrentes estão. Por exemplo, se em sua cidade existir um ‘centro de compras’, onde a maior parte das lojas sua região, será mais difícil atrair a clientela estando fora dessa rota. Já reparou como as lojas de departamento de fast-fashion ficam sempre uma ao lado da outra?
Aqui estamos diante de uma questão delicada, que exige muita cautela. Seus números poderão sofrer ou se beneficiar com a concorrência. A mesma regra vale para presentes criativos!
Se as lojas desse centro tiverem uma proposta diferente da sua (por exemplo, o centro é popular e sua loja é conceitual), fique tranquilo em não fazer parte dessa rota. Isso tenderá a ajudar o seu negócio, pois provavelmente o seu público não frequente esse espaço, logo, se mostrará a estratégia mais acertada.
4 – Estacionamento e outras comodidades
Outra questão relevante é a facilidade de acesso à sua loja e a comodidade que ela oferece. Pense comigo: se a loja ao lado oferece estacionamento e a minha não, em qual estabelecimento o cliente irá? Por outro lado, se você oferecer mais comodidade, essa pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência. Esses pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na sua estratégia. Outras coisas que envolvem a questão da comodidade é a presença de pontos de ônibus ou estações de metrô nas proximidades. Além de garantirem fluxo para a sua loja, facilitam o acesso aos clientes. Um bicicletário também pode ser um diferencial se seu público tiver este tipo de hábito.
5 – Infraestrutura
Um ponto importante é o espaço que o local a ser alugado ou comprado oferece. Ele é adequado a sua proposta? Vai dar conta de expor de maneira satisfatória os seus produtos e vai oferecer espaço para escritório e outras demandas?
Essa etapa é importante e vai evitar que você tenha que mudar o ponto de venda rapidamente após inaugurar, por ter calculado errado as demandas da sua loja de presentes.
Leia também: Venda até 40% mais com melhorias no layout da sua Loja de Presentes
6 – Shopping ou loja de rua?
Como essa é uma dúvida que todo lojista têm ao decidir abrir seu negócio, nós criamos um post completo sobre esse assunto, nele você vai conseguir tirar suas dúvidas e também pode analisar as vantagens das duas opções. Então, clique aqui para ler!
7 – Fique atento aos seus custos de ocupação
A rentabilidade da sua loja é extremamente importante para o seu sucesso a longo prazo. Ninguém quer investir em uma loja que vai quebrar no final de 1 ano, não é mesmo? Mas a má notícia é que quase 30% das empresas fecham nesse período. E um dos grandes vilões dos lucros é o custo de ocupação, que envolve o aluguel mais os custos de condomínio. Para quem tem loja em shopping, é o famoso “boleto fechado”.
Somado aos salários e comissões dos funcionários, contas de luz, água, internet e telefone, mais o valor necessário para aquisição dos produtos, o custo de ocupação é uma das contas que mais pesa no orçamento mensal de uma loja. E essa conta precisa fechar no verde e não no vermelho.
Concluindo
O mais importante na tomada de decisão sobre o ponto comercial ideal para a sua loja de presentes é conhecer muito bem seu público-alvo. Com esse perfil claro, tudo vai ficar mais fácil. Então, coloque tudo na ponta do lápis, faça contas e arrase na escolha do seu ponto de venda. Mas não esqueça: atendimento, diferencias competitivos, marketing e produtos de qualidade também são cruciais para o seu sucesso.