Venda mais com melhorias no layout de loja de presentes
Venda mais com melhorias no layout de loja de presentes

Venda até 40% mais com melhorias no layout da sua Loja de Presentes

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE revela que uma simples repaginada no layout de loja pode aumentar as vendas de 12% a 40%. Lojas de presentes geralmente tem em seu estoque produtos bonitos e atrativos, e que se bem expostos, por si só já deixam o ambiente atraente. Além disso, existem inúmeras técnicas para tornar sua loja um sucesso de vendas, e fazer com que o cliente comprem mais.

Reunimos aqui os principais pontos que você deve prestar atenção na sua loja de presentes para montar um layout INCRÍVEL! Então, confira!

1 – Layout de Loja e sua personalidade

O layout de loja deve refletir a personalidade da sua marca. É uma loja voltada ao público jovem, adulto, teen ou infantil? Ou seja, cada público exige um aspecto visual diferente, e sua loja precisa estar alinhada a isso.

Neste desafio, as combinações de cores são essenciais. Por exemplo, as crianças são atraídas por cores fortes e quentes; as mulheres por tons pastéis (suaves); os homens por cores apagadas (cinzas, azul-marinho), já os esportistas, por cores radicais e vivas – e assim por diante, entre tantas variáveis possíveis.

Todo o visual da loja, incluindo fachada, vitrine, mobília e decoração deve ser pensando a partir do público alvo. Feito esse trabalho, você pode aplicar técnicas valiosas para melhorar a experiência do cliente na sua loja de presentes e aumentar as vendas.

Vale lembrar que essas cores podem ser modificadas de acordo com os gostos do seu público alvo, se desejar se aprofundar ainda mais nesse assunto, indicamos que você faça uma pesquisa em sua região para entender ainda mais os seus clientes.

2 – Tenha uma mobília adequada

Todo cliente busca conforto na hora de fazer as compras. Ninguém gosta de ficar subindo escadinha para alcançar os produtos e muito menos tendo que praticamente sentar no chão para fazer as compras. A sua loja de presentes precisa estar muito atenta a esse item. O ideal é que os móveis ocupem menos da metade do espaço da sua loja, com altura máxima de dois metros e mínima de 50 centímetros.

O mobiliário da sua loja de presentes também precisa ser de qualidade, bonito, durável, prático e versátil – se ajustando a qualquer área do ambiente.

3 – Facilite a circulação

Sabemos o quanto é difícil encontrar espaço na loja para expor todos os produtos que estão parados no estoque, mas não é por isso também que você vai tumultuar sua loja com milhares de produtos. Para o cliente isso pode ser tornar uma experiência totalmente negativa, afinal, nada pior que ficar se espremendo em corredores apertados, além do medo de quebrar algum produto.

Então vamos com calma, preocupe-se em não ocupar todos os espaços da sua loja, deixando fácil a circulação dos clientes, criando uma loja de presentes acolhedora. Assim sua rotatividade de produtos também será muito maior. O ideal é que a distância entre os móveis seja de no mínimo 80 centímetros.  Além disso, a porta de entrada deve ser rapidamente identificada. Enfim, ela deve ser ampla e permitir a entrada fácil de pessoas.

Você já deve ter percebido como os supermercado ditam o nosso percurso de compras, né? Nas lojas de presentes não deve ser diferente. Portanto, determine a circulação na loja, fazendo um layout de loja com um percurso de compra. Para obter esse resultado basta usar móveis e equipamentos pequenos e criar corredores que conduzam o cliente. Afinal, a intenção aqui é direcionar o olhar dele para o maior número de produtos possível e aumentar as vendas.

4 – Faça uma boa exposição dos produtos

Um dos principais fatores de sucesso da sua loja é o produto. É aqui que você deve acertar em cheio, pois de nada adianta um bom produto se ele não está bem exposto. Para ter os melhores resultados possíveis, dê visibilidade ao que você vende, ou para o que você quer vender no momento. As alturas ideais para atrair os olhares dos clientes são:

  • 1,00m a 1,60m (altura das mãos – ponto de pega)
  • 1,60m (altura dos olhos)
  • 2,00m (altura máxima)
  • 50cm (altura mínima)

Outro ponto importante é a categorização dos produtos na sua loja de presentes. Não misture uma caneca de chopp, por exemplo, com um mochila de volta às aulas. Separe os produtos com relação entre si para ajudar o cliente a escolher sua compra com mais facilidade.

Dica: se você tem um produto que precisa do maior destaque possível, coloque-o cerca de 1,50m da entrada da loja e do lado direito. Esse local da loja de presentes é considerado um das zonas quentes, gerando maior atração visual do público.

5 – Iluminação

A iluminação tem um papel fundamental e super importante no layout de loja de presentes. Lojas escuras, por exemplo, passam a imagem de abandono e frieza. Uma iluminação adequada pode aumentar as vendas, por isso, apagar as luzes na sua loja de presentes para economizar na conta de luz não é uma boa ideia.  Veja os principais tipos de iluminação e para que servem:

Iluminação fria (branca): esse tipo de luz deixa o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade do produto e deixando o cliente mais confiante para suas decisões de compra. Mas cuidado, a luz fria pode distorcer as cores dos seus produtos.

Iluminação quente (amarelada): esse tipo de iluminação em lojas de presentes ajudar a revelar características, detalhes, cores e texturas. A iluminação quente é a mais indicada para iluminar um produto específico, o deixando em destaque.

Lembre-se de manter em dia a manutenção do sistema de iluminação, evitando lâmpadas queimadas e, por consequência, gerar a imagem de falta de cuidado.

6 – Climatização agradável

Você deve estar pensando que isso não tem nada a ver com layout. Mas tem sim. Não é raro ver lojas que mantêm suas portas fechadas devido ao uso de climatizadores. É aí que mora o problema. Portas fechadas inibem a entrada do público, e são consideradas uma barreira. Você não precisa, e não deve, deixar o ar condicionado desligado. A saída mais viável é instalar uma cortina de ar na entrada da loja. Lembre-se sempre se manter uma temperatura agradável, nem muito fria, nem muito quente (+/- 24°).

7 – Ambiente agradável

Um fator importante para o visual de uma loja de presentes é o uso de som ambiente adequado ao público-alvo e ao posicionamento de marca da loja. Você também pode tornar mais marcante o seu ambiente usando uma fragrância agradável. Existem inúmeros tipos no mercado. Lembre-se de usar algo suave, que agrade a todos.

8 – Pense na experiência do cliente

Para fechar nosso post, queremos propor um exercício. Coloque-se como se fosse o seu cliente e reflita sobre como sua loja poderia melhorar. Será que os produtos estão bem expostos, os itens estão acessíveis? Pensar como cliente e não como dono do negócio nos ajuda a ver deficiências do visual da nossa loja de presentes e pode ser uma ótima fonte de insights para você melhorar o layout da sua loja de presentes.

Ficou com alguma dúvida sobre como deixar o layout de loja atraente? Então, deixe nos comentários.

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