Como você toma decisões de compras e estratégias de vendas, sem definir o público-alvo?
Alguns ditados como “quem tudo quer, nada tem” expressam bem as situações de lojas que ainda não definiram seu público-alvo. Não é mesmo?
É claro que você quer crescer, conquistar mais clientes para a sua loja de foto e revelação. Mas para isso é preciso ter definido o seu público-alvo, para conseguir suprir suas demandas e atender as suas necessidades.
Fatores que influenciam na definição do público-alvo
Acredite que após definir o público-alvo da sua loja, ficará muito mais fácil criar suas estratégias, selecionar os seus fornecedores e concentrar seus esforços nas tarefas mais importantes para a gestão da sua loja.
Existem alguns fatores que influenciam na definição do seu público-alvo, a localização da loja, por exemplo, é um deles. Para entender a sua participação nessa definição, vamos pensar em um exemplo prático. Se a sua loja de foto e revelação estivesse localizada na Oscar Freire, uma das ruas de comércio de luxo mais conhecidas de São Paulo, você atenderia lá os mesmos perfis de consumidores que teria se ela fosse na 25 de Março? Lugares diferentes vão ter perfis de clientes também distintos, seja por questões culturais, financeiras, ou por hábitos de consumo.
O mix de produtos também é outro fator que influencia no perfil do público que a sua loja vai atender, e deve ser escolhido levando em conta, também, a localização. Por exemplo, se a sua loja está localizada em uma área residencial, e você oferece serviços de ensaios fotográficos infantis e produtos com nicho específico, como álbuns de momentos em família, o público que será atraído para a sua loja terá um perfil definido: famílias com crianças.
Conhecer para quem você vende, vai lhe ajudar no dia a dia da sua loja de foto e revelação. Assim como o planejamento de compras e controle de estoque, que são essenciais para o sucesso e crescimento do seu negócio.
Como definir o público-alvo da sua loja?
Saber quem são os seus clientes é o começo da estratégia para poder aumentar as suas vendas. E para definir o público-alvo da sua loja, existem quatro perguntas sobre o comportamento de consumo que devem ser respondidas.
1 – Quem são?
Para definir quem são os clientes, é preciso observar as suas características pessoais, como:
- Sexo
- Idade
- Estado civil
- Classe social
- Interesse cultural
Enfim, com essas informações é possível traçar um perfil e lidar melhor com as escolhas na gestão da loja.
2 – O que consomem?
Definidos quem são, é preciso analisar os hábitos de consumo do seu cliente em potencial. Nessa etapa, devem ser verificados o que e o volume que compram, de uma forma geral. Num segundo momento, observe as características particulares dessas compras, se são produtos ou serviços, se há preferência por câmeras fotográficas ou acessórios, por exemplo.
3 – Quando compram?
Saber em que momento o cliente compra é fundamental para descobrir a sua frequência de venda. Ou seja, seus clientes visitam sua loja com certa periodicidade ou são esporádicos e compram apenas em ocasiões especiais? Se sim, quais são elas?
4 – Por que compram?
Entender o porquê da decisão de compra, quais são as motivações e critérios que analisam é o quarto e último passo para que você possa definir o público-alvo e descobrir como trabalhar o diferencial da sua loja, para atender às expectativas dos clientes.
Respondendo a essas questões e tendo um público-alvo definido, as estratégias que você vai adotar na sua loja de foto e revelação podem ser traçadas com mais assertividade, e, consequentemente, terão mais sucesso.
Lembre-se que atender bem ao público é como uma boa fotografia! Ou seja, é preciso tentar reunir os melhores elementos, mas sem o foco você nunca vai conseguir passar a mensagem que deseja.