Com a chegada das câmeras digitais nos meados dos anos 2000, a quantidade de pessoas que revelavam suas fotos começou a diminuir a um nível considerável e hoje poucas que ainda continuam com esse habito de revelar. Com isso as lojas de foto e revelação passou por uma forte mudança. E com esta mudança, quem não inovou sua linha de produtos acabou ficando para trás.
Para se manter no mercado, foi preciso inovar. Ou seja, mesmo quem ainda optou por continuar relevando fotos digitais tiveram que acrescentar novidades em sua linha de produtos.
E quem inovou a linha de produtos, fez o que?
Com a alta procura de novos produtos para se vender, chegaram os fotopresentes, que são objetos como canecas, cubos, camisetas, calendários, chaveiros, almofadas, dentre outros presentes personalizados com fotos.
Esse mix de produtos foi o que manteve o faturamento das lojas de foto e revelação. No início foi uma grande novidade no ramo e muitos clientes aderiram a essa novidade como uma nova opção de presente.
Mas será essa a solução?
Trabalhar com fotopresentes é umas das soluções. Porém, hoje a concorrência com esse produto está cada vez maior. Pois, até mesmo um supermercado revela fotos e vende fotopresentes personalizados. Além disso, o trabalho e os custos para deixar um produto personalizado e com qualidade, acaba deixando a lucratividade das lojas, baixa.
Inovar é preciso, ainda dá tempo!
Se destacar no mercado diante dos concorrentes e ainda ter uma boa lucratividade no produtos vendidos, pode parecer um pouco fora da realidade para as lojas de foto e revelação, não é mesmo?
Mas não é, ainda dá tempo de inovar, mas é preciso de análise, planejamento e o principal, vontade de crescer.
Então, já sabe como inovar a linha de produtos de uma loja de foto e revelação? Espero que nossas dicas tenham sido úteis. Portanto, continue acompanhando o blog Boas Vendas!