Como o controle de estoque pode ajudar minha papelaria

Para quem tem uma papelaria e trabalha com uma grande variedade e quantidade de produtos, ter um controle de estoque efetivo é um grande trabalho que nem sempre é colocado em prática.

Independente do tamanho da sua papelaria, o controle de estoque é de total importância para sua permanência no mercado. Se o seu estoque não for bem organizado e controlado, sua empresa corre o risco de não conseguir atender as demandas e pedidos do clientes. Além disso, pode acabar perdendo de vista produtos que estão mal armazenados. Ou seja, prejuízo total para sua papelaria.

É preciso, portanto, ter uma boa estratégia de controle de estoque. Assim, suas compras serão mais assertivas e você não perderá de vista os seus produtos disponíveis para venda.

Para facilitar o seu planejamento, nós separamos aqui algumas recomendações de controle de estoque.

Identifique seu estoque

gestão e controle de estoque - identificação

Mantenha seu estoque limpo e organizado, deixe seus produtos separados por item e com identificações para não perdê-los de vista. É importante, também, manter um padrão nas identificações. Deste modo, você não corre o risco de colocar informações diferentes em um mesmo produto, gerando assim um estoque duplicado.

Trabalhe os produtos encalhados

trabalhe seus produtos encalhados - gestão e controle de estoque

Aproveite a organização do seu estoque para conseguir encontrar os produtos fora de linha que estão sem saída e gerando prejuízos para sua loja. Com uma boa técnica de exposição aplicada nesses produtos, e uma ação de venda adequada você pode conseguir dar vazão e ainda aumentar o ticket médio da sua loja.

Compras por impulso

compras por impulso - controle de estoque

Muitas lojas acabam perdendo a compra por impulso dos seus clientes indo no estoque para procurar produtos que não estão expostos. Para que isso não aconteça em sua loja, separamos aqui duas dicas:

1 –  Peça para outra pessoa buscar o produto para você. Enquanto isso, você dá mais atenção para o seu cliente, mostrando ele outras opções de produtos, que ele pode encontrar em sua loja.

2 – Crie pequenos estoques de produtos abaixo das prateleiras, que normalmente são armazenados em gavetas especialmente para isso. Assim, quando o cliente perguntar por um produto, você mesmo pode pegar na hora, sem perder o impulso de compra do mesmo.

Compras X quantidades vendidas

controle de estoque - compras e vendas

Tenha um controle de estoque para os registos das quantidades de produtos comprados X quantidades vendidas. Assim, você minimiza os riscos de acumular itens que já tem em estoque e nem ficar sem os mais vendidos na sua loja. Precisa de ajuda com esses dados? Montamos um planilha para ajudar você a controlar o estoque. Então, é só clicar no link abaixo.

Baixe aqui: Planilha de controle de estoque para sua loja (Curva ABC)

Vale lembrar que toda a gestão de estoque reflete nas suas vendas com uma margem de lucro saudável e equilibra o seu fluxo de caixa.

[minti_button link=”http://querovender.uatt.com.br/” size=”full” target=”_self” lightbox=”false” color=”blue” icon=””]QUERO VENDER UATT?[/minti_button]