Chegou o período mais esperado pelos lojistas do varejo! Então ,bora vender muito vender mais no fim do ano?
Para sua loja vender mais no fim do ano, apostar em ações e comunicações que indiquem que você tem os presentes ideias para estas ocasiões é uma ótima estratégia para melhorar o faturamento, conquistar novos clientes e “preparar o terreno” para o Natal.
No setor de presentes, principalmente, este período pré-natal é bem expressivo para o faturamento da loja. Afinal, diversas empresas, escolas e faculdades rola o famoso amigo secreto e, no caso das duas últimas, também tem formaturas.
Por isso, trouxemos para o blog Boas Vendas algumas ações de vendas e comunicação para sua loja vender mais no fim do ano. Então, vem com a gente espiar umas dicas para arrasar na vendas!
1 – Ações para vender mais no fim do ano
Trouxemos alguns exemplos da Uatt? para sua loja vender mais no fim do ano. Então, confira!
Amigo secreto e formatura
Entre os principais ciclos do varejo, que são o Natal e o Volta Às Aulas, você pode encontrar soluções que já fazem parte do seu mix de produtos! Por isso, é importante você caprichar na comunicação para diferenciar sua campanha.
a) Categorize os produtos
A dica aqui é separar os itens por preço. Uma prateleira pode conter produtos de até R$19,90, outra, produtos de até R$29,90, ou então na faixa de R$39,90, e assim sucessivamente, por exemplo.
Também há a possibilidade de organizar o ponto de venda por categorias de produtos. Essa forma é ideal para ajudar seu cliente a comprar presentes de formaturas. Portanto, deixe uma prateleira, display ou até mesmo um mesão central com produtos especiais para formandos.
Apostando nessas dicas você irá otimizar a experiência do consumidor no seu PDV ou loja virtual, facilitando que ele encontre o produto desejado de forma mais fácil e satisfatória. Quem sabe, assim, sobra um tempinho pra ele comprar mais, hein?
b) Lista de presentes
Aposte na lista de presentes tanto para amigo secreto quanto para formatura.
Como funciona?
Os participantes do amigo secreto ou o formando irão escolher os presentes que desejam ganhar e a quantidade de cada um deles. Desta forma, isso irá facilitar a escolha do presente, otimizar a experiência do consumidor , como também evitar que o presenteado ganhe algo indesejado ou repetido.
É importante, também, o lojista divulgar a ação nas redes sociais dos seus negócios. Tudo isso garante um fluxo de vendas para a ocasião.
Veja mais detalhes no post Lista de presentes: sua loja vendendo mais.
2. A propaganda é a alma do negócio
Com certeza você já deve ter ouvido o ditado que diz que quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?
Sendo assim, para atrair os seus clientes antigos e chamar a atenção de novos, é preciso entender seu público-alvo e pesquisar em quais meios de divulgação eles estão presentes, seja ele online
a) Mídias Offline
A mídia offline trabalha a concretização de uma marca, voltada para uma região específica. Por exemplo, cartões de visita e divulgação da marca em revistas, banners, outdoors, panfletos e matérias para jornais, revistas, tv e rádio.
Panfleto
Dependendo da região da sua loja, como cidades pequenas, optar pelo velho e antigo panfleto pode ser uma boa alternativa. Assim, você faz com que as pessoas que está rolando uma ação para amigo secreto e formaturas em sua loja.
Outdoor
O outdoor é um meio de comunicação que acompanha o consumidor até a hora da compra. Ou seja, pode servir como material de ponto de venda informando sobre a lista de presentes que esse consumidor não conhecia até passar em frente a sua loja, ou pode atrair consumidores de diferentes localidades para a sua loja.
Busdoor
O busdoor é uma interessante ferramenta de mídia, normalmente composta pela aplicação de um adesivo no vidro traseiro de um ônibus. Ele alia um baixo custo com uma cobertura difusa. O busdoor difere de outras ferramentas de mídia externa, que normalmente são estáticas, já que circula pela cidade, gerando impactos em diferentes pontos e em diversos públicos.
b) Mídias Online
A mídia online, é uma ferramenta de interação com o mundo, não tem um espaço físico a ser atingido, mas tem um alcance global. Nesse caso, o uso de websites, lojas eletrônicas, blogs, newsletter, redes sociais são vistas por pessoas que vivem no local da empresa e também por pessoas de todos os lugares do mundo.
Google Adwords
O AdWords é a plataforma de publicidade do Google. Neste serviço, anúncios são exibidos para o público quando alguém realiza uma busca por produtos através de computadores ou smartphones. A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques (CPC).
É uma estratégia incrível e muito utilizada pelas grandes marcas do varejo. Afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio relevante e que “entregue” o que as pessoas estã
E-mail marketing
O e-mail marketing é a comunicação entre seu negócio e seus consumidores ou clientes potenciais, via e-mail. Através dele que sua loja vai comunicar para sua base de clientes as suas promoções.
Também é interessante o fato de o e-mail marketing ter um grande alcance. Afinal, a maioria dos usuários de internet possuem uma conta de e-mail, e este alcance ser previsível e facilmente mensurado.
Porém, para conseguir uma base de clientes engajada é importante que sua equipe pegue o contato e não deixe-o escapar. Portanto, após atender um cliente em potencial peça um e-mail, telefone ou WhatsApp de contato de acordo com a situação.
Então, após conseguir estas informações, cadastre-as em um CRM – Customer Relationship Management (Gerenciador de Relacionamento com o Cliente). Esta é uma ferramenta muito utilizada para as gestões de vendas, relacionamento e fidelização.
Veja mais no post Como o cadastro de clientes pode aumentar suas vendas.
Redes sociais
Unir o Facebook com o Instagram, Messenger e WhatsApp, deixará à sua disposição as mais poderosas ferramentas de Maketing para uma pequena empresa.
Facebook e Instagram
O Facebook e o Instagram são excelentes canais de comunicação direta com o seu público, e você pode ter retornos positivos nessa estratégia. Porém, o ideal é que você faça páginas corporativas, ou seja, diferentes das suas pessoais e exclusivas para a sua loja.
Como as redes sociais são canais bastante visuais, tome cuidado com as fotos e o conteúdo que vai publicar. Portanto, ambos devem ser de boa qualidade. Por isso, não é má ideia contar com um profissional de social media para lhe ajudar nessa tarefa.
Quer uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais no fim do ano através das redes sociais? Então, baixe o nosso guia rápido redes sociais para lojistas!
Este guia vai ajudar sua loja a divulgar a lista de presentes para amigo secreto e os presentes criativos para formatura de forma profissional e super engajada com seu público.
O WhatsApp também é uma excelente forma de se aproximar dos seus clientes. Mas se você optar por usar essa ferramenta, deve tomar alguns cuidados. Por exemplo, antes de mandar mensagens pelo aplicativo, é preciso verificar se o cliente em questão aceitou receber ofertas por esse canal no momento em que fez o cadastro na sua loja, e quais as preferências de compra dele. Afinal de contas, se você não fizer essa segmentação de perfis, vai acabar enviando mensagens de produtos que não lhe interessam, o que pode acabar passando uma imagem negativa para o cliente.
Mas, atente-se! Nas redes, existem algumas regras de boa conduta para que os perfis de empresas possam ter resultados positivos na presença digital. Dentre elas está o comprometimento de nunca deixar o seu cliente sem resposta, mesmo que ele tenha feito uma crítica. Portanto, fique atento.
Além de serem ferramentas importantes para o atendimento e venda. As redes sociais são excelentes para fazer o branding e torná-la mais lembrada na mente dos seus consumidores).
Com essas dicas ficou muito mais fácil fazer ações para sua loja vender mais no fim do ano, né? Então, continue acompanhando nosso blog e Boas Vendas e receba mais dicas como esta!