Gamificação, o uso de estratégia de jogos para engajar o time!
Gamificação, o uso de estratégia de jogos para engajar o time!

Gamificação, o uso de estratégia de jogos para engajar o time!

Você deseja aumentar a produtividade e motivar cada vez mais a sua equipe? Então esse artigo é para você! Com a gamificação é possível conseguir atingir esses dois objetivos de forma eficiente e divertida. 

Para que você entenda como funciona vamos começar explicando o que é a gamificação e como você pode implementar em sua loja com seu time de vendas e toda equipe. Confira! 

O que é gamificação? 

É uma prática que utiliza de mecânicas de jogos em negócios e empresas com o objetivo de aumentar o engajamento da equipe, resolver problemas e melhorar o aprendizado, fazendo com que as pessoas se motivem e sejam cada vez mais proativas. Conheça quais os principais benefícios ao aplicar em sua loja essa estratégia: 

  • ambiente mais descontraído e produtivo;
  • aumento do interesse e motivação da sua equipe;
  • os membros da equipe conseguem acompanhar o próprio desempenho;
  • proporciona resultados efetivos para a empresa.

Para que o sucesso da estratégia de gamificação aconteça é necessário que o time participante sinta que aquilo faz sentido, não adianta implementar se ela não fizer sentido para a equipe da sua loja. Além disso, você precisa criar premiações relevantes, que traduzem o contexto adequado e que tenham um propósito claro para quem vai executá-la. 

Como planejar a estratégia de gamificação?

Como qualquer estratégia, para que a gamificação funcione em sua loja ela precisa ser planejada, elaborada e colocada em prática de forma alinhada com os objetivos que você deseja atingir. Você precisa conhecer bem o público-alvo e saber como superar as expectativas dele.

Então, antes de iniciar qualquer ação é necessário que você faça um mapeamento das pessoas da sua equipe e dos objetivos que você quer atingir, crie o planejamento e a estrutura da gamificação. E não esqueça, pense em como você irá recompensar os participantes para mantê-los comprometidos com o ‘jogo’. Confira alguns modelos de gamificação

1. Crie metas e estabeleça objetivos para a sua equipe de vendas

Como já abordamos anteriormente, a gamificação aumenta a motivação da equipe e, no caso do seu time de vendas, o aumento dessa motivação vai gerar mais vendas. Com bonificações e metas claras você pode fazer com que seu time se dedique cada vez mais para melhorar o número de vendas ao longo dos meses. No fim, o ‘jogo’ proporcionará um resultado que impactará diretamente nas metas da sua loja. 

2. Capacitação da equipe

Outra forma de implementar a gamificação dentro da sua loja, é utilizando da estratégia para capacitar o seu time de vendas. Você pode criar um sistema de pontos a cada vídeo, texto ou materiais disponibilizados por fornecedores que os vendedores assistam.  E no final, quem tiver a maior pontuação ganha uma bonificação ou ‘prêmio’. O objetivo é sempre motivar a sua equipe a crescer e, com isso, você conseguirá ótimos resultados para a sua loja. 

Exemplos de gamificação em grandes empresas

Empresas como a Google, Microsoft e Deloitte utilizam de estratégias de gamificação, veja como! 

Google

A Google incentiva os colaboradores a acompanharem as despesas relacionadas às viagens de negócio que realizam. Para motivá-los, eles garantem que cada centavo economizado o funcionário receberá como adicional em seu salário. 

Microsoft

A Microsoft usa da gamificação para auxiliar a equipe de testes dos softwares da empresa a encontrarem falhas nas traduções. Confira no vídeo explicativo, acessando o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=oWFIPRhNAkY

Esses foram alguns exemplos de como a estratégia de gamificação é utilizada em grandes empresas. Além disso, você pode conferir o que é e como implementar em seu negócio. 

O que achou da leitura? Deixe sua opinião aqui nos comentários! 

Continue acompanhando nosso blog e Boas Vendas!