Assim como qualquer outro negócio, para montar uma loja virtual é necessário muito planejamento. O ambiente virtual tem muita concorrência e é o lugar onde os consumidores buscam fazer suas pesquisas, tanto pelo preço dos produtos e serviços, quanto pela especificações dos mesmos.
Por isso, existem vários detalhes a serem pensados antes de montar uma loja virtual.
Neste post vamos apresentar os principais ítens que você precisa saber antes de “colocar a mão na massa” e aderir seu negócio ao mundo virtual:
1 – Crie um CNPJ
Se você for abrir uma loja virtual, é fundamental que crie um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) o mais breve possível. Além de necessário para abrir uma loja virtual, ele vai dar credibilidade à sua loja e ser uma forma de passar alguma segurança jurídica para os clientes de que tudo está sendo feito dentro das regra. Outro detalhe importante é que é necessário o CNPJ para emissão da nota fiscal de compra e de venda, por exemplo.
2 – Registre um domínio
Assim como o CNPJ, sem um domínio registrado você não pode abrir uma loja virtual. O domínio é como se fosse o endereço da sua loja e pode ser registrado facilmente em sites como o locaweb, uolhost, registro.br, entre outros.
Mas antes de criar o endereço, lembre-se de definir o nome da sua loja para registrar o domínio. Exemplo: minhaloja.com.br.
3 – Escolha a plataforma
Este passo é um dos mais importantes: escolher uma plataforma (sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual) para criar seu site. Essa ferramenta permite personalizar sua loja virtual com a cara do seu negócio, criando categorias e cadastrando produtos.
Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração na escolha da plataforma, como: integração com ferramentas do Google e inclusive um bom SEO (otimização do site para ferramentas de busca: Google, Yahoo e Bing), recursos focados no aumento das vendas da sua loja virtual, código aberto para criação de conteúdo e um layout personalizado, integração com redes sociais e design responsivo que possibilite que a sua loja virtual se adeque a qualquer dispositivo online (smartphone, tablet, notebook).
Colocou sua loja virtual no ar? Comece a divulgá-la para que os clientes saibam que ela existe. Você pode usar várias estratégias, incluindo redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados e marketing de conteúdo.
4 – Propaganda é a alma do negócio
Agora que sua loja virtual está organizada, o próximo passo é divulgá-la na internet. Você concorda comigo que por se tratar de um negócio online, é importante que os seus investimentos na comunicação da sua loja sejam destinados principalmente para o marketing digital, não é mesmo?
Então vamos lá!
1. Divulgue nas redes sociais
Quer que seus produtos caiam no gosto do seu público? Use as redes sociais para conversar com eles e apresentar suas novidades.
Aqui o segredo é oferecer conteúdo relevante e de qualidade, e não apenas fazer propaganda.
Veja o exemplo da Uatt? nas redes sociais:
Quer uma ajudona pra sua loja voar rumo ao sucesso e vender mais através das redes sociais? Baixe o nosso guia rápido redes sociais para lojistas!
2. Trabalhe o conteúdo da sua loja virtual
Quer ver o número de visitantes na sua loja virtual aumentar e consequentemente VENDER MAIS? Então aposte na otimização da sua loja para os mecanismos de busca (Google, Yahoo e Bing). Esta otimização é o que chamamos de SEO.
Além de gerar conteúdo atrativo para seu público é fundamental trabalhar as palavras-chave certas para o seu negócio online. Palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras. Elas são a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas.
Por isso, para garantir que sua loja virtual consiga um lugar na primeira página do Google, é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento.
Aqui na Uatt? utilizamos o blog Boas Vendas para esta estratégia:
Duas excelentes formas para ajudar a melhorar o rankeamento da sua loja virtual é divulgar seus conteúdos nas redes sociais que você atua e também investir em links patrocinados (anúncios pagos em forma de texto simples).
3. Use os links patrocinados
Os links patrocinados são uma excelente estratégia para atrair novos clientes para sua loja virtual.
O retorno rápido é uma das maiores vantagens de se investir em links patrocinados. Você pode iniciar uma campanha com poucos recursos e aumentar o investimento conforme obtiver retorno para a sua empresa.
Essa é uma boa alternativa para quem está começando e não quer arriscar demais caso as coisas não ocorram como esperado.
4. E-mail marketing
O e-mail marketing não morreu! Muito pelo contrário, ao invés de “morrer” ele está cada vez mais sendo utilizado como canal de vendas no meio digital. Graças ao avanço de ferramentas de automação de marketing, esse canal se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.
O e-mail marketing é a comunicação entre seu negócio e seus consumidores ou clientes potenciais, via e-mail. Através dele que sua loja virtual vai comunicar para sua base de clientes:
- Promoções
- Confirmação de uma compra online
- Andamento do pedido
- Newsletter
Também é interessante o fato de o e-mail marketing ter um grande alcance, afinal a maioria dos usuários de internet possuem uma conta de e-mail, e este alcance ser previsível e facilmente mensurado.
5 – Pagamento e segurança
Oferecer diversas opções de pagamento é muito importante para efetivar uma venda. Cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferência eletrônica, ou, melhor ainda, o PagSeguro ou Paypal, que junta tudo isso. O cliente quer ter opções na hora de pagar.
Ter uma ferramenta de pagamentos confiável e reconhecida no mercado, como o PagSeguro e o Paypal, é uma das vantagens de vender em sua própria loja virtual. Você também pode reforçar sua segurança agregando um certificado SSL ao seu site (Ele criptografa as informações repassadas durante a compra e impede que pessoas mal-intencionadas acessem e utilizem os dados de seus clientes).
6 – Estoque
Estoque é uma das maiores “dores de cabeça” para o lojista. Comprar e receber os produtos a tempo, repor o estoque com eficiência para evitar ruptura de estoque, identificar os produtos que mais vendem, ou os que têm menos giro e fazer uma promoção relâmpago para amigo secreto e etc. São muitas coisas para se preocupar com o estoque, não é mesmo?
Para que seu estoque não vire uma bagunça e para sua loja garantir MUITAS VENDAS, preparamos umas dicas para manter o estoque da sua loja virtual organizado:
- Cuide para não vender produtos que já acabaram;
- Se um cliente optou por boleto, separe o produto para ele até o vencimento;
- Tenha um controle efetivo de entradas e saídas de produtos para não ocorrer ruptura de estoque (veja como evitar clicando aqui).
Para ajudar na organização do seu estoque, disponibilizamos gratuitamente nossa Planilha de controle de estoque para sua loja (Curva ABC). Baixe clicando aqui.
Que tal disponibilizar mais espaço no seu estoque para comprar produtos atrativos para seus clientes presentearem no Natal? Aposte na Black Friday!
A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, motivo pelo qual é importante você já se preparar para o evento, que é um dos principais de vendas do país. A data é ótima para escoar produtos que estão parados no seu ponto de venda e desafogar o estoque para o Natal.
Veja umas dicas para arrasar nas vendas no post Black Friday: como lojistas podem se preparar para a data.
7 – Fornecedores
Ter os fornecedores como parceiros será um importante passo para o varejista evitar as rupturas, para a fábrica também é uma boa saída, pois evita que o consumidor não tenha acesso aos seus produtos.
Sendo assim, tornar os fornecedores parceiros de negócios é essencial para que você garanta boas vendas.
Quer aprofundar um pouco mais sobre este tema extremamente relevante para o varejo? Leia o post Estreite os laços com seus fornecedores
Outro fator importante para que seu negócio tenha fornecedores parceiros é a logística para repor o estoque em tempo hábil e evitar a ruptura de estoque. E falando em logística:
8 – Logística
Já pensou como vai fazer para entregar o pedido? Desde o valor do frete até o prazo para recebimento da mercadoria é preciso ser transparente com seu cliente e deixar claro como funciona sua logística. Nessa etapa, é hora de definir como fará esse processo em sua loja virtual. Algumas opções são usar os Correios, as transportadoras ou algum tipo de entrega alternativo (como motoboy).
E já que estamos falando em entregar para o cliente. Que tal agregar valor a sua venda?
Aposte no frete grátis
O consumidor adora frete grátis! Mas, às vezes, fica caro oferecer essa comodidade, não é mesmo? Faça uma análise do ticket médio da sua loja e ofereça o frete grátis para quem gastar acima disso.
Enfim são muitos os detalhes para pensar quando o assunto é montar uma loja virtual. Por isso é importante você contar com a ajuda de especialistas na hora de estruturar sua loja virtual. Desde a escolha da plataforma, desenvolvimento do layout e conteúdo do site, gestão da loja virtual e redes sociais. E também, contar com parceiros como a Uatt? para fornecer os melhores produtos e dar todo o suporte para sua loja virtual VENDER MAIS!