Uma das formas mais eficientes e baratas de aumentar as vendas em uma loja de presentes têm sido as redes sociais.
A revolução da internet mudou a forma com que as pessoas se comunicam e consomem. No Brasil, dados de 2015 do IBGE, revelam que metade da população brasileira está conectada à internet. Destes, 92% estão nas redes sociais: Facebook (83%), Whatsapp (58%), Youtube (17%) e Twitter (5%).
Os números não deixam dúvida: usar as redes sociais para impulsionar as vendas da sua loja de presentes pode ser uma estratégia muito bem sucedida.
Pensando nisso, reunimos a seguir, dicas para você usar as redes sociais, e outras estratégias de marketing digital, para vender mais na sua loja de presentes.
#1 Facebook para loja de presentes
O Facebook é a maior rede social do mundo, e conta com 1.55 bilhão de usuários ativos. O Facebook é personagem crucial na sua estratégia. Aqui nesse ambiente você pode criar uma fan page, onde pode divulgar promoções, notícias sobre sua loja, ofertas e se relacionar com o seu público.
Veja aqui como a Uatt? trabalha no Facebook > https://www.facebook.com/lojauatt/
Você também pode anunciar no Facebook e ter resultados incríveis fazendo uma boa segmentação. Afinal, no Facebook você pode direcionar seus anúncios por sexo, idade, interesses (pessoas casadas ou solteiras, por exemplo), localização, dentre inúmeras outras possibilidades.
Para anunciar: não use o recurso ‘impulsionar publicação’ (que aparece logo abaixo de cada post), que serve apenas para gerar mais curtidas e comentários. Para criar anúncios eficientes, clique em ‘Gerenciador de Anúncios’ (na coluna esquerda do seu Facebook) e depois em ‘Power Editor’. É lá onde você vai encontrar todas as segmentações e fazer um anúncio focado no seu público alvo. Dessa forma você vai investir na audiência realmente interessada no seu negócio, gerando retorno com pouco investimento.
Importante: O Facebook tem diminuído consideravelmente o alcance orgânico das publicações nas páginas. Então, não entre na rede social pensando que é tudo de graça. Provavelmente você terá que investir para ter em anúncios para ter o resultado esperado.
Tutorial de como usar o Power Editor: https://www.facebook.com/help/162528860609436/
#2 Instagram para loja de presentes
Essa é a rede social perfeita para lojas de presentes. O Instagram é a melhor escolha para divulgar presentes, principalmente por renderem boas imagens. Peça para amigos, funcionários ou até mesmo você, posar para fotos usando os produtos e faça posts. Use as hastags (com moderação) para gerar mais audiência. Ah, aproveite os recursos da rede e poste vídeos também.
Ao contrário do Facebook, o Instagram não vai limitar o alcance do seu perfil.
Dica:
Não use essa rede social para postar anúncios, coloque imagens com legendas criativas, que despertem a atenção dos seguidores. O Instagram não é o lugar para repostar o anúncio usado no jornal. Portanto, use a linguagem, e forma de se comunicar, adequada para cada mídia, sempre.
#3 Youtube para loja de presentes
Pesquisas apontam um grande espaço para o crescimento dos vídeos. Afinal, a facilidade de fazer vídeos através dos smartphones tem popularizado a técnica.
Então você já sabe: tenha uma conta no Youtube com vídeos da sua loja. Podem ser demonstrações do uso de produtos ou filmes publicitários. Aproveite esse conteúdo para usar no Facebook também.
#4 WhatsApp para loja de presentes
Tem muita loja de presentes vendendo muito por WhatsApp. Pois, através do aplicativo você pode interagir com os clientes, enviar fotos de novidades e ainda resolver pendências de pós-venda. Tenha um número da loja e o divulgue nas redes sociais e em outras mídias que for anunciar. O resultado vai te surpreender.
Algumas dicas:
Não seja invasivo e não seja insistente a ponto de irritar o cliente. Além disso, nem pense em enviar propaganda para lista de números comprados. Isso é crime. Lembre-se de deixar claro o horário de atendimento via WhatsApp para evitar qualquer mal entendido.
#5 Twitter para loja de presentes
O Twitter é uma rede social com número de usuários inferior as citadas anteriormente, mas não menos importante. A rede social tem entre seus usuários muito formadores de opinião, como jornalistas, políticos, empresários e pessoas influentes na sociedade. O Twitter pode ser um bom espaço para ser visto por esses influenciadores, que por sua vez impactam o consumo de muitos em sua volta.
Enfim, use a rede social para dar dicas de presentes, postar links para posts em sites que tenham relação com o seu negócio e ainda para conversar com os internautas.
Mas na ordem nas prioridades, esteja antes no Facebook, WhatsApp, Instagram, Youtube e depois Twitter.
Dicas extras
Todas as redes sociais são movidas a engajamento, ou seja, comentários, compartilhamentos, retuítes e curtidas. Para ter sucesso nessa empreitada, você precisa saber do que o seu público gosta e que tipo de conteúdo o interessa. Se você tem uma loja de presentes criativos, não vai fazer post falando de roupa, não é mesmo? Trace um perfil do seu público e use essas informações para engajar.
Além disso, você pode fazer sorteios, criar promoções, concursos e outras formas de interação para gerar envolvimento com seus clientes – mas essas são ações pontuais e que não devem ser usadas com frequência.