Se você pensa que vender na internet só é possível em um e-commerce próprio, chegou a hora de descobrir o que é marketplace. O formato é o novo queridinho do momento e tem diversas vantagens.
Embora a gente esteja vivendo o aquecimento do mercado digital, vender online já deixou de ser um diferencial há algum tempo e hoje em dia é indispensável para quem quer se tornar referência no seu setor. Mas, para se destacar de verdade, você pode e deve ir além da loja virtual. E é nesse momento que o marketplace entra na jogada.
Com o intuito de abrir as portas para esse novo universo dos negócios da internet, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre marketplace. Espia só:
O que é marketplace?
Marketplace é uma proposta colaborativa que reúne diversos vendedores ou prestadores de serviços em um único ambiente digital, ou seja, um ecossistema que permite a oferta de produtos online a partir de uma plataforma já estruturada.
Por analogia, imagine um shopping 100% digital. Esse centro comercial pode ser todo focado em um segmento único, ou ser diverso e aberto para diferentes produtos.
Podemos citar Amazon, Americanas e Magazine Luiza para exemplificar. Temos certeza que você já ouviu falar, comprou ou até mesmo almejou vender em alguns desses players. Pois bem, é possível.
Quais são os benefícios dos marketplaces?
Certamente você deve estar se perguntando o que faz do marketplace uma boa opção, então vamos direto ao ponto:
- Marketing e visibilidade:
Vendendo os seus produtos em um renomado marketplace você ganha em publicidade, já que a própria plataforma possui investimentos de marketing e visibilidade nacional.
- Diversificação de público
Justamente essa visibilidade nacional é outro ótimo destaque dos marketplaces, afinal a verba de marketing é direcionada para todas as regiões, permitindo a ampliação do seu público. Uma loja de bairro que antes venderia apenas para a população local, por exemplo, pode passar a enviar produtos para o outro lado do país.
- SEO:
Como os portais de marketplace possuem bom indexamento e trabalho impecável de SEO, da mesma forma o seu produto aparecerá com bom rankeamento para buscas, contribuindo para o aumento de acessos e, por consequência, das vendas.
Como vender em marketplaces?
Para colocar tudo isso em prática e começar a vender em marketplaces, você deve primeiramente estudar as diferentes plataformas e encontrar a oportunidade ideal para o seu perfil. Com a decisão feita, siga o passo a passo:
- Providencie a documentação, analise as propostas e leia atentamente os contratos;
- Faça o cadastro e integre os produtos inserindo imagens, boas descrições e condições vantajosas para os clientes;
- Fique de olho na concorrência constantemente e faça melhorias nas suas ofertas;
- Providencie um atendimento de excelência;
Entender o que é marketplace é, definitivamente, ir para outro patamar das vendas online, então aproveite mais esse formato para gerar oportunidades e aumentar a sua lucratividade. Para se preparar para o novo momento, continue acompanhando os conteúdos não apenas no blog Boas Vendas, mas também recebendo dicas diretamente em seu e-mail. Cadastre-se aqui.
Até a próxima!