Quando falamos não abandone seu cliente queremos dizer que a venda não é o fim do ciclo, e sim o início!
Os clientes, muitas vezes, deixam de comprar em uma loja nem tanto pelos problemas de produtos e preços. Mas sim, porque as empresas deixam de falar com eles com certa frequência. E o pior, quando falam, não é de uma forma amigável. Então, não basta apenas tratar bem os clientes. Ou seja, profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente.
Foco no cliente
Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado e honesto. Portanto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
Além do mais, a captação de novos clientes tem tudo a ver com o bom atendimento que sua empresa presta hoje. Um pós-venda feito com eficiência e inteligência ajuda a fidelizar o cliente e a construir o seu histórico de consumo.
Ouvir é o melhor remédio
Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca. Por isso, é importante que, em cada atendimento, sua equipe esteja atenta para ouvir as “dores do cliente” e entender as motivações que o levaram a entrar em contato. Sendo assim, faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente e faça um diagnóstico do “problema”. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência. Realize pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que leva seu cliente a buscar sua empresa.
Entenda mais sobre o assunto lendo o post Ouvir é o melhor remédio para vender mais.
Faça um bom atendimento em todos os canais
Com a maior parte das informações disponíveis na internet, os clientes têm recorrido aos lojistas não só para tirar dúvidas sobre produtos, mas também em busca de um atendimento personalizado.
Nesse contexto, uma maneira de sua loja se diferenciar é oferecendo um atendimento de excelência aos clientes.
Veja no post faça um bom atendimento em todos os canais algumas boas práticas para os canais mais utilizados.
Resumindo
Um atendimento de excelência traz benefícios a curto prazo e pode impactar, inclusive, no aumento de receitas do seu negócio.
Lembre-se: assim como um cliente insatisfeito pode denegrir a imagem da sua loja, ter clientes satisfeitos é uma das melhores propagandas que sua empresa pode ter.