Você sabe o que é checkout e como utilizá-lo na estratégia de venda? Seja em loja física ou online, o ambiente do pagamento deve ser cuidadosamente pensado para gerar resultados. Proporcionar uma experiência de compra simplificada e relevante, além de ser uma boa prática para fidelizar clientes, também pode ser a estratégia certa para aumentar o seu ticket médio.
Entenda mais sobre o checkout e saiba como utilizar a tática:
Afinal, o que é checkout?
Checkout é o momento de finalização de uma compra. Seja no caixa físico ou na página de pagamento online, é quando a venda se concretiza. E se você pensa que o trabalho já está concluído quando o cliente entra na fila – ou clica no botão “finalizar compra”, está enganado. É preciso utilizar estratégias até mesmo no momento de saída. Confira algumas dicas para impulsionar vendas:
Estratégias para loja física
Ambiente aconchegante e livre de filas
Para começarmos uma boa experiência de checkout, é preciso ter um caixa organizado. Crie um ambiente aconchegante para que o seu cliente se sinta mais confortável e seguro. Espaços apertados tendem a gerar incômodos e dificultam a mobilidade, até mesmo para que os consumidores observem os produtos disponíveis em displays.
Esteja atento também ao tempo de atendimento. Se necessário, reforce a sua equipe para proporcionar um checkout mais ágil e satisfatório aos consumidores.
Relacionamento é fundamental.
E por falar em atendimento, um dos pontos essenciais do pagamento é ter uma equipe treinada para finalizar a experiência do consumidor de forma satisfatória. Gentileza, atenção e cuidado humanizam as relações e valorizam o cliente. Prepare a sua equipe para um relacionamento cuidadoso e eficaz.
Upselling: vendas por impulso
Sempre esquecemos alguma coisa quando chegamos no caixa. E se justamente este produto estiver alí, esperando pela compra? Os displays de checkout podem ser mais que um estímulo para vendas por impulso, evitando o arrependimento posterior ao pagamento. Disponibilize itens que deixam a rotina mais prática ou que tenham relação com as tendências de consumo.
Frente ao momento que estamos passando, é fundamental oferecer kits de máscaras e álcool gel, por exemplo. Ainda mais quando o produto já vem pronto para uso com embalagem higienizada, no tamanho ideal e com estampas e temas apaixonantes.
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Não esqueça de criar gatilhos de novidade, urgência e oportunidade para divulgar esses produtos em destaque através de materiais de PDV. Textos atraentes fazem toda a diferença.
Estratégias para loja online
Quando mais simples, mais eficaz
A finalização de uma compra em loja online enfrenta o grande desafio do abandono de carrinho. Se o seu formulário de cadastro for complexo, há maior chance de desistência. Opte por um checkout simplificado e objetivo, solicitando apenas as informações essenciais. Uma boa saída é ativar plugins de vinculação às redes sociais, agilizando ainda mais o preenchimento de forma automatizada.
Outra dica é manter uma tabela de confirmação ao longo de todo o processo, resumindo a compra. Assim o cliente encontra segurança de informações e segue o fluxo do pedido sem dúvidas e incertezas.
Diversifique as opções de pagamento e frete
Ofereça diferentes formas de pagamento como cartão, boleto e paypal, permitindo a combinação entre as possibilidades. Na página de checkout e na tabela de resumo, informe as opções e valores de frete.
E aí, gostou das dicas? Aplique boas práticas de checkout na sua loja e impulsione as vendas. Quer aprender mais técnicas e estratégias para o desenvolvimento do seu negócio? Acompanhe conteúdos exclusivos aqui no blog.