Sua loja já está preparada para vender mais no Natal? A data já está chegando e as movimentações de clientes em busca de compras de presentes para amigos secretos e familiares já começam a aumentar.
Em um ano de crise, muitos lojistas estão ansiosos para recuperar o que foi perdido durante o ano. O Natal é a principal data comemorativa e a que mais movimenta as vendas no varejo. Mas para que as lojas consigam vender mais nesse Natal, é preciso se planejar. E é sobre isso que nós vamos falar hoje. Então, confira nossas dicas!
9 Dicas para vender mais no Natal
Em uma data como o Natal vale a pena se empenhar, seguir nossas dicas para se destacar diante dos seus concorrentes. É importante lembrar que entre o mês de novembro e dezembro seus clientes ficam mais dispostos a comprar. Pois, é o mês em que a maioria recebe o 13° salário. 😉
1 – Treine seus vendedores
Quem não gosta de ser bem atendido? Ainda hoje encontramos muitas lojas que oferecem a seus clientes um péssimo atendimento. No natal a situação piora porque as vendedoras acabam ficando saturados pela quantidade de pessoas que frequentam as lojas. Sim, isso ainda acontece e muitas vezes você como líder pode não perceber.
A dica é: Prepare seus vendedoras para esse natal. Ofereça treinamentos de atendimento e vendas, isso irá ajudar sua loja a conquistar seus clientes e vender mais no Natal.
Hoje os clientes estão cada vez mais exigentes e um bom atendimento vai fazer total diferença para o faturamento de sua loja. Já falamos aqui em nosso blog sobre Técnicas de atendimento para vender mais, vale a pena conferir para aplicar e ensinar os seus vendedores.
2 – Fidelize seus clientes
O contato virou um cliente? Jamais o esqueça. Depois de transformar um visitante em comprador, é hora de fidelizar. Siga conversando e se relacionando para que sua loja nunca seja trocada pela concorrência. Claro, além de manter um relacionamento, para fidelizar você precisa que seus clientes se sintam satisfeitos. E satisfação vem um ótimo atendimento, loja organizada, produtos de qualidade entre outros fatores que vão influencia e muito em sua decisão de compra.
Lembre-se: clientes satisfeitos falarão bem do seu produto ou serviço, indicarão você para os amigos e certamente defenderão sua loja quando ouvirem críticas.
Aproveite e leia também: Como o cadastro de clientes pode aumentar suas vendas
3 – Programe suas compras
Natal é época em que todos os seus fornecedores estão se preparando para lançar produtos incríveis. Mas para que sua loja possa recebe-los e organizá-los para vender mais na época natalina é preciso se planejar! Então ai vai duas dicas:
– Cuide para não deixar para fazer suas compras de ultima hora
Isso pode causar o famoso efeito dominó! Pois, se sua loja atrasa com o pedido, o seu fornecedor pode estar na correria de natal e o precisa de uns dias a mais para faturar. Além disso, ainda tem a parte da transportadora, que nessas épocas os atrasos de entrega se tornam frequentes. E o risco da sua loja perder o pico sazonal de vendas se torna maior.
– Planeje suas compras com os seus fornecedores
Você já sabe quais serão os lançamentos deles e quais são as previsões de chegadas? Qual foi a média de compra que você fez com ele o ano passado? Você pretende crescer quanto este natal? Bom, se você já tem uma resposta para essas perguntas, ÓTIMO! Com base nas suas respostas você poderá programar suas compras tranquilamente. Depois, é só aguardar a chegada dos seus produtos, sem se preocupar com os atrasos! 😉
4 – WhatsApp para vender mais no Natal
O WhatsApp se tornou essencial em uma vendas e você pode aproveitar todos os seus recursos para vender mais no Natal.
Pessoas se dedicam grande parte do seu tempo para usar o aplicativo para criar grupos, conversar e principalmente para comprar e vender produtos. Devido a isso, ele se tornou uma ótima ferramenta para fidelizar clientes e ainda vender mais! Você pode utilizá-lo para enviar fotos de lançamentos e promoções para as clientes, negociar e acertar pagamento, criar ações exclusivas e muito mais.
Um dos motivos dele ter se tornado uma grande ferramenta de vendas é pelo fato das pessoas terem uma relação muito próxima com seus celulares. O imediatismo que ele proporciona é uma das principais vantagens. As pessoas checam o aplicativo diversas vezes ao dia, por isso uma venda pode ser feita em poucos minutos.
Confira: Como usar o WhatsApp para vender na minha loja de presentes
5 – Ofereça bonificações aos seus vendedores
Sim, isso vai fazer sua loja vender muito mais no natal!
Normalmente no natal, as lojas acabam abrindo mais cedo e fechando mais tarde. Por conta disso, além de fluxo de pessoas que é alto, outro fator é que muitas lojas abrem todos os dias. Com isso, os vendedores ficam mais cansados com a alta carga de trabalho. Então, para estimular e animar os seus vendedores, para que eles consigam continuar oferecendo um bom atendimento, a dica é: ofereça bonificações pelo número de vendas ou por metas diárias, semanais ou mensais. Mas claro, estipule metas reais e que podem realmente ser batidas.
Leia também: Porque a sua loja de presentes deveria ter metas de vendas
6 – Promoções de Natal
Todo cliente adora uma promoção, principalmente quando eles saem para comprar aquele presente de amigo secreto que o preço estipulado é de R$ 30,00.
Então, vamos lá!
Sobrou produtos da Black Friday que estão tomando muito espaço em seu estoque? Ou então, aquele produto fora de linha que você precisa vender urgentemente para dar espaço aos lançamentos? Aproveite para promocioná-los! Muitas vezes um produto em promoção é apenas um chamariz para o seu cliente entrar na sua loja e conhecer os seus demais produtos.
Mas tome cuidado na hora de calcular o preço que você está colocando em promoção. Tente evitar vender produtos que fiquem abaixo da sua margem de lucro para não causar prejuízos para sua loja.
Aproveite para ler: 10 Ações de Vendas para promover em sua loja no Natal
7 – Controle de estoque
Seu estoque precisa estar muito bem organizado e controlado para que sua empresa não corra o risco de não conseguir atender as demandas e pedidos do clientes, além de acabar perdendo de vista produtos que estão mal armazenados. Ou seja, prejuízo total para sua loja!
Devido a isso, é preciso ter uma boa estratégia organização, etiquetação e, principalmente, controle do que se tem em estoque e do que foi vendido.
8 – Organização dos produtos
Quem nunca entrou em uma loja e ficou todo perdido, não encontrou nada do que procurava e nem o vendedor conseguiu te ajudar? No Natal isso complica ainda mais!
As pessoas adoram pegar os produtos para ver, e isso é muito legal aumenta a experiência de compra do consumir e influencia o mesmo a comprar mais. Mas, isso acaba deixando a loja um pouco desorganizada no Natal, pois o fluxo de pessoas é muito maior e conseguir mantê-la organizada se torna uma tarefa diária. Mas um esforcinho vale a pena! Claro que nem sempre vai dar para organizar durante o dia, mas assim que sua loja fechar ou antes de abrir, vale a pena dar uma organizadinha rápida.
9 – Vitrine de Natal
Sua vitrine é que vai diferenciar sua loja das demais que estão no mesmo centro comercial ou shopping. Afinal, ela é um dos principais atrativos de clientes para sua loja vender mais no Natal. Por isso ela precisar ser muito bem elaborada para conquistar a atenção de seus consumidores, influenciando eles a entrarem na sua loja.
Aproveite e confira nossas Dicas de como montar uma Vitrine de Natal
E então, estão prontos para se preparar e vender mais no Natal? Você vai aplicar mais alguma dica que não está em nosso post? Então, compartilhe com a gente nos comentários!