Vitrine de Natal – Dicas, ideias e decoração

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Como está o seu planejamento para montar sua Vitrine de Natal esse ano? Ele já está chegando e é hora de se preparar!

Para quem trabalha com varejo, o Natal é a principal data do ano e uma grande oportunidade para recuperar suas vendas e surpreender seus clientes, não só com lançamentos e promoções, mas também com a decoração natalina que se inicia nas vitrine esse mês.

A vitrine é um chamariz de clientes, mesmo que sua loja seja na rua ou dentro de um shopping, ambos os lugares tem fluxo de pessoas a todo o momento. Com isso sua loja compete com as demais que estão no mesmo lugar ou ambiente. Ou seja, a vitrine mais trabalhada e atraente ganha não só a atenção do cliente, mas também vai despertar o desejo de compra, influenciando o mesmo a se dirigir ao interior de sua loja.

Pensando nisso, nós criamos algumas dicas para sua loja montar uma Vitrine de Natal criativa e vendedora!

Vitrine de Natal Criativa – Dicas de montagem e decoração

 

1 – Objetivo da Vitrine de Natal – Conte uma história

Quando começar a planejar e montar sua Vitrine de Natal é importante que você já tenha um conceito e objetivo bem elaborado. Pois, o espirito natalino chega nas lojas para despertar a atenção dos seus clientes e para estimular a compra dos produtos expostos através da temática que foi aplicada em sua loja. Sendo assim, é importante que sua vitrine conte uma história para seus clientes e que esteja em harmonia com os seus produtos.

Mas como fazer isso?

Bom, vamos lá! Para simplificar, vamos dar o exemplo da Vitrine de Natal da Uatt? de 2015. O tema era: “Presentes para lembrar”. Com o intuito de fortalecer a ideia de que presentes são mais do que lembrancinhas, são emocionantes e nos evocam sentimentos positivos em relação ao próximo. São algo que simbolizam o gostar de alguém, o lembrar e ser lembrado por alguma pessoa.

Vitrine de Natal Criativa - Dicas de montagem e decoração

Foto: Vitrine de Natal da Uatt? 2015

Vitrine de Natal da Uatt? 2016

Para evitar situações constrangedoras, o conceito da campanha da Uatt? para esse Natal vem para espantar os presentes sem emoção! É a “Por um natal mais legal! Presentes Criativos para espantar a mesmice”! Nessa história, a Uatt? é a heroína que salva o seu natal daquele presente mais do mesmo.

vitrine-de-natal

2 – Cores para sua Vitrine de Natal

O Natal em si, já tem sua cartela de cores que dão sentido e reconhecimento a data comemorativa, são elas:

  • Vermelho
  • Branco
  • Azul
  • Verde
  • Dourado
  • Prata

Cuidado com sua escolha, tente não exagerar muito para não confundir seus clientes, com o que é decoração e o que é produto. Não é porque todas essas cores representam o natal que você necessariamente precisa usar todas elas. Então, lembre-se que os seus produtos precisam aparecer na sua vitrine para ganhar a atenção e o desejo dos seus clientes. Uma vitrine de natal poluída visualmente pode atrapalhar nos seus resultados, então, tente escolher uma para ser a cor principal e as demais você pode aplicar nos detalhes, criando assim uma vitrine limpa, criativa e planejada.

3 – Escolhendo os Produtos

Atenção dobrada na hora de escolher os produtos para expor na sua Vitrine de Natal, não necessariamente eles precisam ter a temática de natal, afinal nesse período as pessoas procuram por produtos para si mesmo e também para presentear amigos, familiares, pessoas queridas e o famoso amigo secreto que ocorre na maioria dos colégios, universidades e empresas. Então prepare-se!

Vitrine de Natal Criativa - Produtos para expor

Vitrine de Natal Criativa - Produtos para expor

Cuidado para não poluir visualmente sua vitrine com muitos produtos, ela precisa ser bem aproveitada, mas mantenha um espaço livre entre eles. Para que  seus clientes consigam visualizar todos os seus produtos de forma mais harmônica.

Dica:  Se você tiver muitos lançamentos e promoções a dica é você trocar os produtos expostos 1 vez por semana. 😉

Leia também: Dicas do que vender no Natal! 

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4 – Exposição dos Produtos

O sucesso da sua Vitrine de Natal atrelado ao volume de vendas, vai depender muito da forma com que os seus produtos estão expostos, eles precisam estar em sintonia e combinando com sua decoração, para que os seus clientes sintam vontade e desejo de entrar na sua loja para saber mais sobre seus produtos.

Para ganhar ainda mais destaque, é ideal que você utilize suportes e acessórios para valorizar os seus produtos. Lembre-se que eles precisam estar mais em destaque do que sua vitrine, pois eles que vão aumentar suas vendas.

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5 – Iluminação

Para realçar os produtos que estão expostos em sua vitrine, nada melhor do que uma iluminação adequada para eles. Além de realçar e dar mais valor ao produto, a iluminação também é responsável por atrair a atenção dos consumidores quando usada corretamente.

Exposição--iluminação

Com o objetivo de criar uma vitrine mais atraente aos olhos dos clientes, a iluminação tem que ser aplicada com cuidado, sem deixar os produtos sobrecarregados, evitando assim uma vitrine poluída visualmente e cansativa.

6 – Decoração da sua Vitrine de Natal  | Tema

O tema vai ser o principal fator responsável pela Decoração da sua Vitrine de Natal, ele deve ser planejamento junto com os principais produtos que você selecionou para sua campanha de natal, assim você não corra o risco de planejar toda sua vitrine de Natal com um tema que não combine com os seus produtos que estão no estoque ou que vão ser lançados.

Dependendo do seu tema escolhido para a vitrine, você também poderá aproveitar para aplicar no interior da loja, para reforçar ainda mais o conceito campanha, deixando sua loja em clima natalino.  Mas cuidado para não exagerar na decoração e deixar sua loja poluída visualmente.  Uma ótima sugestão para sua loja, seria criar alguns elementos gráficos que remetam o tema da sua vitrine, como: precificadores, display, bullets e sinalizações.

7 –  Acessórios para Decorar sua Vitrine de Natal

Os acessórios chegam para dar um toque ainda mais especial para sua Vitrine de Natal! Eles são objetos complementares que ajudam para agregar valor visualmente aos seus produtos quando são bem planejados.

acessórios para decorar sua vitrine de natal

Após definir o tema da sua vitrine é hora de definir o tema da sua vitrine é hora de escolher os adereços, lembre-se que tudo isso ainda faz parte do seu planejamento, para que assim no momento da montagem tudo ocorra conforme planejado. Sua vitrine pode ter um ou mais adereços, isso será você quem vai escolher. Mas tome cuidado para que eles não chamem mais atenção do que os seus produtos.

Quem guarda têm!

Acessório para vitrines nem sempre são baratos, por isso vale a pena sempre guardar para utilizá-los em outras campanhas.

8 – Aproveite o Ponto focal da sua Vitrine

A vitrine em si é o melhor ponto focal que sua loja pode ter! Mas alguns pontos são ainda mais fortes para chamar atenção de clientes.

Os pontos focais são os principais pontos da vitrine que possuem mais destaque perante ao consumidor que está passando em frente sua loja.  São os melhores locais para expor produtos.

Independentemente do tamanho da sua vitrine, ela precisa ter um ponto focal para direcionar o olhar dos seus consumidores que passam pela rua. O ideal é que o ponto focal esteja localizado no centro da vitrine e na altura dos olhos.

Dá só um olhadinha na ilustração abaixo:

Vitrine de Natal Criativa - Dicas de montagem e decoração

Dica: Os produtos expostos nessa área devem ser pensados estrategicamente. Dê preferência para lançamentos, produtos com uma margem de lucro maior ou até mesmo para aquele produto parado no estoque que você deseja escoar.

Se você trabalha com varejo é importante que você comece a planejar e montar sua vitrine de natal o quanto antes. Então, use criatividade, siga nossas dicas e mãos à obra!

Bom planejamento e boas vendas 😉

Manual de Contratar um bom Vendedor