10 Dicas de Como se preparar para a Black Friday
Como se preparar para o Black Friday

10 Dicas de Como se preparar para a Black Friday

Um pouco antes do Natal vem a Black Friday para movimentar as vendas no varejo! Afinal, com os seus descontos agressivos, essa data vem ganhando cada vez mais força no Brasil.

O que é a Black Friday

Para quem ainda não sabe, o termo Black Friday, conhecido também como sexta-feira negra, foi criado na Filadélfia na década de 60. É uma data que acontece todo ano na 4° sexta-feira de novembro, após o feriado de ações de graças. Nos Estados Unidos, já é considerado uma das principais datas que mais vendem no país, dá para acreditar?

E aqui no Brasil também já podemos considerar que essa é uma das melhores datas do varejo. Com isso, a Black Friday se tornou uma ótima data para vender mais e também uma boa oportunidade para sua loja limpar o estoque para a entrada dos lançamentos de Natal.

E em uma data como essa não dá para ficar de fora né? Então, vamos as nossas dicas de Como se preparar para a Black Friday.

10 Dicas de Como se preparar para a Black Friday

Este é um período em que os consumidores estão procurando muitas promoções para pechincharem!

Mas, mais do que oferecer grandes promoções para os seus clientes, é preciso se preparar para que tudo ocorra conforme o planejado. Pensando nisso, separamos aqui alguns pontos importantes que você não pode esquecer para esse Black Friday. Então, confira!

1 – Crie promoções reais na Black Friday

Crie promoções verdadeiras para realmente atrair os seus consumidores no período da Black Friday.

Tome muito cuidado com as propagandas enganosas, o conhecido “pela metade do dobro do preço ou black fraude”. Temos certeza que sua loja não quer ser lembrada por esses termos né? Afinal, a cada ano que passa, o Procon e os próprios consumidores estão de olho nessas lojas que enganam seus clientes.

2 – Divulgue as promoções para os seus clientes

Seus clientes já sabem que sua loja vai participar esse ano da Black Friday?

Então, crie ações de divulgações em redes sociais, whatsapp, e-mail marketing e folhetos promocionais.

Como já falamos aqui, sua vitrine também é um ótimo lugar para você divulgar os produtos do black friday e a porcentagem máxima de desconto que sua loja está trabalhando.

Por exemplo, produtos com até 80% OFF, sempre coloque o “ATÉ” para não parecer que todos os seus produtos estão com esse desconto.

Aproveite para ler nossas dicas de Como usar o WhatsApp para vender mais!

3 – Estoque

Faça uma análise o quanto antes em seu estoque. Ou seja, confira os produtos que estão fora de linha, produtos que podem ser promocionados e principalmente os que estão em liquidação. Além disso, é importante analisar a quantidade de estoque de cada um deles para sua loja não perder o controle de vendas no dia do Black Friday. Mas, lembre-se que são 24h ou uma semana de promoções para a sua loja aproveitar e vender muito!

Em lojas virtuais a atenção com a quantidade de produtos em estoque tem que ser redobrada na Black Friday. Por isso, vale alguns cuidados como:

  • Cuide para não vender produtos que já acabaram
  • Se um cliente optou por boleto
  • Separe o produto para ele até o vencimento
  • Tenha um controle preciso do seu estoque

E se sobrar estoque, o que fazer?

Não se preocupe! Como após o Black Friday começam as compras de Natal, sua loja pode montar um espaço de produtos com descontos para direcionar os clientes que estão querendo economizar nas compras de presentes para amigo secreto, que dificilmente comprarão algum produto acima de R$ 30,00 ou até mesmo para quem procura uma lembrancinha de Natal.

Aproveite e Baixe Grátis: Planilha de controle de estoque para sua loja (Curva ABC)

4 – Preço X Lucratividade

Análise os descontos máximos que você pode dar em seus produtos, pois sua loja não pode correr o risco de ter mais prejuízos do que lucros na Black Friday. Por exemplo, isso pode ocorrer quando produtos são vendidos abaixo na margem. Ou seja, se você pagou no custo do produto 10 reais, você deve tomar um cuidado ao promocionar o mesmo por um valor menor, o que será considerado talvez como um prejuízo. Claro, que isso pode ter algumas exceções. Por exemplo, se você estiver com o produto parado muito tempo no estoque, que acaba se tornando um prejuízo, você pode colocar um preço abaixo da sua margem, apenas para limpar o estoque e assim dar espaço aos lançamentos de Natal.

5 – Vitrine Black Friday

A vitrine vai ter um papel super importante na Black Friday. Afinal, ela é um ótimo atrativo de clientes, mesmo que sua loja seja na rua ou dentro de um shopping, ambos os lugares tem fluxo de pessoas a todo o momento. Por isso, quanto mais trabalha e com descontos ela tiver, mais vendas serão realizadas. Isso porque quando um cliente passa em frente a loja, sua vitrine vai ter poucos segundos para chamar a atenção e fazê-lo decidir se entra ou não em sua loja. Portanto, sua vitrine de Black tem que ter uma atenção ainda mais especial!

6 – Promocione os produtos mais vendidos

Essa é uma ótima ação para você realmente surpreender os seus clientes e ainda vender mais nesta Black Friday. Mas para que mesmo assim sua loja saia no lucro, vale a pena consultar os seus fornecedores de produtos para analisar se eles estão com preços diferenciados para lojistas. 

7 – Decore sua loja para a Black Friday

Que tal deixar toda sua loja em clima de black friday? Ou talvez um espaço especifico com os produtos que realmente estão com descontos?

Enfim, essa sinalização no interior da sua loja vai orientar os seus clientes diretamente para os produtos que estão na promoção.

Mas como fazer essa sinalização em minha loja? Bom, vamos as nossas dicas! 😉

– Precificadores

Sinalize seus produtos com precificadores especiais para a Black Friday. Coloque o famoso “DE: R$ XX,xx POR: R$ X, isso vai colaborar com a decisão de compra dos seus clientes. Desta forma, ficará mais claro quais são os preços reais e com o desconto da Black Friday.

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– Adesivo ou banner na Vitrine de Black Friday

Como já falamos acima, sua vitrine tem o grande poder de chamar a atenção de quem passa em frente sua loja! Por isso, um adesivo ou banner com o tema da Black Friday na sua vitrine vai deixar ela linda e também vai ajudar a trazer mais clientes para sua loja!

Como se preparar para o Black Friday

– Balões

Balões são sempre um grande atrativo de clientes, eles simbolizam promoções e ações e vendas especiais!

Como se preparar para o Black Friday

Decore sua Loja Virtual na Black Friday!

Deixe sua loja em clima da Black Friday. Portanto, prepare os banners principais (imagem destaque) da sua loja com os melhores descontos e produtos que você tiver disponíveis.

8 – E-mail Marketing

Se você tem o e-mail dos seus clientes cadastrados, uma boa ação seria sua loja disparar um e-mail marketing uma semana antes da Black Friday avisando os seus clientes que sua loja vai ter produtos com descontos incríveis! Isso vai deixá-los mais atentos e aguardando o momento em que os descontos forem para o ar. Então, aproveite para avisá-los assim que sua campanha da Black Friday já estiver no ar, mande outro e-mail avisando!  😉

Se sua loja ainda não tem uma ferramenta para disparos de e-mail marketing em massa, você pode utilizar o Mail Chimp, ele é gratuito até 2.000 contatos.

Leia também:  Como o cadastro de clientes pode aumentar suas vendas

9 – Redes sociais

Podemos dizer que a probabilidade de quase todos os seus clientes estarem presentes nas redes sociais é MUITO ALTA! Portanto, aproveitar ela para divulgar sua campanha de Black Friday pode ajudar sua loja a vender muito mais!

Então, aproveite para conferir nossas dicas de Como usar as redes sociais para vender mais!

10 – Prepare sua equipe de atendimento

Na Black Friday é comum o número de pedidos de atendimento aumentarem. Porém, se sua loja não estiver preparada para atender o seus clientes com dúvidas, sugestões e até reclamações, você pode para no site no Procon ou no Reclame Aqui, um site onde os consumidores postam suas insatisfações com as lojas virtuais.

O seu atendimento pode determinar o sucesso da sua loja tanto na Black Friday, quando em todos os outros dias do ano. Então, prepare sua equipe para proporcionar sempre o melhor atendimento para os seus clientes. Isso inclui a transparecia nas informações.

 Concluindo!

Enfim, independente se sua empresa vai fazer 24h de promoções ou uma semana, esse planejamento se faz necessário para ter bons resultados nas suas vendas.

Esperamos ter colaborado com o seu conhecimento e se você ainda tiver dúvidas, pode deixar nós comentários. Vamos ter o prazer de te responder!

Abraços e boas vendas 😉

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