Você já ouviu ou leu esta palavra antes? Faz ideia de como tornar sua loja instagramável?
A palavra é um pouco diferente mas com certeza você vê momentos instagramáveis com muita frequência. Afinal, a sociedade atual criou o hábito de transformar sua vida em um espetáculo, principalmente nas redes sociais. Não é a toa que na timeline do seu instagram passam diversas publicações de pratos de comida gourmet muito bem elaborados, roteiros turísticos paradisíacos, produtos e presentes com design inovador e da Copa do Mundo, é claro.
Deste modo, locais cotidianos como bares, hotéis, lojas, museus e até mesmo cidades vêm se reinventando, já que agora o consumidor está muito mais preocupado com a experiência que terá e, principalmente, poderá compartilhar. Isso vem acontecendo há algum tempo e virou tendência no varejo em 2018.
O que é uma loja instagramável?
Ter um ambiente instagramável, ou seja, um local que possa proporcionar boas imagens para o Instagram, com design impecável, ousado, bem iluminado e com cores pensadas para que a foto fique perfeita, faz toda diferença para o sucesso da sua loja e tenho certeza que você não vai querer ficar de fora dessa!
O Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo aproximadamente 50 milhões de brasileiros, e certamente seu público-alvo está presente nesta que é a terceira maior Rede Social do mundo. Portanto, tornar o ambiente da sua loja instagramável, com cantinhos especiais que seguem as tendências de decoração, onde a interação com o público gera uma experiência prazerosa, e o faz sentir diferente e único e que ficam lindos em foto, vai ajudar a fazer com que o seu cliente sinta-se confortável para compartilhar sua experiência com seus amigos e vire um defensor da sua marca, aquele cliente engajado, que interage nas redes sociais, compartilham suas publicações, e defende, indica e promove o seu negócio para os seus seguidores.
Enfim, agora que você sabe um pouco mais sobre esta tendência, que tal algumas dicas sobre como atrair seu público-alvo para a sua loja e fazer com que estes momentos se transformem em fotos, curtidas e compartilhamentos? Então, vamos lá:
1 – Criar eventos
Promover momentos especiais nas lojas pode ajudar a atrair clientes (usuários do Instagram) que encontram nestes eventos uma oportunidade para partilhar a sua experiência com a loja com seus seguidores;
2 – Adicionar componentes dinâmicos
Uma cafeteria, por exemplo, não precisa necessariamente ser apenas um local onde se serve café. Pode ser também um local para presentes criativos, tornando o espaço mais dinâmico;
3 – Utilizar produtos criativos como os da Uatt?
Produtos com significado para o consumidor, com atitude e que trazem emoção. Hoje, muitos consumidores escolhem os produtos com o design mais inovador pensando no que vai compartilhar em suas redes sociais. Temos alguns exemplos sobre a nossa uattmosfera instagramável no post “Branding: Por que sua loja deve fazer?”;
4 – Ambiente bem iluminado
Um dos elementos fundamentais para uma boa fotografia é a luz. Foque em construir ambientes com claridade suficiente para assegurar que é possível fotografar no seu PDV;
5 – Foque na experiência do consumidor
O conforto é a bola da vez, o bem-estar do consumidor tem de vir em primeiro lugar. Será que os produtos estão bem expostos, os itens estão acessíveis? Pensar como cliente e não como dono do negócio nos ajuda a ver deficiências do visual da nossa loja e pode ser uma ótima fonte de insights para você melhorar o layout da sua loja.
Quer saber mais sobre o uso das Redes Sociais em sua loja? Baixe nosso infográfico: Venda mais com suas Redes Sociais.